terça-feira, 13 de maio de 2014

Que país desmemoriado!

Antonio Nunes de Souza*

Como lamentamos essa memória brasileira, principalmente a baiana, mais precisamente a da nossa região que abrange quase todos os aspectos, esquecendo-se, literalmente, de fatos, arquiteturas e acontecimentos que marcaram as suas histórias!
Esse puxão de orelhas, como um modesto historiador, prende-se ao dia de hoje, 13 de maio que, sem nenhuma dúvida, representou muito ao nosso Brasil, pois, em 1888 a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, dando liberdade aos escravos negros no Brasil. Entretanto, temos que salientar que essa postura e atitude, não foi exatamente por bondade ou benevolência principesca. Havia um interesse por trás disso, no sentido de procurar trazer imigrantes europeus para estimulas à agricultura e, possivelmente, com custos mais baratos que a manutenção da escravidão negra. E, para os escravos, não foram essas maravilhas todas, pois foram largados atôa, sem nenhuma assistência ou estruturas para suas sobrevivências, forçando a criação de favelas, bairros periféricos sem as mínimas qualidades, fome, doenças, mortes e desesperos, chegando ao ponto de terem saudades dos seus pelourinhos e trabalhos acorrentados e chicoteados, mas, tendo casa e comida!
Felizmente, e honradamente, por tratar-se de uma etnia lutadora e guerreira, mesmo sem as oportunidades que até os dias de hoje acontece claramente, estão provando suas grandes qualidades em todas as vertentes, ocupando espaços merecidos, enfrentando os ridículos preconceitos mostrando o orgulho da sua cor, chegando aos píncaros da gloria, até como presidente da maior e mais poderosa nação do mundo. E, com esses exemplos, devemos, com orgulho, respeitar, e muito, esse povo que ajudou a construir a nossa e varias outras nações do mundo, com sua força de trabalho e inteligência, mesmo, sendo tolhidos de uma educação escolar merecida!
Em uma das minhas terras, (pois nasci em São Paulo, cresci em Santo Amaro da Purificação e, em Itabuna, recebi meu título de cidadão itabunense, fato que me honra muito.) Santo Amaro celebra com uma semana de festas essa gloriosa data, apresentando uma série de eventos relativos a cultura negra, demonstrando o respeito e a gratidão pelo que representou e representam seus negros habitantes, juntamente seus descendentes mulatos pardos e sararás. Esse evento foi intitulado como o “Bembé de Santo Amaro”, termo alusivo e uma corruptela de candomblé, por ser a dança e religiosidade predominante na cultura africana!
Nada custaria que a mídia, escolas e instituições da sociedade, se manifestassem mesmo de uma forma simples, mas, fazer chegar ao conhecimento dessa nossa juventude quanto foi e é importante a etnia negra em nosso país!
Temos duas opções: Tomar “Memoriotol” ou vergonha!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna  - antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: