As tias/mães!
Antonio Nunes de Souza*
Estamos nos preparando, já nas vésperas do dia que, com justa e honrosa dedicação, foi oficializado como o “Dia das Mães”!
Logicamente, como todos nós temos ou tivemos mãe, a sensibilidade da data faz com que não só relembremos fatos passados, como também observe o que acontece no presente. Carinhosamente, as professoras foram tituladas pelos alunos com a denominação de tia, obviamente, uma iniciativa das mães que, quando levavam seus filhos pela primeira vez as creches ou escolas, apresentavam para eles como aquela era uma nova tia que cuidaria deles. E, assim sendo, essa nomenclatura foi se enraizando de tal forma que, atualmente, tornou-se uma normalidade!
E, nesse artigo/crônica, nossa pretensão e desejo é de salientar como esse entrelaçamento entre a mãe e a professora é de uma preciosidade fantástica, pois, para os alunos, principalmente aqueles que por razões profissionais não desfrutam constantemente da presença materna, tenham em suas tias os carinhos, afagos e conselhos, aprimorando com dedicação não só a sua educação escolar, como também a doméstica!
Para que essas “tias/mães” desempenhem melhor essas dúbias funções, o Ministério da Educação, através das secretarias estaduais e os núcleos regionais de educação, proporcionam cursos, seminários, encontros, palestras, etc., principalmente com um cuidado e carinho maior, para as professoras ligadas aos colégios e classes de alunos especiais!
Portanto, recebam afetuosamente o meu abraço de parabéns, como reconhecedor desse digno trabalho agregado aos colégios, que honra e glorifica essa maravilhosa profissão. Tenho muitas saudades das minhas tias do passado que, com carinho, guardo-as em meu coração!
*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – Itabuna-BA antoniodaagral26@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário