segunda-feira, 3 de abril de 2017

Pobres de espíritos!


Antonio Nunes de Souza!

Essas pessoas sempre existiram, porém em uma escala bem menor e eram cognominados de “fechados” e poucos risos. Pois, no passado, era muito comum o uso do adágio: “Muito riso é sinal de pouco ciso!”, que somente vim a entender o que seria pouco ciso bem depois, que era com relação ao nosso dente ciso que desponta sempre depois dos dezoito anos, e era chamado o dente do juízo. Sendo assim, somente quando nascia o ciso, tinha-se juízo! Logicamente, mais uma sabedoria popular, uma vez que conheço centenas, com a boca cheia de dente ciso e são verdadeiros porraloucas, totalmente desajuizados! Tem mais exceções que a regra!
Com os problemas atinentes as nossas modernidades e os progressos que chegam rapidamente, as cabeças das pessoas ficam cheias de novas informações, muitas vezes complexas e difíceis de serem assimiladas, ou postas em pratica, deixando-as nervosas, com pavios curtos e, consequentemente, com espíritos arredios ou fechados, como é o esperado!

Em virtude de tudo isso, temos, não só de ser tolerantes, como também reconhecer que, essas pessoas atingidas no grau de falta de espírito, sejam olhadas com mais carinho, sem que, grosseiramente, condenemos suas posturas!

Para mim que sou bastante espirituoso, brincalhão e, algumas vezes debochado, passei a ter cuidados especiais para fazer minhas leves pilhérias e brincadeiras, procurando sempre, estudar antes o espírito e humor do interlocutor! Felizmente, já consigo fazer isso em grande parte dos meus contatos. Estou melhorando meu espírito esportivo e, ao mesmo tempo, catequizando os “fechados” para entrar em meu time, através de crônicas divertidas e alegres!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de letras – AGRAL – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: