quarta-feira, 10 de abril de 2013

Por que procedemos como tolos?


                                   Antonio Nunes de Souza*

Em um país como o Brasil, onde todos se acham sabidos, espertos, capazes e conhecedores de todas as coisas, pode esse mesmo povo se ver transformado em massa de manobra quando chegam às eleições, acreditando piamente nas promessas políticas ou, pior ainda, se deixando levar por interesses mesquinhos de vantagens, em detrimento aos interesses da sociedade e do município, mesmo vendo e sabendo que o resultado será péssimo e gerará situações desastrosas?
Essa atitude pode até ser chamada de “ouro dos tolos”, com efeito de um bumerang que, quem ajudou a arremessar, pode esperar que a resposta retorna diretamente para sua cabeça, causando prejuízos inestimáveis. Sendo o pior de tudo isso é que assistimos esse filme de dois em dois anos e, tolamente, continuamos procedendo da mesma forma,mesmo jeito, confiando nos discursos fabricados para enganar, os abraços e apertos de mãos tão enganadores e falsos como uma nota de trinta reais. Mas...tolamente, não mudamos nossos comportamentos, sempre achando que dessa vez será diferente.
Claro que errar é humano, mas continuar errando e dando exemplos para os mais jovens ou menos esclarecidos, torna-se uma tolice abominável, para não dizer uma burrice. Nunca me cansarei de repetir que todos os políticos (administrativos e legislativos) são “servidores públicos” que foram escolhidos para nos representar, dando exemplos de honestidade, trabalho e realizações, sem que se achem que estão nos fazendo favores, pois, seus ricos salários, são pagos pelo povo com suor e sacrifício. E, se não bastassem às mordomias absurdas nas complementações salariais, ainda aprovam mudanças nas leis colocando-os como se fossem reis, munidos de verdadeiras “redomas” protetoras, fazendo com que as leis somente sejam utilizadas contra o pobre povo.
Agora mesmo, grotescamente, querem aprovar um verdadeiro absurdo, já tramitando pela câmara e senado: a PEC 37, que vem a ser (em rápidas palavras) uma lei que restringe os direitos do Ministério Público de fazer investigações nos processos de corrupção e peculatos, deixando esse direito, estritamente, para a polícia civil e federal. Isso representa tirar das mãos do povo o direito de ter um Ministério pronto para salvaguardar seus interesses, atrofiar ainda mais as ações investigativas da polícia que, infelizmente, não tem sozinha as condições necessárias para um atendimento eficaz!
Uma triste e vergonhosa proposta, demonstrando mais uma vez que eles (os políticos), com os nossos assentimentos, continuam achando que são seres superiores. Vamos todos lutar para que esse fato não aconteça, mostrando que não podemos ser tolos eternamente!

*Escritor - Membro da Academia Grapiúna de Letras –antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: