Antonio Nunes de Souza*
Respondendo nossa pergunta de quem seria o prefeito eleito em 2012, para administrar o município de Itabuna, nosso estudioso e astuto guru, assim começou sua explicação:
-Vou iniciar pelas mulheres, não só por ser um número inferior, mas, por serem as mais combatidas pelos preconceitos e machismos baseados na falta de confiança nas mulheres, principalmente pela falta de comprovações de competências profissionais em escalas macro, quando na realidade, nesse momento, precisamos de alguém com vasta experiência, força política, pulso, capacidade e compromisso para colocar nos eixos o município que está, verdadeiramente, abandonado e desestruturado nos mínimos detalhes!
-Seguindo os moldes políticos que me referi, cheios de acordos obscenos e vergonhosos, não será apelando para o “novo” que teremos êxito, pois, quem quiser ter a ousadia de modificar tudo bruscamente, quebrará a cara e será boicotado nas mais simples operações, uma vez que a máfia do mal, enquanto não encontrar homens que, corajosamente, os denunciem nominalmente, continuará fazendo suas vítimas e, conseqüentemente, prejudicando o povo. Esse enfrentamento depende do caráter do administrador e este contar com o apoio popular, veemente, que já deveria ter deixado de lado as tapeações e manipulações do “pão e circo” e se ligarem muito mais ao binômio “educação e saúde”!
-Expostos os fatos acima, sem sombras de dúvidas, a mulher que está menos longe de ser uma viável e eficiente prefeita é a Juçara Feitosa, uma vez que já tem alguma cancha como secretária municipal por oito anos, acompanhar seu esposo (Geraldo Simões) como deputado federal, estadual e secretário de governo, levando-se em conta também estar ligada, partidariamente, a presidência da república e ao governo do estado, fatos esses que não podem ser, em nenhuma hipótese, desconsiderados. Ia esquecendo-me que, além de tudo isso, ainda é suplente de uma senadora bastante atuante no governo Dilma. Muitos céticos podem não querer dar valor a esses fatos, mas, inegavelmente, tem um peso bastante influente para uma administração qualificada e eficaz! Não estou sendo tendencioso para agradá-lo (disse-me ele), estou baseando-me nas verdades palpáveis!
-Quanto aos candidatos masculinos à mecânica é bastante suja, já que são os mentores das negociações e se preocupam mais com os poderes do que com os deveres. E os poderes, esses tem que ser alcançados não importando os meios. A similaridade é grande independente de sexo. A reeleição do capitão Azevedo será talvez o maior absurdo da história itabunense, já que jamais tivemos uma administração tão patética, imoral e prejudicial que a que a cidade atravessa, cheia de denúncias de corrupções e abandonos. O prefeito conseguiu a assombrosa façanha de nos fazer ter saudades de Fernando que, na sua última gestão, fez nada ao quadrado. Não creio que o povo vá ser novamente conivente reelegendo um fiasco comprovado. Porém, com a máquina numa mão e a corrupção na outra, tudo é possível acontecer!
Os comunistas (Devidson e Wenceslau), embora com seus prestígios pessoais e apoios do seu partido, não acreditamos que o primeiro vá abandonar sua cômoda presidência da Bahia Gás, para arriscar a perder, já que seu cacife nas urnas é fraco para tanto. E o segundo, ainda vislumbrado com a votação para deputado, no seu íntimo sabe que ainda não chegou a sua hora, sendo melhor dar seu apoio e conseguir uma brecha na câmara ou se fortalecer mais na vereança. Augusto, Santana e Roberto todos tem “balas nas agulhas” para se digladiarem nas barganhas e negociações políticas, mas, uns tirarão votos do outro e, certamente, não chegarão a lugar algum. Vane, mesmo com o apoio dos evangélicos, sabe que a sua insatisfação com o PT não é suficiente para lhe dar forças e votos para a eleição como prefeito. Melhor será ser um bom apoio e gozar as benesses de sempre. Nosso engenheiro Ronald, profissional competente, ex-secretário de obras de Ubaldo Dantas, porém, pouquíssimo popular pela sua personalidade e ainda não conta com os apoios dos seus correligionários partidários. Somente Adervan com a sua perseverança e boa vontade poderá colocá-lo na linha de frente como um possível competidor. Não quero ser pessimista, mas, acho mais fácil acertar na mega sena fazendo um jogo único em sua loteria! Enquanto perdurar essa metodologia que despreza a qualidade em favor da ganância do poder, raramente teremos homens de bem na política!
Restaram Geraldo e Fernando, ambos dizendo que não são candidatos. Um que precisa continuar como deputado, pois é mais útil. E o outro que já se aposentou da vida pública. Entretanto, não será nenhuma novidade termos que ver, novamente, a disputa entre esses dois ex-prefeitos que, inegavelmente, representam as maiores lideranças políticas da cidade de Itabuna! Ambos são “cobras criadas” e o resultado final vai depender das amarrações partidárias, acordos e malabarismos até nas bocas de urnas!
-Não vou ousar dar um nome, mas, acredito que fui claro, realizei o meu trabalho e espero que tenha satisfeito sua curiosidade, com uma resposta que você poderá fazer uma reflexão e tirar sua própria conclusão!
Agradeci satisfeito com a sinceridade e fui para casa analisando tudo que tinha ouvido!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário