quinta-feira, 12 de março de 2020

O PIOR CEGO É AQULE QUE NÃO QUER VER!

                                                                               Antonio Nunes de Souza*

A sabedoria popular diz: “O pior cego é aquele que não quer ver”. E na verdade, é o adágio que reflete quanto o povo aprendeu no decorrer do tempo.

Muitas vezes passamos horas e horas mostrando as vantagens e as desvantagens para que alguém aceite ou faça algo que somente lhe trará benefícios, mas, infelizmente, sempre é difícil colocar algo na cabeça de quem não tem (naquele momento) a capacidade de discernir o bem do mal ou ver claramente aquilo que será melhor para ela.

Na maioria das vezes, levam em consideração pequenos e fúteis prazeres, como se esses fossem as coisas mais importantes da vida, não tendo a inteligência ou visão para perceber enquanto é tempo, que os valores de determinadas atitudes são banais e os prazeres são efêmeros. E, quando menos se espera, desaparecem deixando marcas e cicatrizes que nunca mais são esquecidas ou apagadas.

Talvez isso faça parte do nosso ciclo de vida, pois, lembro-me perfeitamente da minha juventude, ocasião que também fiz coisas ridículas e sem sentido, imaginando que estava completamente certo e seriam importantes e fundamentais para mim. Obviamente, paguei caro na maioria das vezes por não ter raciocinado e refletido o bastante antes de entregar-me a certas situações. Posso dizer com segurança, que faltou ao meu lado alguém experiente que me auxiliasse, orientando-me nestas horas de precipitações e escolhas erradas. Lamentavelmente, não contei com as pessoas certas nas horas de incertezas e dúvidas. Não digo que seguiria todas  recomendações, mas, provavelmente, aprovaria a maioria baseando-me na experiência dos meus conselheiros e, pelo menos, faria reflexões antes de agir. Creio que teria sido mais bem sucedido e lucrado mais.

Logicamente, ninguém gosta de encarar sua realidade baseando-se nas experiências alheias. Todos nós pensamos que estamos certos quando tomamos nossas decisões, mesmo que estas possam parecer absurdas aos olhos de todos. E, infelizmente, muitas vezes pagamos caro por ouvir apenas nossa consciência e a cegueira dos nossos impulsos.

Na verdade tudo isso faz parte da dinâmica da vida, uma vez que, se formos também nos bitolar seguindo opiniões e normas ditadas pelos mais experientes, passaremos a viver numa eterna rotina e deixaremos de descobrir muitas coisas boas e maravilhosas, como também, algumas bastante desagradáveis graças ao nosso espírito aventureiro. Contudo é muito importante que você tenha condições psíquicas e financeiras para arcar com os desastrosos resultados das suas opções. E, se isso ocorrer,  agradeça a Deus e tire proveito dos erros como mais uma lição de vida.

 *Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com                       

Nenhum comentário: