sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Já somos primeiro mundo!

                                              Antonio Nunes de Souza*
Rapaz...tinha prometido a mim mesmo que não escreveria mais nada até terminar esse ano de 2011, mas, pelo que vi ontem no shopping Jequitibá, não poderia, em nenhuma hipótese, ficar calado deixando passar um fato onde a tecnologia de ponta aportou em nossa região com força total, provocando o maior reboliço dos últimos anos. Trata-se nada mais nada menos que a instalação da magistral, fantástica e assombrosa “Escada Rolante”!
Eu que pensava que só existia tal equipamento no cinema e na televisão, vi com esses olhos que a terra comerá algum dia, a sagrada ou diabólica invenção humana subindo e descendo, levando em seus degraus centenas de pessoas que, entre choros e sorrisos de emoção, tiravam fotos com seus celulares e câmeras, certamente para marcar para a posteridade a chegada dessa nova era na região! Do lado esquerdo estava um grupo de evangélicos liderados por um pastor que, enquanto ele gritava num mega-fone que aquilo era obra do “Cramunhão”, pois os homens tentaram chegar ao céu através da Torre de Babel e não conseguiram, então, agora através dessa escada pecadora estariam pensando em alcançar esse objetivo. Mas, eles estariam cobrando pedágios (dízimo) de três em três metros, tudo em nome de Jesus para dificultar à subida! Dizendo isso o coral gritava: Aleluia! Aleluia irmãos!
Logo na frente, onde se situam os mais importantes, estava o Capitão Azevedo e sua equipe, que pegando um microfone foi logo dizendo: Para fazer uma média com o Bispo, já que eu não quero resolver o problema da saúde do município, vou mandar instalas uma escada dessa na subida da Praça da Matriz, para agradar sua santidade e os seus fieis! Mesmo sabendo que tudo é mais uma mentira, rufaram os tambores e os aplausos da claque programada por Maria Alice, foi ouvida nas alturas. O Secretário Carlos Leahy, aproveitando a deixa, adiantou também que instalaria uma na Praça Adami para melhor equipar a “Feira Paraguaia de Caruaru”. Ramiro Aquino, defendendo os laços familiares e históricos, arrebatou o microfone e foi enfático: Quero e exijo que seja colocada uma na ladeira que leva o nome do meu avó (Ramiro Nunes), pois é uma subida de matar qualquer cristão! Outra vez os tambores rufaram e os aplausos sonorizaram. Nisso o deputado Augusto ensaiou falar que não ia colocar escada para Ronald subir de jeito nenhum, mas, levou uma grande vaia pela sua prepotência e arrogância como se fosse dono do partido que pertence. Adervan, ao longe, deu um sorriso bem maroto!
Acabado os discursos, Maria Alice abraçada ao “Big Boss” do empreendimento (Helenilson) ensaiou subir. Mas, ele precavido, sussurrou em seu ouvido que era melhor subir um cada vez, em função do peso. Enquanto isso a fila já estava lá na cabeceira da ponte de S. Caetano e havia vários ônibus da redondeza parados no estacionamento esperando seus horários para experimentarem a sensação do momento. Nosso amigo Peixoto, tristemente lamentava a queda de freqüência no parque de diversões, pois, a bola da vez nesse momento, era a famigerada “Escada Rolante”!
Para mim, tabaréu interiorano, imaginei que essas coisas só existissem nos filmes e na televisão, mas, depois que comprovei pessoalmente, nunca mais vou achar graça quando alguém lembrar que Oduque queria trazer uma praia para nossa cidade, pois, qualquer dia desse, vamos ver chegar o areal branco e as grandes ondas salgadas chocando-se com o rio Cachoeira!
Mais uma vez, feliz Natal e próspero Ano Novo para todos!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

Nenhum comentário: