sexta-feira, 19 de julho de 2019

CAPITANIAS HEREDITÁRIAS!

Antonio Nunes de Souza*

Embora eu seja historiador, não é necessário que alguém seja também, para saber que o rei de Portugal dividiu o Brasil em áreas distintas, dando para os fidalgos portugueses, com todos os direitos de posse, e que seriam capitanias hereditárias!
Talvez por essa atitude real durante nossa colonização, esse maldito ato passou a ser uma dinâmica normal dentro do nosso país, principalmente, na área política!
Já estamos todos cansados de ver os filhos dos prefeitos, deputados, senadores e presidentes que, com as ajudas normais e interesseiras dos seus pais, galgarem posições de destaques, não só de primeiros escalões, como se elegerem em altos cargos políticos.
Esse hábito terrível de oportunismo, por mais que não seja justo em várias ocasiões, nosso querido povo, na sua falta de instrução escolar, aliados aos homens interessados em benefícios próprios, votam tranquilamente, elegendo os “filhotes de papais”!

E, a cada dia que passa, escandalosamente, estamos vendo certas atitudes bastante condenatórias que, mesmo o povo e a lei não estejam concordando, o presidente Bolsonaro luta com unhas e dentes para colocar o seu filho no cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. A ganância de poderes é tanta que, mesmo já tendo elegidos seus três filhos, e o indicado já ser senador, deseja mais essa representatividade internacional!
Temos que lamentar essa incoerência política, numa demonstração clara de nepotismo, dando um evidente desejo de poderes acima da democracia. Basta termos que aturar os “Juniors” nas prefeituras, câmaras e senado, que, na maioria das vezes, são verdadeiras decepções. A história prova isso, se formos pesquisar os últimos cinquenta anos!
Mais uma vez tenho que falar do desprezo com a educação, que, infelizmente, é a grande causa de votações descabidas, induzidas pelas mídias e pelas solicitações de patrões, que se beneficiarão com os resultados. Curioso é que esse comportamento existe até nas menores cidades. Talvez até, seja onde mais existe.
Vamos, coerentemente, terminar esse hábito nocivo, fazendo reflexões na hora das escolhas, para que possamos nos libertar desses abutres políticos!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: