Antonio Nunes de Souza*
Para quem não leu a crônica anterior, sintetizamos que entramos em contato com um quiromancista/astrólogo bastante credenciado e, começando os trabalhos, perguntamos: Quem será eleito para prefeito de Itabuna em 2012? E ele, sem pestanejar, começou a nos responder:
-Talvez essa cidade nunca tenha tido esse avalanche de pré-candidatos, contando inclusive com alguns com possibilidades remotíssimas que, por sentirem que o povo continua escolhendo mal, possa também dar oportunidade para eles, esquecendo que esse comportamento do eleitor de votar nos piores é fortalecido e estimulado pelas vendagens dos seus votos ou permutas de empregos e nomeações para eles e seus familiares, deixando o município entregue às baratas (ou melhor, aos ratos). Não existe a consciência do melhor. O importante é o mais conveniente para seus interesses pessoais!
-Estamos atravessando a mais vergonhosa política, onde presenciamos acordos de políticos com canalhas, corruptos, verdadeiros bandidos, mas, que detém a facilidade ou técnica de comprar votos canalizando-os para aqueles que abastecem os seus bolsos, e ainda como complemento, estes receberão cargos para distribuir com seus parentes e protegidos, ocupando posições sem terem nenhuma qualificação. Esse fétido comportamento tornou-se normalíssimo, causando náuseas aos homens de bem e perplexidade pela aceitação pública, mesmo sabendo que o prejuízo coletivo seja absurdo! Uma omissão covarde ou cegueira causada pelas vendas nos olhos confeccionadas com o vil metal. Uma verdadeira auto-fragelação coletiva!
-A extensa relação de candidatos masculinos, encabeçada pelo Capitão Azevedo, que deseja a reeleição, é seguida de Vane, Roberto, Ronald, Wenceslau ou Davidson, ainda pode-se levar em conta a volta de Geraldo Simões e Fernando Gomes e os desejos latentes dos deputados Augusto e Santana, fora aqueles outros que querem brincar de políticos aparecendo apenas nos cenários da mídia. Já na vertente feminina contamos com Juçara Feitosa. Acácia, Maruse, Leninha e, provavelmente, outras poderão aparecer no decorrer, já que estamos atravessando a invasão benigna das mulheres em todas as áreas, principalmente depois do tabu quebrado pela presidente Dilma.
-Assim sendo, contabilizamos mais de uma dúzia de pretendentes que contam com seus partidos e os apoios de outros pequenos ou grandes, desde que tenham recursos para bancar os famigerados parceiros e chances de uma disputa nas urnas. Fora isso, será mais um decepcionado, com dívidas e a certeza que bancou o iludido idiota mordido pela mosca azul!
-Com esse preâmbulo explicativo de uma realidade que em nada nos honra, passarei agora a, individualmente, falar das qualificações e possibilidades de cada um, chegando a uma filtragem considerando as reais possibilidades!
Novamente, pelos detalhamentos expostos, o alongamento do texto nos obriga a fazer mais uma continuação, na certeza de estarmos apresentando uma explanação técnica/política/social que será de grande valia para todos os munícipes!
Não deixe de ler o desfecho final e veja se você concorda (sem grandes paixões ou radicalismos) com o nome que, provavelmente, nosso Mago político apontará como o mais provável vencedor!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário