sexta-feira, 30 de março de 2018

COMEMORAÇÕES SIMiLARES!

Antonio Nunes de Souza*

Estamos hoje em plena sexta-feira Santa, cultuando a morte de Jesus Cristo e, nos dias 25 de dezembro, comemoramos o nascimento do filho de Deus. O curioso e interessante é que, nas duas situações, os comportamentos são de uma semelhança incrível, já que em ambas datas todos se locupletam de refeições nababescas, vinhos, frutas, cantorias, danças, rezas e algumas partes meio profanas como um complemento das nossas festas na terra!

Essa minha observação tem certo sentido, principalmente em função de serem dois acontecimentos distintos, sendo um de nascimento, que na verdade merece uma alegria total e muitas festividades. Entretanto, na sexta feira da paixão, onde temos a tristeza de relembrar os sofrimentos repugnantes, castigos severos e uma morte através de crucificamento, seria mais correto e justo, que fosse um dia de rezas, reflexões, leituras bíblicas, visitas as igrejas e, logicamente, ter suas refeições normais sem que deixassem transparecer, como se fosse uma festa e sim um sentimento profundo!

Essa festança toda, por justa razão, deveria ser no dia da ressureição de Cristo, pois, nesse dia, ele volta para casa do seu Pai. Acontecimento que prova a sua Santidade e a nossa alegria de Vê-lo subir ao céu!

Pelo peso da minha idade, posso dizer que, com alegria e satisfação comemorei muitas dezenas de Natais e, como também, fiquei em silencio orando em alguns momentos do dia, as emissoras de rádios saiam do ar, ou apenas tocavam músicas clássicas, (sem nenhuma propaganda), acompanhei muito as procissões do Senhor morto, todos cabisbaixos e fazendo suas benditas orações e, como hábito e costume milenar, comia meu peixinho frito ou de escabeche!

Creio que seria interessante se fazer uma reflexão e, com justiça, voltar aos hábitos passados, diferenciar os eventos, mostrar maior religiosidade e respeitar mais o Nosso Senhor Jesus Cristo!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga-blogspot.com





Nenhum comentário: