sexta-feira, 8 de julho de 2011

Vovô me socorra!

                                                                                                   Antonio Nunes de Souza*

Hoje eu não estava com nenhuma inspiração para escrever e, para não passar o dia em branco, tive a idéia de pedir ao meu avô para escrever um comentário sobre os políticos brasileiros.
-Você está maluco, meu netinho! (mesmo com idade que tenho, ele ainda me chama de netinho). Eu estou com um problema sério de Mal de Alzheimer que, quando estou falando ou escrevendo, me esqueço de algumas palavras e não consigo lembrá-las de jeito nenhum. E isso vai atrapalhar bastante e as frases vão ficar sem sentido.
-Vamos fazer o seguinte: o senhor vai escrevendo e quando não se lembrar de uma ou outra palavra, vá deixando os espaços e os leitores, pelo sentido das frases, vão complementando. Será uma crônica totalmente inovadora com a participação do criador e das criaturas.
-Sei não, menino! Mas, como você está insistindo, vou tentar esse desafio.
Saí para dar uma volta, tomar um cafezinho no Bar Tabocas, ver a cidade de perto junto ao povo, retornando meio dia para o almoço e cobrar de meu vovozinho o que havia pedido, preocupado dele ter esquecido em função da doença, já que deveria, as 14h00min, enviar a crônica para o jornal.
-Oi vovô!  Fez o que lhe pedi?
-O que foi que você pediu meu filho?
Tomei logo um susto imaginando que ele não tinha feito nada e falei: Minha crônica, vô! Você escreveu?
-Escrevi, mas, como lhe disse, tive vários lapsos de memória e, para não parar no meio, fui continuando e deixando os espaços para serem completados pelos espertos e jovens leitores. Não sei se vão entender!
Peguei o papel escrito a mão, agradeci e comecei a ler:

Conheça os políticos brasileiros!

Estando com mais de noventa anos, posso dizer de cátedra que, desde que me entendo, os políticos pertencem a uma raça de filhos......................! Sempre se apresentam com caras de santinhos nas épocas das eleições dizendo que vão lutar pelo povo, e na verdade o que querem mesmo é................. e acabar de.................. os pobres eleitores.
O povo, mesmo sempre se....................., continuam acreditando nesses.................., na esperança de um dia acertar e encontrar um realmente decente e solidário. Esta é, sem dúvida, a profissão que tem mais..................no mundo.
Além de.........................o patrimônio público eles conseguem manipular  a......................de tal forma, que nunca são punidos. E, por conta disso, cada dia eles .................. mais e tornam-se mais ricos.
O pior de tudo é que em todas as eleições, nós prometemos que não vamos mais votar em ..................nenhum, mas aparece sempre um com uma conversa bonita, e nós, com a cara de santa............, tentamos novamente e nos ...................outra vez.
A verdade é que profissão deveria ser a mais respeitada no mundo, pois são pessoas que deixam seus afazeres particulares para cuidar do país. Mas, quando chegam ao poder eles querem é que o povo se.............. e vão tapeando com umas obras de ................, para crescerem cada vez mais ou conservarem sua posições.
Todos os dias eu vejo nos noticiários uma série desses animais em processo de extinção. Porém, jamais conseguirão extinguir essa raça de filhos...............!
Quero deixar claro que existe uma micro minoria de exceção, mas, muito insignificante para mudar esse peculiar comportamento. Precisaríamos trabalhar muito e já estou velho pra.............. para isso.

Li a crônica de vovô e, como tinha combinado, enviei para o jornal para que cada um complementasse como achasse melhor, já que a fraca memória do velhinho não encontrou algumas palavras essenciais para dar sentido ao texto.

*Escritor (Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com – antoniomanteiga.blogspot.com)

Nenhum comentário: