sexta-feira, 13 de abril de 2018

CURIOSAS SUPERSTIÇÕES!

Antonio Nunes de Souza*

O ser humano, creio que desde o seu aparecimento no Paraíso, ou sua transformação de antigos símios como disse Darwin, provavelmente tem e carregam crenças sobre uma série de coisas que, graças a Deus, são, consistentemente, sem sentidos e sem maiores prejuízos!
Claro que, mesmo não carregando a pecha prejudicial diretamente, não deixa de causar transtornos para aqueles que creem literalmente nos seus efeitos, principalmente, quando trata-se efeitos negativos!

Esse meu preambulo foi para falar de uma superstição bastante respeitada, resguardada e, cuidadosamente olhada, que são as “sextas-feiras 13”!
Geralmente são encaradas como perigosas, carregadas de azares pecaminosos, atrapalhações nos planos, projetos, negócios e, logicamente, nas amizades e amores também!
Os mais fanáticos, ou fracos de personalidades, jamais fazem qualquer coisa de importante nessas datas, que geralmente estão presente em algumas ocasiões durante o calendário anual. Sendo que, se for no mês de agosto, para os supersticiosos, trata-se de um dia “perigosíssimo para qualquer atividade”, principalmente para viagens aéreas ou terrestres que são as mais comuns!

Infelizmente não sei a origem dessa superstição e nem de outras existentes, mas, como ser humano que sou, acompanho o respeito por essa data “fatídica”, misteriosamente azarenta!
Nada nos custa respeitar as crenças existentes tendo-se cautelas. Pois, se algo acontecer de errado, rigorosamente, a culpa foi da pobre data com fama de maligna. E, para evitar que isso aconteça, não custa nada deixar as coisas que nos são importantes para o dia seguinte, não dando chances de “azares” aos nossos interesses em todas as vertentes!

Com sinceridade, estou escrevendo essa crônica com todo cuidado, para que seja bem entendida, clara e cheia de lógicas, bastante preocupado com medo de estar sendo medíocre, sobre uma superstição tão respeitada e cultuada, por todos os brasileiros! Digo brasileiros por que desconheço se essa data também é execrada em outras fronteiras.

Se a sua significação é verídica ou não, nada custa deixar para amanhã as decisões que deveriam ser tomadas hoje. “Precaução e canja de galinha nunca faz mal a ninguém”!

Desejo que hoje seja um dia lindo para todos e que, se fizerem algo de especial, essa terrível data esteja dormindo e que nada aconteça no sentido contrário!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: