Mais um aniversário da cidade!
Antonio Nunes de Souza*
Todos os anos temos a obrigação histórica de comemorar o aniversário da nossa querida e sofrida Itabuna. Querida porque nós a amamos e sofrida pela desdita e má sorte por não ser administrada, já há alguns anos, de uma maneira séria, respeitável e digna como precisa e merece! Talvez, pela falta de atenção, reflexão e interesses egoísticos, as escolhas não tenham sido a contento ou, as campanhas não terem sidas esclarecedoras o bastante perante o desmemoriado povo!
Mas, não devemos procurar culpados, pois, na verdade, todos temos a nossa fatia de culpabilidade, sendo uns por interesses imediatos, outros por votarem por favores posteriores, uma parte por simpatias e belezas, grande maioria acompanhando suas linhas partidárias, etc., transformando as câmaras em verdadeiros “balaios de gatos”, sendo necessários, abrir uma série de concessões para que os projetos apresentados (bons ou ruins) sejam aprovados e executados. Nesse particular, as parcerias que vemos são de arrepiar os cabelos. No começo o prefeito quando é novo político estranha muito, mas, rapidamente, percebe que tudo isso é normal e faz parte do podre esquema implantado ao longo dos anos!
Discute-se muito nas altas esferas, comissões nas licitações e concorrências, mas, até as crianças da APAI sabem que, no país (e muitos outros do mundo), não se coloca um tijolinho numa obra pública, que não tenha que ser dada uma comissãozinha para aqueles que, ali estão, para cuidar das economias públicas. Uma triste vergonha que enxotam as pessoas honestas a trabalharem em órgão públicos, uma vez que forem e propuserem consertar, são execrados, boicotados e despedidos como “pessoa não grata” e inimiga do esquema!
Veremos mais uma vez inaugurações de umas modestas obras, tapeações de pronunciamentos nos palanques, desfiles dos colégios e suas bandas marciais, visitas de políticos de outras esferas (catadores de votos eventuais), o povo com suas crianças embevecidas com os festejos, vendedores ambulantes atropelando todos para vender seus comestíveis e bebidas e, como complemento “tapeativo”, um show com bandas e sertanejos!
Infelizmente esse é o retrato anual das festividades comemorativas dos dias das cidades brasileiras. Porém, se você lutar pelo seu país, pode ter certeza que tudo melhorará!
*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras –AGRAL antoniodaagral26@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário