quinta-feira, 28 de agosto de 2025

VEJA ATÉ ONDE VAI A SUA CULPA! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Para que você possa avaliar quanto tem de culpa nesses resultados tão cruéis, torna-se importante ler, atentamente, esse fictício depoimento na delegacia de polícia, que com algum esforço e tristeza farei abaixo, mostrando grandes verdades existentes, os motivos, as culpabilidades, as persistências de comportamentos, e o pior de tudo, os desastrosos resultados!

Durante o relato, será usado um linguajar normal e natural usado na criminalidade e nas favelas, inclusive com erros de concordâncias, palavras, abreviaturas, etc., sem também que sejam considerados nomes feios e chulos, mas, comumente e corriqueiramente usados no dia a dia da marginalia!

Em frente ao paciente Dr. José Antonio Pinto, delegado do Terceiro Distrito Policial, estava o bandido e criminoso João Nilton da Silva, 16 anos, prestando o seu depoimento para, posteriormente, ser entregue à justiça para as devidas providências!

Assim ele começou seu depoimento:

-Dotô reconheço tudo que dissero de mim e não nego que roubei, matei e já cometi outros crime desde meus 13 ano. Não tenho nenhum rependimento e se duvidar, quando saí dessa, sou capaz de continuar da merma forma, roubano e apagano gente, basta que seja priciso. Mermo com minha pouca idade, quem veve em favela envelhece rápido, toma conhecimento das coisas muitas vez até apulso ou pela necessidade, basta que ele sinta na carne e na pele o desprezo e nojo que a sociedade tem por nois, tratano agente como bichos ou animais nojentos e perigosos.

-Sou filho de pai desconhecido, já criança via minha mãe transar com vários homens, para conseguir o pirão dos 3 filho. Ela comprava dropes e chocolate batom pra agente vender nos sinal e nas ruas, pra ajudar em casa, e o que eu sofria era foda ver a grande maioria fechar o vridro em nossas cara, nos xingar, e seus filhos no banco de traz com risadas de deboches darem adeus e fazendo careta. Mostrano com isso as sua superioridades e nos desprezano como se estivesse ofendeno eles, já que apenas agente queria ganhar uma merreca para ajudar nas despesa. Na minha favela, como em muitas outras, a escola era uma merda, cheia de goteiras, sem merenda, professores putos da vida por seus salários serem pouco e sempre atrasados. Não tinha condições de comprar livros e cadernos, então frequentar aula pra que? Era melhor fazer entrega de drogas para os traficantes que nos tratava bem e a grana era certa. Resulvi voltar a ser honesto e fui para os faróis com um litro de água e um limpador para lavar os para-brisas. Foi pior ainda, pois não ganhava porra nenhuma e ainda éramos xingados de filhos da puta e que se afastasse do carro. Então passei a ser sacana e me vingava desses merdas colocando um prego, e quando ele acelerava ia levando um bonito arranhão na pintura. Achando pouco, pelas ofensas e desprezos recebidos, passei a usar uma garrafinha de mineral cheia de solução de bateria, que jogava um pouco nos tetos e com o sol queimava a pintura. Uma vingança filho da puta, mais essa raça de sacana mericia!

Fui cresceno sem nenhuma portunidade, morano numa merda de um barraco de madera e flandes, completado com papelão, dormindo 4 pessoa no mermo quarto. Sem emprego, faltando tudo, as vezes apareciam uma porrada de madames dondocas, com um fotografo de revista e TV, levando umas merdas de roupas velhas, apenas para aparecer como notícia. Grande tropa de putas descaradas, achano que estavam colaborano até mais do que podiam!

Dos meus 15 anos em diante comecei a entrar no crime pesado, roubano, assaltano, vendeno drogas nas portas de escolas para os riquinhos discarados, que tinham tudo e se metia em vícios. Já devo ter matado várias pessoas, ou atirado apenas por ódio e raiva desse tratamento podre que recebi, e o povo pobre continua recebeno dessa sociedade falsa, e mais bandida que nois, que só cuida dos seus interesse. Os pobres que vão para as putas que lhes pariu!

Não atinano eles, que com esse comportamento escroto, estão a cada dia criano pessoas iguais a mim, que eles cinicamente, chamam de monstros. Não percebeno que somos apenas frutos do que eles plantam e continuam plantano e, vergonhosamente, só fazem colocar a culpa nas costas do governo!

-Dou risadas largas em ver esses sacanas trancados em casa, com medo de sair nas ruas, se cagano de medo de morrer, e nois livres e fazeno tudo que eles merece, e procedeno como os bichos que eles mesmo criaram. Enquanto esses filhos da puta forem ruim, nós procura ser pior. Sei que a qualquer hora vou morrer, então aproveito, ganho dinheiro e, imediatamente, gasto com bebidas, drogas e as puta!

Com minha idade, devo tirar três ou dois ano de cadeia e, certamente, voltar as mermas façanhas, já que a podre sociedade e a política não muda em nada. Com essa puta cegueira eles se fode e nois botamo pra foder também!

Terminado o depoimento, o escrivão que fazia a lavratura, olhou para o delegado e deu por encerrado, tirando duas cópias na impressora!

O delegado chamou um policial e mandou que essa fera fosse posta na jaula, sabendo ele, que milhares iguais estão circulando pelas ruas das cidades. Seria bom que essa acomodada e idiota sociedade, lesse esse depoimento, passasse um filme em suas memórias, e vissem quantas vezes se comportaram dessa forma descrita por esse perigoso marginal, e “VEJA ATÉ ONDE VAI A SUA CULPA!”

“Quem planta cactos, só pode colher espinhos!”

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

O VERÃO SEMPRE É EXCITANTE! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Todas estações tem suas características. Umas mais românticas, outras chuvosas e tristes, e o nosso verão, talvez pelas lindas praias das cidades brasileiras, as coisas correm mais soltas, as roupas são mais generosas e lindamente decotadas, as festas mais “assanhadas” começam a ser realizadas desde Natal, indo até ou normalmente, depois do carnaval batendo-se com a quaresma!

Podemos classificar o verão como o dono da bola, para as diversões, eventos e alegria de todos!

O fato é que Manoel Batista, engenheiro dos bons, comprou um terreno em Porto Seguro há alguns anos, e resolveu construir uma gostosa e aconchegante casa de praia. E contando com sua administração e experiência, tudo ficou pronto em dez meses, já dando margem a usarem no verão de 2019. E assim foi feito: marcaram a inauguração com uma grande festa, muitos amigos convidados para o evento de Manoel, Tereza sua esposa e com sua linda filha única Maria do Carmo, moça de 16 anos, mas, já um mulherão para ninguém ter motivo pra botar algum defeito!

Contrataram um bom churrasqueiro, um conjuntinho de pagode, e em volta da piscina, o couro comeu solto até o dia raiar!

Como sempre acontece, apareceram uns poucos penetras, que Manoel abriu mão pela sua bondade. Um dos indivíduos, moreno queimado do sol e sarado como um manequim, impressionou muito Maria do Carmo, que dando mole, ficou agarrada nele durante todo evento, apenas desaparecendo por mais ou menos uma hora, pois, já animados pelas cervejas, foram para o quarto dela, e sem choro nem lamentações, mandaram ver uma transa das mais gostosas e deliciosas possíveis, deixando os dois super alegres e satisfeitos, sendo que ninguém percebeu a saída esperta do casal. E já com o sol despontando, todos  os amigos e convidados começaram a se despedir!

Dia seguinte, Carminha como era chamada, acordou arisca e louca para ver novamente seu parceiro da noite anterior. Mas, infelizmente, quando foi procurar informações na vizinhança, todos disseram que ele era da Paraíba, e estava apenas acampado lá na praia, porém, pela manhã, passou aqui com sua barraca e sacola nas costa, dizendo que estava indo embora!

Gracinha, para que seus pais não percebessem, foi para o quarto chorar pela decepção que estava sofrendo!

Passados 20 dias, ela não conseguiu nenhuma pista de Raphael, que nem seu sobrenome alguém sabia. Entretanto, não deu para se esquecerem de vez do rapaz, pois, por ironia do destino, gracinha ficou grávida, causando o maior desgosto aos seus familiares!

Entretanto, não tendo alternativas, resolveram ter a criança e cria-la, coisa se fosse um dádiva de Deus, que assim quis!

Hoje, Manoel Batista Neto tem cinco anos, e está todo enfatiotado com paletó e gravata borboleta, levando as alianças na frente do casal: Maria do Carmo e Arthur (seu novo amor) que na igreja seguem para o altar mor ao som da marcha nupcial!

Essa foi uma aventura que terminou como nas novelas, mas, na maioria da vezes, esses casos destroem uma família, interrompe estudos, trabalhos, ainda provocando preconceitos de amigos e parentes, ou outras sequelas para toda vida!

Em nenhuma hipótese sou contra a relação sexual, mas, a pessoa deve ter, pelo menos, o cuidado de escolher e examinar bem as possíveis consequências, usar preservativos, principalmente evitando ocorrer uma inesperada gravidez, que o parceiro segure a barra e assuma sua responsabilidade. Fato que pouco acontece nessas relações intempestivas!

Isso foi no verão, mas, poderia também ser na primavera, outono ou inverno. O desejo sexual não escolhe estação climática. Está sempre evidente!

*Escritor, Historiador, Cronista e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 

terça-feira, 26 de agosto de 2025

ESSE ANO NÃO VOU BRINCAR! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

-Não acredito no que vocês está dizendo, minha filha, logo você que jamais faltou nas festas carnavalescas, rainha não oficial dos carnavais baianos?

-Pois é querida. Esse ano deu a maior merda do mundo, além dessas viroses assassinas. Porém, tive uma grande felicidade, acompanhada de uma preocupação e despesas extras, que me eram completamente desconhecidas!

-Abra o jogo que já estou curiosa para saber das novidades!

-Como você sabe eu sou super criteriosa, mulher com cabeça feita, mesmo com trinta dois anos, independente, boa formação profissional, sempre cuidadosa para não dar chance aos azares da vida e me complicar, mas, no ano passado, teve um noite que saí sozinha para dar uma volta na avenida, enquanto você ficava com seu namorado e, nesse passeio, dei minha vacilada imperdoável, e as coisas aconteceram de formas lindas e inesquecíveis, porém, deixando-me uma sequela deslumbrante linda, entretanto ao mesmo tempo, um pepino monstruoso para descascar!

-Pô! Fala logo mulher, que merda foi essa que aconteceu!

-Parei numa roda de capoeira e, inesperadamente, surgiu um negro maravilhoso, elegante, ágil, bonito e sem aqueles horríveis cabelos de rastafári. Começou a dar lindos saltos e passes maravilhosos, que me impressionaram de tal maneira, deixando-me perplexa e de boca aberta. Minhas reações foram tão acintosas, que ele quando parou, encostou-se ao meu lado e perguntou se eu havia gostado!

-Claro que disse que sim e, sem pedir nenhuma permissão ele me abraçou e convidou-me pra tomar uma cerveja. Como se estivesse hipnotizada, o acompanhei, sentamos, conversamos, rimos, nos beijamos, e depois de algum tempo, me pegou pelo braço, levou-me em uma pensão barata, e fomos para o quarto transar de todas as maneiras que sabíamos e as que vinham cabeça, esquecendo das consequências posteriores, que achamos que só acontece com os outros!

-Nada lhe contei dessa aventura louca, achando que não seria importante, como também não se enquadrava em mim. Mas, quando cheguei em Curitiba, percebi que estava gravida, e como sou religiosa ao extremo, não quis de modo algum fazer aborto, preferindo ter a criança!

-Contando os nove meses da data do carnaval, meu pequeno Luigi nasceu, estando hoje com quatro meses de vida (ainda estou amamentando meu querido e inesperado filho!)!

-Assim sendo, achei melhor ficar cuidando da criança, segurar mais os meus ímpetos, tomar maiores cuidados com essas contaminações, pois, por incrível que pareça, não sei nem o nome do homem que me engravidou, pois, na roda de capoeira chamavam ele apenas de Exótico, e ele me disse que era de Ilhéus. Foi uma aventura louca e um passo em falso, que pensei jamais dar. Mas, um dia a casa caí e acontece com todos nós. E, mesmo tendo sido uma porra-louquice, foi um momento maravilhoso de prazer. Ele era um negão forte, bonito, carinhoso e muito bem dotado!

Com isso aprendi que devemos ser mais previdentes, nos policiar e medir as consequências, que podem causar tais problemas!

-Menina estou pasma! Logo você que sempre foi a mais ajuizada de todas nós, dar uma de cão sem dono, e ir parar nos braços de um desconhecido?

-Uma pena a sua ausência querida, mas as razões justificam e muito bem. Bom descanso, beijo no baby e, depois do carnaval, que esse ano vai ser bem maneiro, restrito a alguns eventos com números determinados de pessoas, comprovação de vacinação, e não sairão nem blocos nem trios, não vale mesmo a pena você se sacrificar. De qualquer forma, depois vou lhe ligar para contar como foram as coisas!

-Tchau Isabella querida! Tudo de bom e tenha seus cuidados para que não aconteça o que aconteceu comigo!

-Um grande beijo Virgínia, se cuide e até o próximo ano!

Carnaval é uma festa alucinante, sendo o da Bahia sacrossanto e pecaminoso, e ao mesmo tempo, uma grande armadilha cheia de boas alegrias ou complicadas consequências!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de letras!

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

O QUE É A VIDA? (Clique e leia)

 

                         Antonio Nunes de Souza*

Tem uma conotação divina

Todo mundo com ela se fascina

Descrevendo-a como bela.

Ah! Como essa gente mente

E quem ouve cala e consente

Com essa profunda balela!

 

Esse estado físico animal e humano

Dos estados é talvez o mais profano

Por não ser infinito nem eterno.

Às vezes retrata um lindo céu

Outras o sabor do puro e gostoso mel

Na maioria das vezes parece mais um inferno!

 

A vida não passa de uma extensa aquarela

Onde nós somos apenas uma modesta tela

Que ela tinge quando nos atinge.

Azul, vermelho, verde, cinza ou lilás

Poucas são às vezes, que usa o branco puro da paz

Porém, o homem traja uma redoma incolor e finge!

 

Se passarmos um filme da nossa pinacoteca

Veremos como a dita “vida bela” peca

Nos matizando com milhares de cores.

Nossas aparências mutantes e tão diferentes

Muitas com tons tristes, poucas com tons contentes

Representando necessidades, paixões e amores!

 

Vivemos com eternas lamentações

Econômicas e, principalmente, dos corações

Pedindo a Deus para sermos fortes nas dores.

Mas, todos os quadros seriam mais definidos

Se fossemos inteligentes e prevenidos

E pintássemos nossas próprias cores!

 

Por tudo isso que disse

Seja uma pessoa atenta

Pois, a vida não é mais nem menos

Que uma morte bastante lenta!

Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

domingo, 24 de agosto de 2025

BOBAGENS DA PERIGUETE! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Se não bastasse as idiotices e repetições de quadros com pequenas modificações na sua rica programação diária, apresentando cenários mirabolantes, uma série seleta de bonitinhas e bonitinhos ordinários nas suas chatas novelas, a permanente “periguete” TV Globo, sempre anualmente, nos empurra goela a baixo, seu idiota programa “Big Brother Brasil”.

Mas, deve-se isso a grande audiência dada pelo pobre povo mal informado, pouco estudado e preguiçoso de analisar as coisas com mais cuidados e maiores severidades, sabendo exigir qualidade e respeito!

Para qualquer cidadão de capacidade média, se desejar fazer uma análise, verá claramente, que trata-se de uma burla e armação traçada pela emissora, colocando uma mesclada equipe de competidores, como também de várias tendências sexuais, obviamente com uma quantidade maior de periguetes bonitas e saradas, para ampliar a audiência diária, vendo essas babacas com biquínis sumários, se agarrando, as vezes transando embaixo dos edredons, semi nuas nos banheiros e nas piscinas!

Suas festinhas são acompanhadas de drinques, que normalmente, faz com que muitos dos homens e mulheres se excedam em seus agarramentos e danças, procedendo como verdadeiras prostitutas, ávidas para alcançar o sucesso global!

O tolo povão, acreditando nas palavras dos mediadores, aceitam as votações através de ligações, mesmo sem ter uma comprovação honesta e clara. Pois, logicamente, vão ficando apenas, aqueles que estão dando boa margem de audiência, os que mais interessam a emissora, no intuito de agradar a plateia

 e bolsos da TV. Lastimavelmente, não podemos fazer nada para que seja minimizada essa farsa, a não ser fazendo essas crônicas de alerta, para que o povo exija maior qualidade nas programações, mais clareza nos comportamentos, principalmente, voltados para áreas educacionais. Chega de BIG BUNDAS BRASIL!

Tristemente, mais uma vez chamo a atenção do público para a dominação existente dessa emissora que, infelizmente, por ser a mais rica e aparelhada tecnicamente, tornou-se o exemplo de comportamentos, hábitos e costumes brasileiros!

Pense, reflita e se valorize deixando de ficar feito um bobo, torcendo por A ou B, pois, somente ganhará quem eles acharem que darão retorno de alguma forma!

É lamentável, mas, com dor no coração e na mente, teremos que suportar (eu não vejo nunca) mais uma vez, um programa idiota, falso nas suas atitudes, brigas e desavenças fictícias e sacanagens abundantes. Isso é o que nos oferece a grande emissora do Plim, Plim!

Essa emissora “Periguete” é realmente um grande perigo no direcionamento das massas. Se ela em uma novela, colocar as atrizes com uma pena de pavão enfiada na bunda, no outro dia os camelôs já estarão vendendo penas, e as ruas cheias de mulheres com até duas penas enfiadas no furico!

Pobre povo sem educação escolar, que se deixa levar através de mentiras, ao ponto de eleger um desqualificado como Bolsonaro, presidente do nosso querido país, e mesmo vendo todas as merdas que ele fez e continua fazendo com seus diabólicos filhos, continuam apoiando e adorando esses vermes imprestáveis!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 

sábado, 23 de agosto de 2025

PORQUE ENTREI NO ARMÁRIO! (Clique e leia)

 Antonio Nunes de Souza*

Geralmente, a grosso modo, pensa-se que muitos dos nossos hábitos, escolhas, comportamentos e atitudes, são decorrentes de preferências individuais de cada um, sem que tenha havido uma interferência de terceiros, ou muitas vezes, simplesmente por tendências ou influências!

Na verdade alguns casos significativos, são simplesmente em função da educação impingida pelos pais, com orientações errôneas desde a infância, direcionamentos e limitando comportamentos!

Não que queiram determinadas linhas de procedimentos, mas, baseando-se no passado, aprendido com seus pais, transmitem as mesmas opiniões, orientações comportamentais, muitos deles obsoletos e superados, sempre julgando convictamente de estarem na direção certa e correta!

Eu por exemplo, já com cinquenta e seis anos, advogada aposentada de um emprego federal, que me dá certa tranquilidade financeira e social, na minha infância, meus pais muito rígidos, porém, meigos e carinhosos, sempre determinavam que eu só brincasse com as meninas. Eles seguiam a já utrapassada regra que dizia: “Meninos brinca com meninos e meninas brincam com meninas!”. Essa frase eu ouvia cotidianamente, e como uma coisa normal, assim procedia obedientamente!

Nisso, fui me familiarizando com esse modelo de educação, cada dia mais enfronhado com minhas amiguinhas, nos bolinando pelas nossas curiosidades, e quando menos esperávamos, já estávamos nos esfregando, trocando carícias mais ousadas e eróticas, e já na juventude, começamos a sentir os prazeres deliciosos dos orgasmos!

Muitas de nós entramos nessa, e sem sombras de dúvidas, éramos e somos felizes até hoje. Sabe por que não mudamos? Porque, pela curiosidade, fizemos experiências com rapazes, e esses, além de não saberem nada, nem nos masturbar direito, os locais onde nos dão mais prazeres ao sermos acariciadas, e ainda só pensavam em gozar e logo depois, nos deixar a ver navios!

Desculpe os homens, mas, a grande maioria é de verdadeiros idiotas com relação a manter, dignamente, uma mulher feliz sexualmente!

Já com as mulheres a coisa é muitíssimo diferente, pois, elas sabem perfeitamente os pontos chaves, que fazem as relações serem agradáveis e gostosas, fazem e recebem carícias verdadeiramente essenciais na hora do sexo, e sinceramente, são muito mais fiéis nos relacionamentos, que os marmanjos com suas barrigas de tanquinhos!

Assim sendo, estou casada com uma outra mulher (não oficialmente) há 26 anos, somos felizes, ela é dentista e ainda trabalha, vivemos em nosso lindo e bom apartamento, viajamos muito pelo Brasil e exterior, e pretendemos oficializar nossa união, em adotar uma criança breve, para ser mais uma alegria em nossas vidas!

O que quis dizer com tudo isso, foi que, como muitos simploriamente dizem que nós, por opção única escolhemos essa vertente estão enganados. No meu caso e de muitas e muitos, esse tipo de educação, sem querer, direcionam os seus filhos, sejam quais forem os gêneros!

Hoje saio desse armário que entrei há tantos anos, mas, com segurança, tranquilidade e muita felicidade. Sinceramente, não tenho nenhum arrependimento e sou bastante feliz!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

O ESCANDALOSO ESTUPRO! (Clique e leia)

 

 Antonio Nunes de Souza*

-O senhor teria direito a um advogado contratado para defendê-lo, ou seja, um defensor público. Porém, preferiu fazer sua própria defesa. Quero alerta-lo, que seria melhor se seu julgamento, contasse com alguém com maiores conhecimentos das leis e melhores desenvolturas forenses. Falou o Juíza Lúcia Bonfim, dirigindo-se ao réu, que se sentava a sua frente, acusado de atentado ao pudor e estupro!

-Senhora Juíza, preferi defender-me, pois, somente eu poderia externar para os senhores, a mais pura verdade dos fatos, já que foram vivenciados por minha pessoa e, por mais perspicaz que meu advogado fosse, jamais poderia expressar o fato da maneira que realmente aconteceu!

-Então, vamos ouvir a promotoria, que representa a sociedade dessa comarca, para fazer a acusação. Com a palavra o promotor José Antonio dos Santos!

-Meritíssima senhora Juíza Lúcia, senhores jurados, estamos diante de um homem que, num ato insano e vil, invadiu a casa da sua vizinha em pleno dia, levou-a a força até o quarto, manteve relações sexuais duas vezes com a vítima, depois saiu calmamente de volta para sua casa, tomou um banho e, tranquilamente, foi dormir, como se nada tivesse acontecido. A vítima, ficou totalmente atordoada com a bestial atitude do seu vizinho, não reagindo em função da surpresa inesperada, e do medo de uma reação violenta, pois, ele parecia uma fera no cio, e somente depois de voltar a raciocinar melhor e tomar consciência do ocorrido, telefonou para a polícia, solicitando socorro e a prisão do réu. Quando os policiais chegaram, ela contou o fato com todos os detalhes do ato, apontando ao lado a casa do seu terrível e tarado agressor moral e físico, que a estuprou, com penetrações dolorosas e violentas!

-Os policiais a orientaram para aguardar o SAMU para leva-la para fazer o corpo delito, e formalizar a queixa, ao tempo em que se dirigiram a residência ao lado, para prender esse homem, que representa uma ameaça brutal para a sociedade!

-Os policiais tocaram a campainha e ele veio atender:

-Boa tarde!

-É o senhor Fernando Caldeloso?

-Sim. Algum problema?

-O senhor está preso! Dizendo isso, os policiais foram logo pondo as algemas, colocando-o na viatura e dirigindo-se imediatamente para a delegacia!

-Calma! Pelo menos me digam qual é a acusação?

-Você ainda pergunta seu bandido tarado! Você atacou e estuprou sua vizinha há duas horas!

-E esse homem, cinicamente, durante todo trajeto, gritava que era inocente, inclusive, chegando ao ponto de chorar copiosamente, mesmo depois de ser reconhecido pela vítima, na acareação no distrito, na hora que estava sendo lavrado o boletim de ocorrência!

-Como não houve nenhuma testemunha, quero apenas que os senhores ouçam o depoimento da pobre vítima que, mesmo tendo de passar por esse dissabor da publicidade do fato, preferiu assim proceder, para que monstros como esse, seja trancafiado no xadrez, fazendo-se justiça, para servir de exemplo!

Ouviu-se aquele sussurro na plateia, provocando um certo barulho, fazendo com que a Juíza Lúcia batesse o martelo solicitando silêncio!

Nisso a Juíza convidou a vítima para fazer sua narração do crime e, para encurtar, ela falou, literalmente, a mesma história que o promotor tinha relatado, isso entre lágrimas e soluços, fazendo com que o corpo de jurados se olhassem, e com um balançar de cabeça, demonstraram a repulsa ao hediondo acusado!

-Está com a palavra a partir de agora, o filósofo Fernando Caldeloso, Falou a Juíza Lúcia Bonfim, já demonstrando no rosto, o desprezo pelo réu, em função da sua condenável atitude!

-Senhora Juíza, prezados jurados e todos os presente nesse salão. Quero declarar para todos que estou sendo acusado injustamente, de um ato que jamais eu poderia cometer, digo até infelizmente, pois, para simplificar e acabar com essa farsa, peço licença a corte, para chamar na plateia o Dr. Adalmir Pacheco de Farias, que apresentará vasta documentação da minha inocência. A Juíza Lúcia, mesmo sobressaltada com a surpresa, consentiu, juntamente com o promotor José Antonio e, imediatamente, o doutor adentrou ao recinto privado, levando na mão um grande envelope, abriu e mostrou uma radiografia, provando que o senhor Fernando era eunuco, em função de um acidente de carro, acontecido há mais de 20 anos!

Foi uma zoadeira tremenda, a juíza voltou a martelar fortemente, determinando respeito e silêncio!

O promotor contestou a testemunha de última hora, alegando inclusive, que tudo poderia ser uma farsa para inocentar o réu e, de pronto, solicitou que a Juíza, juntamente com ele, fossem até uma sala ao lado, para comprovar, “in loco”, a alegada castração do réu!

Mediante o impasse, meio titubeando, mas, para proceder imparcialmente, seguiram imediatamente para um local privado, comprovando que o senhor Fernando era capado totalmente, inclusive o saco escrotal!

Ao voltarem ao recinto, o promotor pediu a absolvição do réu, a Juíza se prendendo para não rir, Fernando Caldeloso todo escabreado, e a vítima tremendo de medo da merda que tinha se metido!

A essa altura a Juíza perguntou, qual a razão da vítima, ter inventado aquela história absurda?

E ela, ainda chorosa, disse: Eu sempre fui apaixonada por Fernando, desde que ele veio morar em Itabuna, sempre dava algum mole, me insinuava, etc., mas ele nunca me ligou. Então eu resolvi me vingar, inventei esse estupro, para, como castigo, ele ser preso por ter me desprezado e esnobado. Agora eu entrei bem, vou responder processo de difamação e falsa acusação, e estou sabendo o “por quê” desse capado desgraçado, nunca ter ligado pra mim!

A juíza encerrou o julgamento inocentando o suposto réu e, ao mesmo tempo, o promotor entrou com uma queixa crime contra a mulher louca, que por um grande azar na vida, se apaixonou pela pessoa errada!

O pobre Fernando, envergonhado por todos da cidade passar a saber de seu segredo, foi embora morar em Portugal!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

UM ASSALTO SALVADOR! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Acordei sem ter dormido direito, já que estava preocupado com minha conta de luz e aluguel atrasados, perfazendo um total de R$ 1.325,50 e, infelizmente, eu só tinha em mãos R$200,00 no bolso, sem saber como resolver essa desagradável situação, que todo pobre operário sofre mensalmente!

Tomei meu café com pão, e saí às pressas para pegar o ônibus para trabalhar, cheio de desesperanças, uma vez que não tinha pra quem apelar como salvação do meu dilema!

Por ironia do destino, com menos de cinco minutos, três assaltantes dentro do ônibus, sacaram as armas rendendo todos, mandaram o motorista encostar o veículo e saíram vasculhando dinheiro, pulseiras, alianças e celulares de todos. Felizmente eu na agonia, esqueci meu celular em casa, mas, por azar, estava com meus R$200,00 no bolso, que me revistaram e levaram na hora, deixando-me com um ódio mortal, com vontade de bater no canalha até vê-lo morto. Mas, me segurei, pois seria perigoso enfrentar um homem armado. Todos apavorados, mulheres chorando, etc., e por sorte passou um carro da polícia, e vendo o ônibus parado num lugar proibido, encostaram ao lado. Aí, quando os bandidos perceberam, saíram às pressas pela porta traseira, sendo que o último deles ao virar para correr, bateu a bunda em meu ombro e, por seu brutal azar, sua carteira pulou do bolso sem que ele percebesse, caindo exatamente em meu colo!

Ainda assustado, olhei rapidamente o conteúdo e vi que estava recheada de notas de 100. Pensei em entregar aos policiais, mas, deu-me um estalo na mente, e guardando-a no bolso, pensei em dois velhos provérbios populares, que cabiam, exatamente, com a situação: “Deus escreve certo com linhas tortas”, e no caso Ele estava ajudando-me a pagar minhas contas. E o outro provérbio é o que diz: “Ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão”. No caso o miserável tinha levado meus 200 e como castigo tinha perdido bem mais!

Tranquilamente, coloquei a carteira no bolso, não quis ir a delegacia dar queixa, saltei, peguei outro Buzu e segui para o trabalho. Ao chegar, fui direto ao banheiro e, sorrateiramente fui olhar a quantia que tinha na recheada carteira e, para minha grande alegria, tinha exatamente: R$2.320,00, que daria para me tirar do sufoco, além de sobrar uma graninha gorda, para eu curtir um paredão com minha gata no final de semana!

Posso dizer que esse foi o dia que fui roubado e, minutos depois, fui ressarcido com juros, multas e correção monetária. Mas, mesmo assim, não quero que aconteça outra vez, pois, normalmente os resultados são perigosos e prejudiciais!

Não sei se fui certo ou errado, mas, para quem estava desesperado e aflito, posso até dizer que foi um milagre divino esse “assalto salvador!”

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 

 

 

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

TODO CEGO TEM SEU DIA DE VISÃO! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Todos nós no decorrer da vida, fazemos algumas coisas, que depois de passado algum tempo e paramos para pensar, chegamos a conclusão que agimos fora dos limites, exagerando barbaramente nas atitudes tomadas!

Pesquisando minha mente, atrás de algumas dessas lembranças inesquecíveis e tenebrosas, assustei-me completamente, quando me floresceu com clareza, que numa tarde de inverno estava eu na janela da minha casa, e chovia torrencialmente. Na rua encostado na parede tentando se proteger, havia um cego, provavelmente pedinte, com a aparência de uns 50 anos. Mesmo não estando bem trajado, estava barbeado e, infelizmente, todo molhado. Deduzi que era cego porque levava na mão, aquela varinha típica, usada normalmente pelas pessoas com problema de visão.

Eu, uma mulher viúva, ainda jovem, mas, muito prestativa e paroquiana, fiquei penalizada e chamei o pobre coitado para entrar e passar a chuva. Imaginando que seria minha boa ação daquele dia.

-Senhor entre aqui para passar a chuva. Pois, está forte e com tendência a aumentar!

Ele virou-se para o lado que tinha vindo a voz e, imediatamente, disse: Obrigado minha senhora, além de molhado estou tremendo de frio.

Andou tateando pela parede até encontrar a porta, que eu já abrira e estava a sua espera.

-Que Deus lhe abençoe pela sua bondade. Eu estava aflito e sentindo-me mal.

Apanhei uma toalha e dei para ele enxugar-se, mas, da forma que estava, nada adiantava passar o pano pelo corpo. Então, como ainda conservo algumas roupas do meu finado esposo, fui ao guarda-roupas e peguei uma calça e uma camisa de mangas compridas, levando para a sala e ofereci para ele se trocar.

Ele, mesmo sem enxergar, arregalou os olhos e novamente agradeceu a bondade. Eu o levei para um cômodo e disse que ele ficasse a vontade, e podia trocar de roupa tranquilamente estando sozinho.

Ele entrou e eu curiosamente e um pouco desconfiada, fiquei silenciosamente na porta olhando ele tirar e vestir a roupa que havia lhe dado. Quando ele baixou a calça, estava sem cuecas e pude ver como era grande o seu membro. Parece um absurdo, mas, imediatamente me deu uma tesão incrível, já que a muito tempo não via um homem nu.

Impetuosamente, como se fosse uma loucura, e era, encostei nele como se fosse ajuda-lo e, taradamente, peguei no seu grande e grosso cacete e comecei a alisar. Ele se assustou, mas, logo se aclimatou se excitando, mostrando sua virilidade e os acréscimos de alguns centímetros no seu também cego membro!

Sem ter vergonha por ele ser cego, comecei a tirar a roupa e começamos a transar desesperadamente. Eu pela minha secura de uns anos sem sexo, e ele por ser uma oportunidade rara em sua vida, nos deliciávamos nas melhores formas!

Acabamos de transar, ambos cansados, mas, saciados, foi quando me veio a cabeça a loucura que havia cometido. Ele tomou um banho, se vestiu, eu lhe dei um pedaço de bolo, comeu, agradeceu outra vez e pedi que fosse embora dizendo que foi uma loucura minha, que era uma beata que todos os dias a tarde frequentava a igreja!

Ele saiu, levei-o até a rua, pois a chuva já havia passado.

Pedi a Deus perdão pela minha loucura, pedindo que Ele me ajudasse a esconder essa atitude impensada.

Passados uns quinze dias eu estava com umas 12 paroquianas numa reunião das tardes na igreja quando, inesperadamente, alguém grita bem alto na porta: “Pelo amor de Deus, me diga quem foi a mulher que eu fodi?”

-Eu, ao ouvir tal pergunta, desmaiei, logicamente, dando bandeira que realmente tinha transado com o cego. As religiosas ficaram horrorizadas, me deixaram deitada no sofá já me recuperando, e já sozinha, ainda tive forças para gritar:

“Vá embora seu cego ingrato filho da puta!”

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

terça-feira, 19 de agosto de 2025

COMO FOI A VOLTA SECRETA DE JESUS EM 2021!

 

                                                                                                                Antonio Nunes de Souza*

Guardei por alguns anos esse segredo. Porém, somente agora que Ele consegui de safar, resolvi contar para todos esse incrível retorno do Homem de Nazaré, utilizando a gravação que fiz, pessoalmente com o filho de Deus: 

-Esperei 2021 anos para retornar a terra, muito embora durante todos esses anos tivesse vontade de voltar repentinamente, para dar uma lição aos homens que aqui deixei, pois, eles não entenderam absolutamente nada do que ensinei, principalmente a maior lição de vida que alguém poderia dar, que foi morrer crucificado em benefício de toda humanidade!

Por que será que tudo que fiz não mudou o comportamento humano?

Será que meu Pai criou o homem com sua semelhança, e se esqueceu de ampliar a importante parte cerebral?

Não creio, Meu Pai não erraria tão primariamente! É provável que a falha tenha sido ter dado livre arbítrio a um ser em fase experimental. Ou então Ele confiou muito em mim, para que, com minhas palavras e meus exemplos, fizesse dos homens uma real semelhança divina. Mas, com apenas trinta e três anos de vida, foi curto para mim esse tempo de doutrinação. Talvez se eu tivesse ficado entre eles por mais uns quarenta anos, imagino que as coisas seriam diferentes. Pois, arregimentaria um maior número de apóstolos (pelo menos mil, em vez de doze), teria construído uma praça imensa (tipo a praça vermelha) para minhas pregações, ressuscitaria centenas de pessoas, em vez de somente Lázaro, em vez de multiplicar os pães, eu deveria ter instituído o programa Fome Zero com milhares de padarias, em vez do milagre do vinho numa simples festa, deveria ter aberto alambiques de aguardente de cana para angariar maior simpatia e adeptos (talvez até algumas cervejarias que já descessem redondas nas goelas pecadoras). E, por último, em vez de me deixar crucificar com apenas dois ladrões (que aqui tem muitos), o mais sensato seria, no mínimo, uma centena de cruzes ao meu redor e, como últimas palavras, teria dito: Pai, não os perdoe!  Pois eles sabiam o que estavam fazendo, e sabem muito bem as blasfêmias que estão dizendo!

Mas não. Fui querer ser bonzinho e confiei nesse bando de pecadores sem escrúpulos, e olhe o resultado!

Seguramente, quem me caguetaria hoje não seria um Judas qualquer, e nem seria por apenas trinta moedas. Provavelmente, seria um deputado ou senador da república que, colocando uma escuta no meu celular, ou uma micro câmera, saberia imediatamente das minhas intenções de mudar o pensamento do povo, e me entregaria de bandeja a polícia federal. Olhe Pai, eles quando pegam a gente, metem o cacete, colocam no pau de arara, dão choque no saco (o Senhor não tem isso e nem imagina como dói), estupram e dão sumiço no corpo que, para se encontrar o cadáver, só com um bom milagre!

Coroa de espinho, carregar cruz, afogar em piscina e crucificar, isso aqui é trote de universidade, que eles fazem como diversão no início das aulas!

Entretanto, estou vendo que tudo pode ser mudado. Lógico que será difícil, uma vez que hoje ninguém confia em ninguém, e eu não posso nem dizer que sou Jesus, senão eles me colocam num hospício, ou então por descrença, me matam e cremam para que as possibilidades de uma nova ressurreição seja remota!

Pai, me leve de volta o mais breve possível, pois, não gostaria de tentar esse milagre (tenho até medo), mesmo contando com sua ajuda, uma vez que o Satanás aqui joga solto, representado por uma porção de pastores sugadores de dízimos e um tal de Pix, e têm o maior prestígio com os fiéis, pois, a maioria é de “Maria vai com as outras”!

Nem os milhares de evangélicos estão conseguindo dar vencimento aos pecados do dia a dia, vão nas passeatas gritando “Mito, Mito, Mito, para um canalha, pensando que com isso todos irão para o céu. O Papa anterior coitado, morreu sem falar nem andar. Creio até que foi de desgosto e desilusão. E o pior Pai, elegeram um novo com espírito alemão. Aquele povo nazista que derretia os judeus pra fazer sabão, lembra-se?

Criaram aqui a figura de “político” que é uma desgraça. Só pensam em encher os bolsos e massacrar a humanidade através de guerras, no intuito de maiores poderes e riquezas!

 No meu tempo o Senhor de todos era você Pai. Hoje é um tal de dólar, que por sinal já está perdendo o lugar para uma novidade chamada Euro!

Nas minhas reuniões festivas só se sentia o cheiro dos incensos e a alegria era espontânea. Agora, qualquer festinha, ou nas casas noturnas, só se cheira cocaína e tomam até um tal exctasy, Pai. Dizem que dá um barato legal e deixa o cara doidão que sai muito caro. Graças a você Pai, estão abandonando o vício do cigarro, mas, em compensação, o uso da maconha está aumentando muito, e ainda querem aprovar a legalização, dizendo que é remédio. Vê se pode Senhor?

Assim sendo, vou Lhe mandar um bilhete através da pomba da paz:

Querido e sagrado Pai,

Como nos dias atuais, não me é possível sair gravitando pelo espaço, para voltar para o céu (pois eles me abateriam com fuzis como fazem com os pássaros), peço-lhe o favor de mandar um disco voador bastante robusto, para que eu volte urgente para o seu lado abençoado!

Do seu filho que tem medo de um novo fracasso,

                                  Jesus Cristo “O de Nazaré”

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

CREIO QUE É POSSÍVEL MINIMIZAR! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Dentro da normalidade, qualquer pessoa que ligue um rádio, TV, abre um jornal, ou entre na internet, imediatamente se bate com as notícias mais escabrosas sanguinolentas possíveis, relativas a roubos, assaltos, assassinatos, arrastões, sequestros, distribuições de drogas, vendas de armas, estupros, acompanhados de violências contra homossexuais, crianças e mulheres. Um verdadeiro massacre de notícias tristes, desagradáveis e, praticamente, repetidas em função da assiduidade que esses fatos acontecem e servindo de audiências desejadas!

Nem vou falar das muitas guerras espalhadas pelo mundo, que são transmitidas ao vivo e cores, que, logicamente, deixam as pessoas inseguras e apavoradas!

Será que essas apologias aos criminosos, contando suas podres façanhas, os moldes minuciosos que operam, apresentando eles para a sociedade como majestosos e grandes facínoras, capitalizando-os juntos aos seus colegas marginais, como sendo geniais nas artes dos horrores, fazendo com que sejam recebidos pelos seus podres colegas nos presídios com tapetes vermelhos e, consequentemente, com condições de chefiar quadrilhas internamente, já que são de altas periculosidades, e devem ser respeitados pelas arraias miúdas dos presídios, é uma maneira   interessante, benéfica e eficaz para a sociedade? 

Estar enfatizando constantemente, que não existem condições de manter presos os menores por falta de espaço físico nos reformatórios, e que os crimes dos menores de 18 anos, simplesmente, passam três anos detidos (quando possível) e depois postos em liberdade?

Esses não são fatores, que para aqueles já são profissionais, continuarem suas práticas, tranquilamente, beneficiando-se das leis?

Normalmente, quando ocorrem fatos grotescos e horripilantes envolvendo menores, a mídia passa dias repetindo a ocorrência em diversos ângulos e mínimos detalhes, enaltecendo as habilidades e destrezas dos crápulas, colocando-os como heróis perante seus bandos de canalhas. Cada um dos veículos da mídia, querendo mostrar mais minuciosamente possível os fatos, que para a bandidagem, não passa de uma grande melhoria curricular perante a criminalidade!

Fora esse lado triste e desagradável, onde a sociedade fica cheia de pânicos e receios, as crianças inevitavelmente, também presenciam tais reportagens, já que ocorrem diuturnamente, sentem uma pressão psicológica que, certamente, lhes trazem transtornos comportamentais!

Supomos que, se fossem esquecidas as manias e idéias de levar as notícias com doses de escândalos para captar audiências, comunicassem os fatos de maneiras menos espalhafatosas e repetidas, teríamos noticiários mais adequados e coerentes, menos sanguinolentos, e não teríamos o desprazer de ver “elogiosamente”, que determinados marginais comandam, praticamente, todos os grandes desmandos que acontecem hoje pelo nosso país, mesmo estando em suas celas de presídios especiais!

Creio que, com um pouco de boa vontade, pode-se mudar e minimizar essa enxurrada de criminalidades, tornando mais audível e visível nossos noticiários!

Por mais que penso, imagino, analiso, não consigo entender, como os chefões das diversas facções, por dezenas de anos, comandam imensas quadrilhas, estando todos isolados em cárceres de seguranças máximas. Gostaria de uma explicação plausível e convincente!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

domingo, 17 de agosto de 2025

PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Falar sobre esses assuntos, que em algumas ocasiões se faz necessário, não para ser um “discriminador” a mais, querendo discriminar outras pessoas ou crenças, hábitos e costumes. Pois, se assim fizermos, cairemos no popular ditado, que diz: “o torto falando do aleijado”, já que todos nós pertencemos a alguma das correntes!

Entretanto, sempre precisará que esse péssimo hábito e procedimento, completamente enraizado nas cabeças e mentes das pessoas, sejam refletidos de uma maneira mais humana, mais justas e lógicas, para também não cair no outro adágio popular, que se usa comumente: “macaco não olha para o rabo!”

Tem-se e presenciamos fortemente, cotidianamente, o enorme preconceito racial e discriminação com a etnia negra, comportamento completamente injustificado, pois, estatisticamente, já somos considerados um país mestiço, dada nossa miscigenação crescente, e o acatamento em nosso país de pessoas de todas as partes do mundo!

Raríssimos podem se considerar como de etnias puras, por estarem chegando agora em nossa terra, mas, rapidamente, se misturam e se agregam familiarmente, dando continuidade as nossas deliciosas e maravilhosas florescências multicores!

Então...como pode-se ter o direito nocivo de cultivar preconceitos nessa vertente?

Simplesmente um comportamento tolo e descabido, uma vez que, quando esses bobos menos esperam, suas filhas se enamoram e casam com mulatos, pretos ou sararás, lhe dando netinho com cabelos pixaim, ou narizinhos chatos. Portanto, se faz mister que fiquemos mais dóceis nos julgamentos, e aceitar com carinho todas as pessoas com as igualdades merecidas. Não existe etnias superiores. O que existe são as oportunidades escassas para as classes mais pobres, que normalmente são negras e negros descendentes dos sofridos escravos!

Quanto a discriminação na área do sexo, essa é mais que descabida, pois, devemos e muito, respeitar as preferências de cada um, desde que não ultrapassem os limites, envolvendo ou prejudicando outras pessoas. A liberdade desse comportamento, hábito, preferência, ou costume, trata-se de uma escolha livre e cheia de direitos, não só sociais, como atualmente, perante as leis!

O preconceito social é, simplesmente, o mais asqueroso de todos, pois, trata-se de um egoísmo cruel, falta de solidariedade, omissões nas ajudas necessárias, fazendo com que essas pessoas sejam oportunizadas, e possam alcançar e realizar seus desejos, projetos e sonhos!

Nessa área, se procedida de uma forma mais humana, teríamos uma resposta deslumbrante e, consequentemente, maior e melhor crescimento do nosso lindo país, mostrando-se mais humanizado!

Que tal vocês pensarem e refletirem se não estão sendo, erroneamente, “preconceituosos e discriminadores”?

“Nunca esqueça que você tem todo direito de olhar e não gostar. Mas, tem o dever de ver e respeitar!”

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

sábado, 16 de agosto de 2025

UMA LIBERAÇÃO RELIGIOSA IMPERATIVA! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Mediante os desagradáveis e condenáveis acontecimentos em todo mundo, ligados diretamente a nossa religião Católica Apostólica Romana, resolvi fazer sérias reflexões, estudos, estatísticas dos prós e dos contras e, com segurança e certeza de estar desejando algo de suma importância, que minimizará, talvez até chegará a zero, as graves e abusivas ações de homossexualismo, pedofilia, assédios, amancebamentos, além de outras atitudes sórdidas e fora das normas dogmáticas da Igreja!

Com essa posição altamente responsável, para tomar decisões dessa ordem, tenho que me apresentar para vocês: Eu sou o Papa Anatólio VII, estamos no ano de 2051 e, com os problemas acima citados, estou convocando um Sínodo, convidando todos Bispos do mundo, nos reuniremos em um estádio com portas fechadas, ocasião que lançarei as minhas inovadoras ideias, para serem votadas, através de maquininhas que cada um portará!

A explicação que dei acima, foi para que me fizesse ser melhor compreendido por toda e qualquer pessoa!

Vinte e cinco de dezembro, dia do nascimento de Jesus Cristo, foi o escolhido por mim, já que foi o dia que marcou e perpetuou o catolicismo!

Chegado o dia, o estádio lotado, pois, resolvi também levar os Cardeais, um silêncio sepulcral que podia se ouvir o zumbido de uma mosca voando, uma vez que, todos morriam de curiosidade, sobre os assuntos que seriam tratados, para que se reunisse a força máxima da instituição. Entrei no palco lindamente arrumado e decorado com rosas brancas, e comecei a falar:

Prezados e caríssimos irmãos, esse Sínodo tem uma significação bastante especial e, principalmente, vanguardista. Gostaria de tomar determinadas deliberações bastante necessárias, mas, que sejam de comum acordo com a maioria dos senhores, que são os graduados ministros de Deus. Como já sabemos, mas, aproveito para relembrar, que nos tempos primórdios a Igreja que sempre esteve ao lado dos reis e imperadores, nas suas conquistas, sempre destinavam um quinhão substancial para as congregações, os fiéis também não deixavam de dar suas ofertas e oferendas e, assim sendo, os padres, frades e freiras, quando morriam, e a média de vida era de 40 a 50 anos, seus bens iam para suas famílias. Então, um Papa que me reservo a não citar o nome, exigiu que fossem feitos os votos de pobreza, celibato e castidade, ficando seus bens para a Igreja em caso de morte, sendo todos solteiros. Isso foi aceito na época, pois, tinha os avais dos reis, e logicamente, teria que ser obedecido sem nenhuma reclamação. E isso vem perdurando há séculos e mais séculos, fazendo com que aconteça os casos absurdos de homossexualidades, pedofilias, amantes, freiras seduzidas por frades e até por civis que, tristemente, envergonha a religião, mesmo que isso aconteça também em outras religiões, mesmo existindo o sacramento do casamento!

Já prevendo o que iria propor, todos batiam palmas, gritos, fogos e todos de pé gritavam: “Pra acabar com esse imbróglio, somente Papa Anatólio!”

Pedi silêncio e recomecei a minha pregação de solicitação: Assim sendo, desejo liberar o casamento para os padres, frades e freiras, oficializar os que já tem amantes mulheres, casar, os que já tem seus maridos, direito de registrar e batizar os filhos e, finalmente, acabar com o voto de pobreza, pois, esse há muito deixou de existir, uma vez que os religiosos tem suas fortunas por debaixo do pano, usando o conhecido “laranja”. Vocês tem 10 minutos para dar os seus votos e, qual seja o resultado, vai vigorar a partir de primeiro de janeiro de 2052!

As palmas eram enlouquecedoras, gritos de amém, aleluia, foguetórios e, ao mesmo tempo gritavam: “Vou salvar o meu espólio, obrigado Papa Anatólio!”

Passados os dez minutos dado, todos já tinham votados nas maquininhas, que estavam interligadas ao computador do Vaticano e, logo chegou nas minhas mãos o resultado: 98% a favor e 02% contra!

Pedi silêncio novamente para dar o resultado: Meus caríssimos irmãos de sacerdócio, a maioria da votação foi para que...

-Antonio, acorda porra, são nove horas e você tem que fazer a crônica do dia cara! Isso foi meu irmão que chegara para me visitar.

-Que merda cara, você me acordou logo na hora que eu ia liberar geral a galera da Igreja!

-Que Igreja cara, tá maluco. Você surtou?

-Não é nada não meu irmão, foi eu que estava sonhando. Se bem que seria bom se fosse verdade!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membrod fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

UMA LIÇÃO DE VIDA! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Esta carta foi enviada ao diretor de uma universidade, que havia oferecido um almoço em homenagem às pessoas idosas da comunidade.

Durante o almoço, uma das senhoras convidadas de idade avançada, ganhou um rádio num sorteio realizado com os cupons que foram entregues na porta. Dias passados ela escreveu uma carta emocionada em agradecimento aos promotores do evento!

Este relato é uma homenagem a toda a humanidade, e serve para refletirmos sobre as relações humanas!
Vejam que lição de vida bastante interessante e meia  ou completamente surreal!

Numa reunião geral para falar dobre o sucesso do evento, um aluno da Universidade levantou-se e dirigiu-se para o púlpito e começou a ler a carta:

-Caros alunos e membros da direção dessa magnífica escola, Deus abençoe vocês pelo lindo rádio, que ganhei durante o almoço em homenagem aos idosos. Eu tenho 84 anos e moro em um lar de velhinhos carentes. Toda a minha família já faleceu, e não tenho mais parente. Por isso, foi muito reconfortante saber, que existem pessoas que ainda levam em consideração, o meu bem estar e paz de espírito. Aqui no nosso Lar, divido o quarto com uma companheira mais idosa do que eu, ela tem 95 anos de idade, que não pôde comparecer ao almoço, por estar muito deprimida!
Durante todos estes anos em que convivemos, ela teve um radinho como o meu que lhe fazia companhia constante!
Ela nunca permitiu que eu ouvisse o rádio dela, mesmo quando estava dormindo ou ausente. E quando ligava colocava os fones de ouvidos, que eu nem conseguia ouvir algum ruído. Há algum tempo no entanto, o rádio dela caiu do criado mudo e se espatifou no chão. Foi muito triste para ela, que chorou muito!
Então, eu ganhei este rádio, e no dia seguinte ao almoço ela pediu-me para ouvi-lo, e eu disse:
-NEM FODENDO VELHA FILHA DA PUTA! Vá tomar no cu!”  
-Obrigada por vocês me proporcionarem essa inesquecível oportunidade, de poder vingar-me dessa velha sacana!

Atenciosamente,

                  Jacira Matoso

Todos se olharam e, por incrível que pareça, levantaram e entre gargalhadas, aplaudiram de pé!

Essas são coisas inusitadas, dessa vida louca que vivenciamos!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!