sábado, 1 de abril de 2017

Mentira tem seu dia!

Antonio Nunes de Souza*

Com a introdução das pegadinhas, comumente usadas nas rádios e televisões, praticamente acabaram com o divertido e agradável “primeiro de abril”!
Tradicionalmente conhecido como o “Dia da Mentira”, não sei nem se esse é um costume em outros países, mas, presumo que sim, pois, nós brasileiros passamos séculos copiando hábitos, costumes e tradições de nossos países colonizadores, porém, muito acentuadas as tradições americanas do norte, mesmo que não tenham participado, efetivamente, da nossa propriamente dita colonização!
A tradição das brincadeiras do dia primeiro de abril, foi destruída e esquecida de tal forma que, a maioria da juventude nem sabe da sua existência. E, aqueles que, graciosamente, querem reviver, são considerados, idiotas, retrógrados, saudosistas tolos, etc. E assim sendo, preferem ficar calados, apenas rememorando as divertidas brincadeiras, os sustos pregados e as grandes gargalhadas pelos efeitos causados!

Para compensar ao esquecido povo brasileiro da perda dessa comemoração, temos tido a oportunidade de ver “ao vivo e a cores” as prisões e detenções, além das destituições de cargos, dos grandes corruptos da política nacional e, como se fosse uma brincadeira de “primeiro de abril”, serem soltos pelas nossas leis obsoletas e arcaicas!
Uma pena termos perdido essa pura e inocente brincadeira. Mas, é como dizem os jovens: É o progresso!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – Blog Vida louca – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: