domingo, 18 de junho de 2017

UMA PASSAGEM MARCAnTE!


Antonio Nunes de Souza*

Não é novidade que todas as pessoas que vem ao mundo, nas suas passagens, deixam suas marcantes passagens, quer sejam benéficas ou, muitas vezes, até desagradáveis e tristes!
Claro que para esse segundo grupo, temos que ser benevolentes e perdoa-las, pois, talvez pelas faltas de oportunidades, tenham tido orientações desajustadas e até nem orientação tiveram. Mas, com relação ao primeiro grupo, temos que valorizar e reconhecer que suas passagens, deixaram marcas deslumbrantes e maravilhosas que servirão sempre de bons e invejáveis exemplos! Nessa categoria, obrigatoriamente, não torna-se exagero dizer-se que tratam-se de pessoas super especiais e, uma delas, posso dizer de cátedra que foi uma lição de vida, pouco vista nos dias atuais: LETY GUIMARÃES DE AQUINO!

Essa pessoa que refiro-me, que tive o privilégio de conviver em torno da sua família por meio século, absorvendo em seus atos e procedimentos, os carinhos e afetividades que para todos ela dedicava, principalmente aos familiares e amigos. Sempre presente nas horas de servir, ombros normalmente disponíveis para choros ou lamentações e, como respostas, bons conselhos pela sua experiência de vida.
Não foi de muitos estudos, pois, na sua época, as moças eram mais criadas para serem prendadas donas de casas, esposas dedicadas e mães protetoras e cuidadosas e, nesses particulares ela fez um mestrado perfeito, tornando uma esposa maravilhosa, mãe de quatro filhos que foram muito bem educados e tratados com um carinho inigualável, pois, como uma ave, colocava todos embaixo das suas asas, dando uma proteção impecável e bendita! E, pela sua personalidade de solidária, ainda aconchegava seus irmãos caçulas, genros, noras e uma grande fatia de amigos!
Com os netos? Ave Maria! Quem quisesse que fosse bulir em um deles! Esses eram intocáveis e cheios de dengos e vontades!

Na vertente religiosa era uma verdadeira fiel aos seus princípios católicos, participando diuturnamente em todos os eventos. Amiga calorosa de todos os padres e, de quebra, ainda fazia e mandava um lanchinho para o Bispo! Nas decorações do templo, sempre estava presente não só ofertando, como trabalhando para dar brilho aos acontecimentos!
Sempre foi um esteio para o abrido de S. Francisco. Cuidava dos velhinhos com carinho e devoção, como também preocupada com as dificuldades e as necessidades na parte arquitetônica. Foi uma das montadoras do Bazar e, por sua vez, dava seus plantões nas modestas vendas que ajudavam ao humilde abrigo!
Essa pessoa inesquecível e marcante partiu para estar ao lado de Deus e, tenho absoluta certeza, que foi recebida com tapete vermelho pelos anjos, tocando harpas e gritando Aleluia, pois, naquele momento, chegava alguém muito especial: LETY GUIMARÃES DE AQUINO!

Saudades? Até que poderemos ter! Mas, como já disse em um dos meus poemas: “Como poderemos sentir saudades por alguém ter partido, se esse alguém estará sempre em nosso coração partido?”

*Escritor- Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com 

Nenhum comentário: