quinta-feira, 14 de março de 2013

O sonho que virou pesadelo!


                                                             Antonio Nunes de Souza*

Finalmente realizei o meu sonho!  Depois de andar de bicicleta por mais de dez anos, economizando transporte coletivo, deixando de tomar umas biritas e sem ir aos forrós e pagodes, comprei meu primeiro carro.
Sem querer exagerar, não consegui dormir durante toda noite pensando na minha caranga e, ao mesmo tempo, quase que de meia em meia hora ia olhar pela greta da janela se o carro realmente estava na porta. Sabe como é hoje em dia, não podemos facilitar com os ladrões. E isso me deixava apreensivo e intranqüilo.
Era um Chevette vermelho, ano 1990, chaparia precisando de alguns retoques (o primo da minha mulher é chapista e já tinha prometido consertar), parte elétrica toda encima, somente o farol esquerdo que não estava acendendo e o arranque algumas vezes falha e precisa de um tombinho para pegar. Quanto aos pneus, os dianteiros estão meia vida, os traseiros semi-carecas. O socorro, por azar, foi roubado juntamente com o macaco e a chave de rodas. A pintura geral está meio fosca, porém me programei para dar uma lavagem em regra e o maior grau com uma pasta apropriada. Mas, em compensação, o triângulo é novinho em folha. Fora essas bobagens ele está uma jóia. O dono da loja, seu Jorge Bombinha me deu todas as garantias de que eu estava fazendo um bom negócio.
Acordei na manhã do sábado, depois de ter apenas dado algumas cochiladas e as 6:30 hs. já estava com o balde e a flanela na mão preparando-me para uma lavagem geral. Meus três filhos, que também estavam elétricos, corriam em volta de mim, olhando com orgulho aquela enorme máquina que representava nossa melhoria de status perante a vizinhança. Não via a hora do pessoal acordar e ver meu carro lavadinho e estacionado no terreno baldio em frente a casa, pois sabia que todos viriam perguntar se era realmente meu e quanto tinha custado. Claro que eu ia aumentar um pouco o preço que paguei, para valorizar meu precioso patrimônio. Suado pra cacete, terminei a lavagem, fui tomar um banho com os meninos e, imediatamente, peguei a patroa para darmos nosso primeiro passeio pela cidade. Mas, bastou sairmos do bairro Jaçanã, quando entramos na Av. Manoel Chaves tinha um grupo de policiais fazendo uma blitz. Mandaram que eu encostasse e apresentasse minha habilitação e os documentos do carro. Eu, tranquilamente, peguei tudo e entreguei ao guarda. Aí começou toda merda: O IPVA tinha quatro anos de vencido, minha habilitação dizia que eu só podia dirigir usando óculos e eu estava sem e o extintor de incêndio estava vazio. Problemas bastante para que o guarda dissesse que eu seria multado, o carro apreendido e, sendo fim de semana, que eu poderia ir na segunda-feira ao DETRAN para regularizar minha situação e a do carro. Mesmo tentando sensibilizar os guardas nada consegui, e comprovei mais uma vez que pobre não ajuda pobre nessas horas, pois se fosse um rico ele nem mandaria parar o carro, quanto mais ter a ousadia de prender e multar. Imagine você que eu ainda sou preto para completar a desgraça. Nessas horas eu nem quero que filho da puta nenhum se refira a mim como “afro-descendente”. Sou negão, suburbano, pobre e excluído, vivendo debaixo de um preconceito que tentam disfarçar.
Peguei a família e voltamos para casa de ônibus, tristes e calados imaginando a vergonha que passaríamos com a vizinhança.
Infelizmente, esse foi meu sonho que virou pesadelo!

*Escritor membro da Academia Grapiúna de Letras – antoniodaagral26@hotmail.com – antoniomanteiga.blogspot.com













Nenhum comentário: