domingo, 7 de abril de 2013

Aniversário da Academia Grapiúna de Letras!


Antonio Nunes de Souza*

Apenas dois anos! Uma criança que, engatinhando pelos labirintos mais sinuosos das nossas vidas, procura sedimentar uma história marcante para que não seja esquecida como muitas das ocorrências que passaram batidas nas mentes do nosso município, sendo que algumas, não tiveram nem o modesto privilégio de serem lembradas com o velho chavão: Itabuna já teve!
Simplesmente dormem profundamente nas malhas dos desmemoriados convenientes, onde as maiores preocupações são as suas elucubrações e a ampliação dos seus patrimônios.
Estamos hoje festejando, carinhosamente, uma entidade cultural e literária, que lutando com a abnegação de alguns, interesses políticos de outros e a união de quarenta escolhidos pelas suas qualificações, desejam alicerçar dignamente uma academia de letras que represente uma grande parte de pessoas ligadas à área educacional e artística que sem medir esforços, somente pelo amor comunitário, estão dando suas participações efetivas a afetivas, exemplificando o que é cidadania e humanismo.
Devemos reconhecer que a nossa jovialidade, estruturada com sacrifícios e boas vontades, nos deixa ainda claudicante no que diz respeito a uma instalação permanente, onde possamos expor nosso acervo literário, composto das obras dos nossos acadêmicos e outros, uma biblioteca mostrando obras dos nossos patronos, transformando nossa academia num ponto de encontro de intelectuais e estudantes.
Apenas dois anos! Uma criança mimada com um carinho mais que merecido, carregada nos colos daqueles que, honrosamente, fazem parte dessa história que não queremos jamais que seja esquecida! A lentidão do processo deve-se, naturalmente, as dificuldades normalmente inerentes nos casos de estruturações de entidades sem fins lucrativos, as dependências dos órgãos públicos e a boa vontade geral da comunidade. Mas, claro que venceremos. Aliás, já somos vencedores, pois, mesmo com esses dois anos tumultuados, conseguimos sair ilesos, fortes e caminhado com passos infantis, porém, passadas firmes e espírito de guerreiros vencedores!
Recebam meus parabéns, acompanhados de fortes e calorosos abraços e, como todos vocês, tenho o maior orgulho de participar dessa marcante e significativa concretização literária e cultural que, enfaticamente, jamais será esquecida em nossa região!

*Escritor - Membro da Academia Grapiúna de Letras.

Nenhum comentário: