Antonio Nunes de Souza*
Embora estejamos com onze candidatos a prefeito e vices, todos sabemos que a maioria deles não tem a mínima chance, são apenas os espertos que, na última hora, unissem aos prováveis vencedores em troca do famoso: “toma lá dá cá”! Ou seja: Passo meus eleitores e recebo em troca alguns cargos com boas remunerações. Todo isso resolvido tranquilamente, com o dinheiro do próprio povo, que é negociado para as velhas e famigeradas negociatas!
Podemos dizer que, entre eles, as figuras de Fernando Gomes, Geraldo Simões, Augusto Castro, Mangabeira e o Capitão Azevedo são em verdade os que podem, numa reviravolta inesperada, ser uma das candidaturas vencedoras!
O povo, como sempre, não une forças em um único candidato. Uns querem e tem esperanças nos novos, outros nos antigos e experientes, outros para agradar seus partidos, enfim, terminam escolhendo alguém que nunca é uma unanimidade e, infelizmente, sempre deixam a desejar!
Imagino que, aquele que contar com o apoio do Governador Rui, poderá ser agraciado com a vitória, uma vez que, pelas obras feitas em toda Bahia, inclusive algumas aqui, lógico será estar ao lado dele nos primeiros dois anos de governos, fazendo novas obras e, consequentemente, uma boa administração!
Porém, tudo isso não passa de suposições, expectativas baseadas no passado, pois já tivemos surpresas curiosas, quando Geraldo Simões no terceiro lugar nas pesquisas, derrubou desastrosamente as pretensões de Ubaldo Dantas e José Oduque. Uma prova evidente que na política não se pode fazer previsões exatas, lidando com um povo pouco esclarecido e passivo de mudar de ideia até na hora de digitar o número dos candidatos!
A partir de hoje a cidade estará com centenas de carros, motos e bicicletas, munidos de auto falantes potentes, alardeando e elogiando os pretensos candidatos!
Nas esquinas, veremos mocinhas empunhando bandeiras partidárias e com fotos, sacudindo para os carros e pedestres, no intuito de angariar uns votos dos indecisos!
Tenham seus cuidados, prestem a atenção e escolham depois de analisar seus passados e presentes. Lembre-se que se ele for péssimo, não só lhe prejudicará como a toda cidade!
Basta o que estamos sofrendo com essa perigosa endemia e algumas ações federais cheias de polêmicas e contradições!
Saiba que seu voto é responsável pelo crescimento do país e a manutenção de uma democracia!
*Escritor-Historiador-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com