Antonio Nunes de Souza*
Jamais poderei chegar a dizer que tenho milhões de amigos, pois, para mim, amigo é algo de uma importância tão grande que, meu avô, sabiamente, dizia: “Ele não é o meu irmão, ele é meu amigo!” Não sei se ele copiou essa citação de alguém, mas, ela traduz que o amigo é muito mais importante que um irmão, já que esse é uma escolha nossa e não uma imposição por laços familiares e sangüíneos.
Com esse pensamento fixado na mente, fui bastante seletivo e qualitativo nessa escolha, nunca ligando para o fator quantitativo, privando pela satisfação de estar cercado pelos que, realmente, merecem desfrutar das poucas coisas que posso oferecer e, ao mesmo tempo, enriquecer os meus saberes, tão importantes para enfrentar essa vida louca que desfrutamos cotidianamente!
Procurei sempre respeitar seus defeitos e, principalmente, as qualidades, juntamente com seus pontos de vistas, cultos, devoções, crenças e descrenças, levando sempre em conta suas inteligências e capacidades de defenderem suas convicções com ponderações, lastreadas em estudos e pesquisas. Porém, jamais me deixei envolver ou mudar, radicalmente, meus conceitos, já que também tenho e sigo as vertentes que mais me aprazem. Creio que esse respeito mútuo é que nos une com a conceituação sincera de amigos, criando vínculos eternos e invejáveis.
Então, mediante essa diversificação de preferências e personalidades, fica difícil para mim, nessa maravilhosa festa de fim de ano, dirigir para meus amigos um fraseado que possa, coletivamente, agradar a todos dentro das suas crenças e religiosidades, ou, talvez, a falta de ambos. Usar essas frases de efeito cheias de doçuras e melancolias, para alguns pareceria ridículo provocando risos, assim como, para outros provocaria lacrimejamentos. Portanto, para que não fuja da minha base de comportamento, nesse ano que encerra marcando mais uma etapa da nossa vida e comemora-se a maior festa da cristandade que, graças à avidez do comércio, tornou-se a maior demonstração de solidariedade através da troca de presentes e tratamentos especiais nos cumprimentos, desejo de coração “Boas Festas e um Feliz Ano Novo” para todos os meus amigos de verdade, com a abrangência naqueles que ainda estão se aconchegando, e que em breve eu possa me orgulhar de poder dar essa titularidade, fortalecendo meu patrimônio!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário