sábado, 3 de março de 2018

NOITE DE ANGÚSTIA!

Antonio Nunes de Souza*

Passavam alguns minutos da meia noite, tempo chuvoso, frieza e silêncio, além do ambiente estar preenchido com dois caixões de qualidade, que dentro deles estava Romeu e sua ex esposa Graça. Na vigília noturna da sentinela, naquela hora somente eu, e em minha frente, sentados tristes e chorando, Osvaldo e Marina, pais de Graça, menina criada com todos os cuidados e carinhos possíveis, casou-se com Romeu e, com o tempo, ele começou a beber e maltrata-la!
Esse foi o elo da separação do casal. Porém, Romeu não se conformava e, algumas vezes, estando bêbado, foi até a casa de Graça e mesmo da rua, ficava xingando e ameaçando para que ela voltasse atrás e novamente fossem morar juntos. Ela, irredutível e decidida, não queria vê-lo de forma alguma, sendo inclusive uma felicidade não terem tido filhos durante os quatro anos de casados.
Todos os amigos e a vizinhança já tinham ido para suas casas, provavelmente para voltarem na manhã seguinte, restando como vigília fúnebre, eu e o casal. Eles por serem pais da moça e eu, lamentavelmente, por ser pai de Romeu e, como fomos criados como irmão e amigos inseparáveis, não foi difícil convencê-lo de fazermos o enterro juntos, já que não tínhamos culpas e não desejávamos que nossa amizade fosse abalada!
Essa explicação estou dando como esclarecimento em função da ocorrência das mortes, terem sido pelo Romeu inconformado, bêbado sacou uma arma e matou Graça, suicidando em seguida!
Pelo nosso conceito social, eu médico da Santa Casa e Thales diretor do melhor colégio da cidade, esse fato causou um burburinho vexatório em toda comunidade! Estava sozinho, pois, minha mulher ficara em casa aos prantos e tomando remédios para controlar sua pressão e as angustiantes emoções!

Infelizmente, esse sistema podre que, implantado, controla os vícios de todas as droga, principalmente o álcool que é liberado, sendo tão perigoso como as demais drogas, víamos em Romeu, mais uma vítima do que um criminoso bestial, muito embora, sendo um jovem advogado, deveria saber que, sem dúvidas, a bebida leva a atitudes perigosas, criminosas e vergonhosas!

É lamentável a propaganda monstruosa em todas formas de mídias, como se fosse algo super importante para a saúde das pessoas. Os governos (aqui e lá fora), consentes em função dos altos impostos cobrados, sem a preocupação com o povo, que já, comprovadamente, existe uma gama enorme de crianças de 12 e 13 anos já viciadas no álcool e no cigarro também. Este último, ainda bem que somente faz mal ao próprio fumante!

Bom será que cada um de nós estejamos preocupados com a infância e a juventude, orientando e exemplificando sobre os malefícios, para que, com o tempo, esses terríveis males seja debelados, ou pelo menos diminuídos!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-aGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: