segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

À volta as aulas!


Antonio Nunes de Souza*

Depois de passeios, viagens, festas, veraneios ou mesmo em casa apenas brincando, lendo e escrevendo, os alunos estão de volta para suas jornadas escolares, muitos resmungando por terem que acordar mais cedo e, por uma causa justa e importante, passarem a dedicar um precioso tempo do seu dia estudando e fazendo seus exercícios preparatórios para suas provas.
Jamais diria que estudar é uma coisa chata, pois o chato não é o estudo em si, a chatice está presente quando não contamos com professores competentes e qualificados que se sintam comprometidos com as funções que estão exercendo e, sem sensibilidade, faz com que os alunos não valorizem as aulas, tendo como conseqüências uma deficiência de aprendizagem e saberes. Assim como, esse detalhe importantíssimo e, infelizmente, com um percentual nada simpático, aliado a liberdade imposta pelas puberdades e juventudes, complica mais ainda aqueles profissionais responsáveis que, com carinho, dedicação e sacrifícios, lutam por uma educação melhor em nosso país!
O governo tem procurado, através das suas secretarias estaduais de educação, melhorar cada vez mais o padrão e metodologia do ensino, testando vários e novos projetos, reciclando e capacitando os professores de todas as áreas, equipando todos os colégios com materiais áudio/visuais de ponta, facilitando as pós graduações, mestrados e doutorados, para que possamos nos orgulhar dos nossos colégios públicos capazes de oferecer para todos uma formação curricular do ABC até o PHD. Lógico que é uma missão árdua, complicada e demorada, mas, jamais impossível. Terá que haver além da boa vontade política e honestidade, a participação efetiva da sociedade e comunidades em geral.
Vale salientar que, aqui em Itabuna e em muitas cidades circunvizinhas, a DIREC 07, contando com o espírito de cidadania e esforços da Profa. Rita Dantas, que estruturou uma equipe dedicada, muitas coisas tem acontecido em termos de melhoramentos, além de ter sempre alguém para atender as necessidades e reivindicações de alunos e seus pais. Lógico que não se chegou ao ideal, mas, com os desenvolvimentos dos trabalhos em andamentos, a realidade já é mais clara e objetiva, deixando transparecer que a pretensão é benéfica e estamos caminhando na direção certa.
Desejamos que todos os alunos sejam bem-vindos nos seus colégios, nunca esquecendo quanto são importantes suas formações universitárias para alicerçarem com segurança o futuro do nosso país!

*Escritor–antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com – Membro da Academia Grapiúna de Letras

Nenhum comentário: