sexta-feira, 3 de maio de 2019

PROGREDIR É BOM?

Antonio Nunes de Souza*

Geralmente ficamos extasiados e deslumbrados com os progressos ocorridos em nossas vidas, com relação as descobertas, pesquisas, lançamentos e premonições, que facilitam a nossa subsistência comercial, corporal e mental. Em muitos casos, simplificando nossas necessidades e, em outras vezes, até complicando pelas suas performances mal usadas!

O progresso é uma tendência natural, que o homem sempre está a procura de soluções mais plausíveis, no querer minimizar as mãos de obras, aproveitar melhor o tempo desprendido e obter resultados compatíveis com a necessidade mundial.
Enfim procurar satisfazer e dar ao mercado consumidor várias opções para seus trabalhos, segurança, saúde e lazer!
Infelizmente, em algumas ocasiões, por não se preocuparem com o futuro, principalmente do planeta terra, fazem coisas escabrosas como, principalmente, os grandes desmatamentos nas florestas, causando um estupido desequilíbrio na fauna e flora, provocando fenômenos desastrosos nas condições climáticas, causadoras das grandes e destruidoras enchentes e hecatombes nas cidades e em todas as regiões!
E o problema é tão grave que, barbaramente, também atinge muitas regiões ao contrário, provocando secas tremendas que ameaçam milhões de seres humanos, assim como animais selvagens, peixes, caprinos, bovinos e suínos, etc., sendo tão absurdas as ações, que até os oceanos e as geleiras são atingidas de forma lamentável e perigosa!
Pode parecer que sou um conservador retrogrado, sistematicamente contra o progresso. Porém, essas minhas observações são completamente lúcidas e dignas de serem reflexionadas, fazem ver a cada um de nós, o que podemos fazer para crescer progressivamente, sem que coloquemos o nosso planeta em graves riscos próximos!

Devemos muito a esses estragos bisonhos, graças, principalmente, pelas grandes ganâncias do enriquecimento ilícito de grandes e mega empresários que,  somente aqui em nosso país, exploram grotescamente a nossa floresta amazônica, com desmatamentos de milhares de metros quadrados por dia! Isso sem contar as altas emissões de gases industriais mundiais que aumentam progressivamente o buraco negro!

Teríamos outras observações a fazer com relação a “invenções” que proporcionam prejuízos ao nosso idioma, literatura, perturbações, quebra de individualidade, notícias falsas e idiotas, etc., que, indubitavelmente, está imbecilizando as pessoas. Estou referindo-me aos celulares sofisticados usados fora do contexto de trabalho, fica uma série de tolos conversando bobagens, ou mandado arquivos e fotos idiotas, além de mensagens religiosas fanáticas. Uma pena esse aparelho ser tão mal usado por pessoas despreparadas!
Excetuando essas coisas analisadas, concordo plenamente que temos que progredir sempre, entretanto com qualificação e estudos para que as possibilidades boas durante os usos, sejam somente benéficas!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral262hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: