segunda-feira, 11 de maio de 2015

A abolição dos negros!

A abolição dos negros!


Antonio Nunes de Souza*

Esperamos que as autoridades, sociedade organizada, colégios, escolas, faculdades, universidades e, principalmente, os professores, mais especificamente os licenciados em história, tenham a preocupação e sensibilidade de fazer palestras, seminários, projetar filmes e documentários alusivos a esse importante acontecimento, que é comemorado, nacionalmente, no dia 13 de maio!

Uma grande maioria das pessoas, através de estudos, leituras e troca de informações com amigos e colegas, tem conhecimento desse fato que, a Princesa Isabel a abolicionista, assinou a Lei Aurea que libertaria os escravos negros no Brasil. Porém, infelizmente, essa é apenas uma parte do acontecimento muito importante, mas, não tratou-se de uma benevolência e amor a causa, pois, na época, o Brasil sofria uma grande pressão de outros países, já que era ainda o último que continuava tranquilamente com a escravidão negra. Comportamento esse, condenado por todos!

Então, como uma simplificação na história, a informação reduzida e comumente dita é que D. Isabel foi maravilhosa e libertou os escravos por amor e bondade. Trata-se de um dos assuntos, como muitos atualmente, que preferem fazer certas omissões, jogando parte dos acontecimentos embaixo dos tapetes, deixando as imagens das autoridades numas posições confortáveis.

De qualquer forma, temos que comemorar com alegria o acontecimento desse fato, graças isso, mesmo sem terem recebidos apoios para continuarem a viver dignamente, muitos voltaram para suas terras e a grande maioria, mesmo sofrendo os preconceitos nada velados, procuraram meios de vida, formaram guetos e quilombos (alguns até hoje existentes) e lutaram e continuam lutando pelas suas verdadeiras liberdades e o reconhecimento do fantástico trabalho realizado na estruturação do país!

Vamos avivar a memória de nosso povo, transmitir informações a juventude, pois faz parte da educação preservar a nossa história, dignificar aqueles que fizeram e fazem parte dela, principalmente essa maravilhosa etnia que, a cada dia, demonstra ser inteligente, guerreira e vencedora em seus projetos e intentos!

Salve 13 de maio, mas, precisamente, os negros brasileiros!



*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras Itabuna-BA antoniodaagarl26@hotmail.com

Nenhum comentário: