quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Traições das redes!



Antonio Nunes de Souza*

Não sou retrógrado, arcaico, obsoleto e nem estou fora da realidade. Ao contrário de tudo isso, sou um cidadão bastante vanguardista que, literalmente, apoia todas as tecnologias que surgem no nosso mundo moderno, com as melhores intenções de valorizar, simplificar e ilustrar a humanidade, tão rapidamente quanto nossos pensamentos!
Presumo que já fiz entender que estou referindo-me as redes da Internet, tão usadas pelas pessoas de uma maneira que, se duvidar, mais acintosamente que o ar que respiram, numa avidez talvez sem precedentes na história universal. No nossos dias, não se vive sem que seja com um PC, Notebook ou desses minúsculos aparelhinhos que se comunicam com o mundo, e no passado, quando se queria elogiar algo, dizia-se: só falta falar! Pois esses falam, fotografam, mandam, recebem mensagens e imagens, tudo isso mais rápido que um piscar de olhos. Na minha juventude, quando via coisas um pouco apenas parecidas, sorriamos divertidos, imaginando que eram verdadeiras bobagens das cabeças dos loucos escritores e cineastas!  Atualmente você pode conversar, fazer negócios, cirurgias, exames, conferências, etc, através de minúsculos aparelhos, tendo ainda a possibilidade de estar olhando e sendo olhado pelo seus interlocutores. Isso tudo é fantástico, deslumbrante, prático e maravilhoso para alavancar todos relacionamentos nas mais diversas vertentes que se deseje!
Logicamente, fiz uma apologia merecida a essa tecnologia, para, sem medo de errar, lamentar a banda podre que, lamentavelmente, descambou numa grande e absurda maioria com relação aos desgastes com nossa língua, os absurdos das expressões mais bisonhas possíveis, concordância descabidas e grosseiras, abreviaturas mesquinhas e infelizes, sentenças com erros crassos, poemas que fazem vergonha aos mais simplórios cordelistas nordestinos, como se fossem “obras primas” e, mais triste ainda, é ver uma montanha de tolos colocando suas tolas opiniões: Lindo, maravilhoso, você é o máximo, nunca vi tanta sensibilidade, kkkk Adorei, você é a luz do sol nascente, com essa maravilha Fuuuiiiiiii, etc, estimulando por consciência ou ignorância, expressões culturais que deixam muito a desejar, inclusive dando um péssimo exemplo para a juventude, principalmente, que horrivelmente, não sabem fazer um bilhete de vinte palavras que não tenha cinquenta por cento de erros. E, como prova disso, acabamos de ver no exame do INEM, 926 mil alunos tirarem a nota ZERO nas redações e, se formos olhar a estatística geral, encontraremos outros milhares de notas um, dois, três, etc.
Essa vergonha deve-se aos pais, professores que, quando não são também viciados nesses hábitos, não ligam e deixam que a juventude cultuem esse útil equipamento, mas, usando erroneamente. Vou dar um exemplo simplíssimo: “É como um carro que é feito para lhe transportar, viajar e passear. Porém, se você sair guiando feito louco, sem o cuidado da sensatez, vai terminar atropelando, matando e causando enormes prejuízos!” E é o que está sofrendo nossa educação, sendo atropelada por uma grande maioria de usuários virtuais!
Vamos ter maiores atenções, usar demonstrando que somos qualitativos e valorizamos nosso idioma, pois, assim fazendo, estaremos ajudando a retroceder esse maldito hábito e costume já enraizado nas traições das redes!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: