sábado, 13 de junho de 2020

SANTO ANTONIO MEU PROTETOR!

Antonio Nunes de Souza*

“Santo Antonio meu pai, cadê o pileque que não sai?”
Esse era o refrão usado por todos, no meu querido Santo Amaro da Purificação, nas portas das casas que faziam novenas para esse bendito Santo, que tenho o maior orgulho de tê-lo como meu grande protetor!
E, mais que depressa, os donos das casas mandavam que entrássemos e nos servia um cálice de um bom licor, canjicas, doces e salgados e ainda um santinho para cada um como lembrança, onde constava no verso os nomes dos patrocinadores daquela noite. Estes eram responsáveis pelas bebidas, iguarias, flores e enfeites do altar do glorioso Antonio!  

Era, sem dúvida, nove noites alegres, festeiras e religiosas, com a participação de todas as famílias da comunidade, sem os preconceitos habituais de outras localidades!
Tratava-se do prenúncio de São João que, nessa época, em todas as ruas da cidade tinha fogueiras, com milho assado, cozido, churrasquinho, batata doce, laranjas, licores de diversas frutas, sendo o de jenipapo, sempre o rei da festa!
As famílias de melhores posses comprava fogos mais sofisticados e tinham os horários determinados para soltá-los, para que os mais pobres pudessem levar os seus filhos para apreciar e se deslumbrarem com os coloridos!

Muito saudosista essa minha crônica, mas, justifica, pois, infelizmente, mesmo sem viroses e pandemias, nosso São João está mais para as esfregações nos forrós, mistura de todo tipo de músicas, danças e bebidas, comemoração tipicamente profana, bem diferente do passado. As festas apenas tem o nome do Santo, mas, são verdadeiras diabruras!

Guardo essas lembranças com todo carinho, tempo que o velho Ogum, meu santo precioso, era cultuado com a dedicação que Ele é merecedor!
“Viva Santo Antonio por hoje ser o seu dia!”

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letra-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: