sexta-feira, 30 de março de 2018

COMEMORAÇÕES SIMiLARES!

Antonio Nunes de Souza*

Estamos hoje em plena sexta-feira Santa, cultuando a morte de Jesus Cristo e, nos dias 25 de dezembro, comemoramos o nascimento do filho de Deus. O curioso e interessante é que, nas duas situações, os comportamentos são de uma semelhança incrível, já que em ambas datas todos se locupletam de refeições nababescas, vinhos, frutas, cantorias, danças, rezas e algumas partes meio profanas como um complemento das nossas festas na terra!

Essa minha observação tem certo sentido, principalmente em função de serem dois acontecimentos distintos, sendo um de nascimento, que na verdade merece uma alegria total e muitas festividades. Entretanto, na sexta feira da paixão, onde temos a tristeza de relembrar os sofrimentos repugnantes, castigos severos e uma morte através de crucificamento, seria mais correto e justo, que fosse um dia de rezas, reflexões, leituras bíblicas, visitas as igrejas e, logicamente, ter suas refeições normais sem que deixassem transparecer, como se fosse uma festa e sim um sentimento profundo!

Essa festança toda, por justa razão, deveria ser no dia da ressureição de Cristo, pois, nesse dia, ele volta para casa do seu Pai. Acontecimento que prova a sua Santidade e a nossa alegria de Vê-lo subir ao céu!

Pelo peso da minha idade, posso dizer que, com alegria e satisfação comemorei muitas dezenas de Natais e, como também, fiquei em silencio orando em alguns momentos do dia, as emissoras de rádios saiam do ar, ou apenas tocavam músicas clássicas, (sem nenhuma propaganda), acompanhei muito as procissões do Senhor morto, todos cabisbaixos e fazendo suas benditas orações e, como hábito e costume milenar, comia meu peixinho frito ou de escabeche!

Creio que seria interessante se fazer uma reflexão e, com justiça, voltar aos hábitos passados, diferenciar os eventos, mostrar maior religiosidade e respeitar mais o Nosso Senhor Jesus Cristo!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga-blogspot.com





sexta-feira, 23 de março de 2018

ENCANTO DE MULHER!

Antonio Nunes de Souza*

Muitíssimo raramente pego meu escravo (ou senhor) computador, para escrever um fato vivido por mim ou outras pessoas. Gosto, adoro e me divirto criando “estórias”, ou, quando muito, referindo-me a fatos ligados as comunidades da minha região, chamando a atenção ou fazendo cobranças administrativas!  Desta feita, vou falar da minha reunião do Rotary Clube, instituição que faço, honrosamente, 48 anos como associado e frequentador assíduo!
Na terça feira passada, 20 de maio, tive o privilégio de estar presente e, com toda atenção, ouvi a palestra da Doutora em Meio Ambiente e levantamentos Hidrográficos, uma “suíça” de nome VALERIE. No momento esqueço o seu sobrenome, mas, em compensação, atento como fiquei, não esqueci nada do seu projeto apresentado e, muito menos, da sua pessoa.

Sem bajulações poéticas, ou elogios gratuitos, posso dizer que ela impressionou a todos pela sua qualificação, e a mim não só por essa virtude como pela sua beleza. Mulher simples no geral, mas muito meiga, uma simpatia fantástica, um jeito todo especial de transmitir seus planos, um sorriso doce, ajudado pelos seus olhos claros, com capacidades magicas de também sorrir com o olhar. Logicamente, eu que sou um grande admirador das mulheres, fiquei fascinado e embevecido, não deixando de, logo após o jantar, ir ao seu encontro e dizer meigamente: “Você é uma boneca!”  (Em francês, usando meu pobre conhecimento da língua de Napoleão). Para minha alegria, recebi um largo e lindo sorriso, que até agora não consigo esquecer, pois ficou gravado carinhosamente em minha mente!

Espero ter outras oportunidades de rever essa encantadora e bonita pessoa, pois, seguramente, VALERIE é um encanto de mulher!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Cautela, impressão ou depressão?

Antonio Nunes de Souza*

Com todos os perigos constantes na ruas das cidades, também em recintos comerciais fechados, temos que ter “cautelas, impressões” e, com esses dois procedimentos, caímos, automaticamente no desastroso e desgastante estado de “depressão!”
E, comprovadamente, está acontecendo exatamente isso não só com pessoas idosas que se sentem menos protegidas, além de ser verdadeiras iscas para os vândalos e ladrões, como também com jovens, estudantes, etc., enfim, categoricamente, com toda população!

Chegamos ao ponto bastante crítico e perigoso, uma vez que, sair de casa, tornou-se uma aventura “radical” super perigosa, nunca nos dando a certeza que voltaremos incólumes e sem ser atingidos por intenção ou não, nos deixando (quando damos sorte) com apenas sequelas leves.
Que absurdo é esse estar acontecendo num país que sempre foi pacífico, tranquilo, acolhedor, sem vulcões, tremores de terras, e agora, claramente, está passando por uma guerra civil das mais hediondas, onde, inacreditavelmente, os chefões causadores das guerras e assaltos urbanos estão presos, em prisões que custam ao governo uma fortuna, comandando todas as formas de ataques e crimes em todas as vertentes possíveis!

Por mais que sejamos fortes, valentes e guerreiros, temos que dar as mãos a palmatória e vivermos assombrados e retraídos em nossos cantos, esperando a morte chegar, e que não seja através da violência urbana!
Lastimável que seja assim a nossa convivência, antigamente bastante pacífica que, de uns anos para cá, nosso status é de guerrilha e salve-se quem puder!
Estamos tendo o máximo de cautela, impressão de que podem as coisas ocorrerem ou não, ou mais perigosamente, nos tornarmos doentios sofrendo de depressão!
Jamais poderei dizer que isso se chama “PROGRESSO”!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

terça-feira, 20 de março de 2018

EXAGERO MUNDIAL!

Antonio Nunes de Souza*

Temos que agradecer aos renomados técnicos e cientistas as novas descobertas e invenções de equipamentos sofisticados para facilitar a vida moderna!
Antes, quando aparecia uma novidade dizia-se: Uma maravilha. Só falta falar! Pois, atualmente as maravilhas que aparecem, falam, enviam imagens, correspondências, informações, além de milhares de outras coisas, úteis e idiotas também. São inegavelmente completos. Isto é, quase completos, pois a cada dia aparecem novos modelos com novos poderes e inovações inesperadas!

Pelo que já disse acima, percebe-se que estou falando do miraculoso “CELULAR”, sendo que, tem equipamentos outros que também fazem essas coisas todas, porém já com certas estruturas aumentadas de tamanhos, mas, mesmo assim, ainda pequenas para suas imensas capacidades, para atender os mais exigentes na área!

Até aí, tudo bem! Vê-se que estamos bem servidos, bem equipados e, consequentemente, vivendo a atual era mágica da tecnologia informática, sem direito a se queixar.
Porém, infelizmente, foi criada uma doença, ou praga coletiva, do absurdo “exagero mundial” de termos que ver, aturar e ao mesmo tempo lamentar o uso abusivo desses aparelhos, pois, NORMALMENTE, em todos ambientes possíveis e impossíveis as pessoas estão dedilhando suas maquininhas poderosas, trocando mensagens, ou na maioria das vezes, alimentando papos idiotas e sem sentido! Inclusive em pleno trânsito, não só os pedestres como os condutores de veículos, muitas vezes ocorrendo atropelos e acidentes maiores.
Vale a pena nos educarmos e passar a ter mais um pouco de respeito pelos outros, se policiar para ter as horas de usar, evitar em reuniões sociais e comercias, interromper para a “dedilhação” de respostas. Enfim, saber desfrutar da mágica tecnológica, sem que seja um escravo, ou debiloide viciado incontrolável.

Tenho plena convicção que quem ler essa crônica e parar um pouco para raciocinar, verá que estou coberto de razões e, urge imediatamente, uma série de ponderações nos extravagantes e exageros comportamentais!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com