quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Já é carnaval cidade!



Antonio Nunes de Souza*

Como diz a letra poética e bonita, que não me recordo o autor, “Já é carnaval cidade, acorda pra ver”, pois, na nossa querida Bahia, nós brincamos carnaval o ano todo, todos os dias e ainda achamos tempo para trabalharmos e fazer o nosso Estado crescer perante todos os outros. Será um milagre? Nada disso, meu filho, nós pertencemos a nova etnia brasileira que, maravilhosamente, é guerreira, lutadora e sempre procura vencer os maiores obstáculos que nos são postos pela frente. Somos, orgulhosamente: Afrodescendentes, negros, mulatos, sararás, morenos, pardos, enfim, os verdadeiros brasileiros que, com a participação forte dos índios, nos deram não só uma melhora nos cabelos, como também, aquela gostosa preguiça para descansar entre um festa e o trabalho. Lógico que não somos de ferro, mas, temos uma têmpera que o aço nos inveja!
Na nossa cidade, que já festejou esse evento muitos anos atrás com galhardia e espetáculos dos mais empolgantes, contando com as maiores bandas, melhores artistas e uma organização impecável, infelizmente, aos poucos foram decaindo, decaindo, até chegar a não existência da folia momesca. Uma pena, lamentável, mas, por determinações políticas, esses dias comemorados em todo Brasil, foram legados ao esquecimento. Deixando a cidade vazia de festas e cheia de tristes saudosistas.
Como acontece todos os anos, com maior ou menor escala, teremos a tradicional “Lavagem do Beco do Fuxico” contando com a participação dos tradicionais Blocos dos Casados, Mendigos de Gravata, Maria Rosa e outros que não recordo os nomes, mas, são esses que, com esforço, fazem esse acontecimento não cair nas malhas do esquecimento, contando com a orgulhosa e qualificada clientela do bar do Rei das batidas, Mestre Alencar. Esse ano além das charangas e bandinhas dos blocos, haverá uma apresentação no trio elétrico com nosso querido compositor baiano, criador real da nova música baiana com a dança do Tititi e seu maior sucesso que avançou por todo Brasil; Nega do cabelo duro! Grande músico, compositor, cantor que, por muitos anos, abrilhantou nossas festas itabunenses!
Então amigos, faltando duas semana para a oficialização da abertura, não deixem de cantar, mexer as cadeiras, fazer caras e bocas, pois, Já é carnaval cidade, acorda pra ver!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: