quinta-feira, 13 de abril de 2017

Semana Santa ou Feriadão?

Antonio Nunes de Souza*

Posso afirmar com segurança que não sou saudosista fanático e, muito menos, barata de sacristia! Sou sim, um observador de hábitos e costumes, tradições e comemorações!
Depois que você vivencia por quase um século os eventos ligados as religiosidade e feriados nacionais, é claro e óbvio que perceba suas manifestações e mudanças comportamentais, inclusive os valores que passam a ter, ou passaram ter, com o passar do tempo!
Não sei se podemos considerar essas mudanças radicais ao progresso, desleixos, egoísmos, ou falta de consciência religiosa, patriotismo, ou até mesmo “cagando e andando como a cavalaria de sete de setembro nas paradas”, pouco ligando para os acontecimentos!

Vou procurar sintetizar ao máximo as razões das minhas observações, pois, são tão claras e evidentes, que não se fazem necessárias muitas explicações, ou maiores detalhes. Uma vez que, tudo foi, com o tempo, transformado, simplesmente, para “feriadão”. O evento que “foda-se”, pois, o importante é que não haverá trabalho, pode-se ir para praia, viajar para visitar parentes, fazer turismo, farras homéricas, festas profanas e afrodisíacas!

Quer sejam dias religiosos como a Semana Santa, Natal, S. João, S. Pedro, Padroeira ou padroeiro da cidade, Independência do Brasil, Proclamação da República, Tiradentes e outros, todos esses foram completamente beneficiados e batizados com o lindo e apreciado nome de “Feriadão”. E são tantos, que até o dia do “descobrimento do Brasil” passou a ser fichinha, já que nem se comemora nada e o povo nem se lembra! Então...não sendo feriado, nem ligam para uma data tão importante, que passou a ser um dia comum! 

A triste verdade é que, tudo passou a ser completamente folgas trabalhistas, mais para comemorar os eventos, apenas curtir nas baladas, praias e shows suntuosos com muitas músicas, bebidas e requebrados de bundas!

Será que essa transformação é mundial, ou mais um privilégio tupiniquim, que em breve estaremos exportando?

*Escritor –Membro da academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: