sábado, 13 de março de 2021

QUEM TEM TEM MEDO!

 

Antonio Nunes de Souza*

Esse jargão, mais que popular, cabe como uma luva na situação atual da nossa confusa política brasileira!

Já é público e notório que nesses últimos dias, para embolar mais o meio de campo, ou quem sabe, o campo todo, a liberdade de Lula que passou a ser elegível, criou um verdadeiro “samba do criolo doido” no panorama político nacional,  com o número de pretendentes a cadeira principal do palácio de Brasília!

Deve-se a isso, não exatamente pela presença do petista, pois, devemos considerar que o número de pretendentes com possibilidades é expressivo, mesmo que contaremos, como sempre, com um número grande de candidatos. Bem diferente das vezes anteriores que, tranquilamente, sabíamos de antemão os dois que realmente tinham possibilidades de ser eleito!

As cogitações atuais apontam em primeiro lugar o Jair Bolsonaro que, desde que tomou posse, declarou sua intenção de ser reeleito e, se bobearem, ser um ditador por uma grande temporada. Digo em primeiro lugar não pela preferência popular, simplesmente por estar com a cadeira nas mãos. Se bem que, sua cadeira já está com umas duas pernas quebradas e as outras bem bambas. E, logicamente, ele está tremendo nas bases, completamente amedrontado, com a possível e provável disputa com Luis Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Luciano Huck e João Dórea, além de outra, ou outra, que surja no andar da carruagem!

Todos esses tem fortes apoios partidários que, consequentemente, angariaram bastante votos, provocando uma pulverização grande que, por certo, se prejudicarão entre si, terminando, quem sabe, num resultado completamente inesperado nas urnas eletrônicas, ou não!

Inegavelmente, não podemos nem devemos desprezar a votação fanatizada de Bolsonaro e de Lula, provavelmente, encabeçarão os mais possíveis e prováveis. Entretanto, temos que respeitar as qualificações do Ciro Gomes, seu currículo invejável e sem nenhuma mácula, sendo que, incrivelmente, o povo não liga para esses detalhes bastante importantes!

Já o João Dórea que está pagando todos os seus pecados, para controlar a endemia na maior estado em economia do país, de qualquer forma tem uma boa fatia de votos, não só em seu estado, como também nacionalmente com os apoios partidários!

Resta o Luciano Huck que, enganosamente, pensa que governar um país é o mesmo que animar um caldeirão de variedades! Dentre os quatro, claramente, é o mais fraco em condições administrativa e experiência política, porém, vai, provavelmente, contar com a força da mídia da globo, seus e suas macacas de auditório, os idiotas que votam em Tiririca, jogadores de futebol, cantores, etc., como também a força do partido que se filiar. Por enquanto está namorando com o DEM de ACM Neto! Não podemos desprezar a possibilidade de sermos surpreendidos com mais uma tragédia e desgosto!

Com todas essas possibilidades, obviamente, será difícil para Bolsonaro concretizar o seu desejo, mesmo contando com um monte de militares reformados e alguns da ativa, que ele está, diariamente, nomeando para cargos expressivos no país, sempre acreditando que terá o apoio das forças armadas para concretizar o seu sonho que, para o povo, é um pesadelo. Com toda certeza, ele tem e está com medo!

 

*Escritor-Historiador-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-anto0niomanteiga.blogspot.com

 

Nenhum comentário: