terça-feira, 1 de novembro de 2016

Exemplo de vida!

Antonio Nunes de Souza*

Tudo parecia difícil, impossível, talvez até algo altamente inviável de acontecer! Mas, parece as vezes coisas de novelas, porém, são fatos que ocorrem em nossas vidas que, talvez por uma obrigação, ou forçada por Deus, temos desejo de externar para outras pessoas nossos exemplos, no sentido de mostrar que, se quisermos e lutarmos, tudo pode mudar e acontecer!

Meu nome é Neuza (não precisa detalhes de sobrenome), uma vez que o que ocorreu comigo eu poderia ter qualquer nome ou sobrenome. O importante foi a voluntariedade, meu desejo de vencer, alcançar o que parecia inalcançável. Tudo isso eram meus sonhos de realizações sempre pensando num futuro melhor, mais seguro e, obviamente, mais feliz.
De família pobre, desde menina frequentar escola sempre foi uma agonia e dificuldades, mas com certo sacrifício e um pouco de dedicação, consegui, com muito custo, terminar o segundo grau, achando que já tinha chegado ao máximo que poderia chegar. Fui trabalhar, porém numa função onde se desenvolver profissionalmente é difícil e sem perspectivas. Casei, tive três filhos lindos e maravilhosos, hoje já criados e encaminhados.
Aí conheci um novo amigo que, apesar dos meus 48 anos achou estranhíssimo que eu não aproveitasse a oportunidade de já estar com a missão cumprida com filhos e familiares, não se matriculasse em uma faculdade, mesmo num curso a distância, que é apenas um dia na semana com aulas ao vivo, os outros dias tudo é feito através da NET, mesmo as provas de capacidade e aprendizagem! Achei a ideia esquisita e fora de propósito, pois, para mim, mesmo sendo uma vida difícil, já estava me acomodando como realizada, esperando apenas a época de me aposentar! Meu amigo, achou uma absurdo e, mais que depressa, me deu uns conselhos, “alguns puxões de orelhas”, fez que eu enxergasse uma nova realidade de vida e, depois de vacilar bastante, refletir e consultar meus “botões”, vi que ele tinha toda razão, eu estava sendo ruim para mim mesma, entregando os pontos antes de terminar o jogo da vida.
Então, como uma guerreira que desperta de um pesadelo, acordei para um sonho, me matriculei, fiz vestibular, estudei com muito suor e agonias e, agora com 53 anos de idade, estou aqui no auditório da faculdade para, honrosamente, receber o meu maravilhoso diploma de pedagoga. As lágrimas descem no meu rosto pela alegria do fato e do ato, relembrando a primeira conversa com meu novo amigo que, adoraria que ele estivesse aqui para me dar e receber um grande abraço de gratidão e carinho. Tenho a certeza que, os meus próximos anos, serão melhores, não só pelas minhas possibilidades profissionais, como sentir nos olhos o grande orgulho dos meus filhos!
A partir de hoje, nas minhas aulas, jamais deixarei de estimular meus alunos a nunca deixar as dificuldades interromper os seus cursos. Pois, somente com estudos e educação, podemos vencer as dificuldades e ver as nossas necessidades atendidas no dia-a-dia!
Obrigado meu amigo virtual, uma pena que até hoje, não tive a oportunidade de conhece-lo, mas, com minha situação financeira melhorada, vou me programar para minha primeira viagem de avião e, tranquilamente, agradecer pessoalmente com afetividade seus milagrosos e úteis conselhos!

Eu sou um exemplo vivo que “QUERER É PODER!”. Somente os fracos e tolos acham as coisas impossíveis!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com
v

Nenhum comentário: