quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Primeiros passos de Paulo Bicalho!


                                         Antonio Nunes de Souza*

Enquanto secretários e diretores de outras áreas estão engatinhando nas suas funções, dadas as inexperiências nos novos desempenhos, nosso competente e qualificado médico, Paulo Bicalho, já está dando seus passos firmes e direcionados a nossa maior, mais eficiente e necessária unidade médica, que é o HBLEM – Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães.
Nós do Rotary Clube de Itabuna, tivemos a oportunidade de ouvir uma palestra minuciosa e criteriosa sobre a situação encontrada na Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna, mantenedora do referido hospital, deixando bem claro o estado deplorável de abandono que, absurdamente, foi transformado, não oferecendo condições dos atendimentos mais básicos possíveis. Óbvio que o povo já tinha conhecimentos de tais comportamentos, através dos descasos nas receptividades dos pacientes que, infelizmente, eram passivos de óbitos por falta de medicamentos e equipamentos nos setores prioritários. Entretanto, numa manobra política desqualificada, as informações dadas a mídia pelas administrações passadas, eram calcadas em culpabilidades do governo estadual que não estava colaborando financeiramente com os recursos necessários. Mas, da maneira que estavam administrando tal unidade, somente uma canalização direta da casa da moeda, para atender os cabides de empregos e as benevolências com uma corrente de “gepones e fantasmas”.
O dr. Paulo Bicalho, presidente da FASI, esteve presente no Rotary C. de Itabuna, juntamente com a comprovada competente Miriam que está exercendo a função dupla de diretora administrativa e financeira, enxugando o “trem da alegria” que mantinha mais cargos que pacientes enfermos dentro da instituição.
Já começado um “faxinaço” altamente necessário, pois, em todos os setores, encontram-se portas, janelas, vidraças, vazamentos, umidades nas paredes, matagal nos jardins, cozinha, banheiros, etc., sem falar nas macas, cadeiras de rodas, bebedouros e mais uma seqüência de abandonos nas partes elétricas e hidráulicas!
Após essa sensata atitude, colocando a unidade em condições de aparelhá-la, conforme promessas do governo do Estado através da Secretaria de Saúde serão enviados novos equipamentos, que deixarão o HBLEM em condições invejáveis como foi entregue em 2005, já transformado em uma fundação aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito municipal. Vale dizer que, grosseiramente, nada foi respeitado dos estatutos da fundação, colocando administrações sem qualificações, somente para atender uma política contra a saúde do povo e em favores dos seus parentes e protegidos.
Lógico que a gestão plena não poderia voltar para enfrentar os desmandos que, notoriamente, foram culpados do cancelamento da mesma. Infelizmente a plena funcionava para plenos enriquecimentos de muitos que, em curto período, transformaram-se em fortunas plenas.
Parabéns ao prefeito Vane pela escolha e, tenha certeza que, nessa área, só receberá elogios, principalmente com as ampliações de atendimentos que muito breve estarão à disposição do nosso carente povo!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com –    antoniodaagral26@hotmail.com)

Nenhum comentário: