sábado, 24 de junho de 2017

São Pedro vem aí!

Antonio Nunes de Souza*

Depois dos foguetórios de hoje a noite 24/06, as esfregações nos forrós, licores e bebidas quentes, dias adiante teremos festa similar em homenagem ao velho Pedro, grande escudeiro de Jesus Cristo, porteiro do céu, meio confuso operador das estações climáticas e, para coroar as suas diversas funções, é também o maravilhoso padroeiro da viúvas!

As festas de tão parecidas que são, pode ser considerada a festa de Pedro, como se fosse um “micareta”, pois, normalmente sendo animada, sempre é menor que a de João, mesmo sendo ele um ministro de Deus dos mais conceituados e eficientes! Isso é para que vejamos, nem sempre os mais trabalhadores, são agraciados pelo povo. Mas, como a tradição da fogueira pertence ao nascimento de João (não havia internet e as fogueiras eram sempre os avisos entre os distantes moradores do passado), o privilégio do evento sempre será dele, Pedro apenas pegando a rebarba!

Que todos os santos estejam abençoando os profanos devotos que, pelas estradas a fora, estarão se dirigindo para as cidades que comemoram com expressividade o dia do barbudo Santo, chamado e bendito Pedro!
Quanto as maravilhosas quadrilhas, essas abrangentes aos doze meses do ano, vamos deixar para os políticos de Brasília, esperando todos nós para ver os que vão dançar!
Se a nossa justiça for mole como canjica, tudo vai virar “pamonha” ou a costumeira PIZZA!
*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com


Nenhum comentário: