segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O destino da água!


                                    Antonio Nunes de Souza*

“Nessa eu não me engano,
O destino da água é entrar pelo cano!”

Nos idos dos anos cinqüenta, tive a oportunidade de ler na revista O Cruzeiro esse Haikai (poema estilo japonês) feito pelo nosso querido Millor Fernandes. E, pela verdade inteligente expressa de uma maneira tão simples e objetiva, jamais esqueci como também me lembro de outras das suas grandes sacadas com relação às coisas dessa vida louca!
Percebo agora, quanto ele com sua capacidade criativa, já vislumbrava que os homens, nas suas ganâncias financeiras, atribuindo tudo em nome do progresso, estavam a cada dia poluindo as águas, sem ter os cuidados necessários e importantes, imaginando que esta jamais faltaria, graças aos grandes mananciais existentes no mundo.
Infelizmente, esse insólito e ledo engano vem provando, cotidianamente, quanto errados estão esses capitães do progresso com seus poderes capitalistas e tendo apoios de políticos inescrupulosos, pois, cientificamente e tecnicamente, podemos afirmar que, se não forem tomadas atitudes enérgicas e imediatas para sanear e reverter uma série de projetos criminosos, salvando nossos rios e, conseqüentemente, dando condições humanitárias de uma sobrevivência futura, com abrangência da fauna e da flora, sofreremos as agruras da falta desse precioso líquido nas próximas décadas!
O povo humilde, lamentavelmente, maior e mais direta vítima em função das suas condições, sofre a maior penalidade proveniente das suas moradias desqualificadas e sem escoamentos sanitários, e além de já estar sofrendo sérios dissabores, são passivos de doenças provenientes do uso de uma água poluída ou mal tratada que, às vezes somente eventualmente, aparecem em suas torneiras.
Urge atitudes severas das autoridades e toda sociedade, no sentido de exigir dos políticos ações enérgicas e eficazes nesse sentido, apoiar projetos elaborados por profissionais competentes na área, como o de Profa. Maria Luzia, cientista e conhecedora profunda desse assunto que, com muita garra e luta, vem trabalhando pela despoluição do Rio Cachoeira que, pela estupidez dos homens, foi transformado em um grande esgoto sanitário.
Vamos cuidar desse assunto com maior seriedade, se é que existe interesse coletivo de conservar e deixar um mundo viável para nossos descendentes, não sejamos lembrados como egoístas e destruidores da natureza que Deus nos deu com tanto carinho!
Que o destino da água seja “entrar pelo cano”, mas, saudável e com a abundância que fomos divinamente agraciados!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)

Nenhum comentário: