domingo, 29 de dezembro de 2013

Um ano de "Vane...ração"!

Antonio Nunes de Souza*

Aproveitei para criar esse neologismo, corruptela da conhecida “veneração’, para dizer algumas coisas sobre a administração do nosso prefeito Vane que, enfrentando uma série de problemas encontrados comuns em todos os inícios de gestões, montagem de uma equipe do segundo escalão do seu gosto e confiabilidade, muitas vezes, infelizmente, obrigado a ceder pressões e imposições de partidos que ajudaram para sua vitória, além da falta de recursos normalmente uma constante nos cofres das prefeituras nos inícios dos mandatos, está caminhando contra o vento e as tempestades!
Juntando tudo isso a veemente cobrança do povo em geral, exigindo imediatas providências para seus problemas, ruas e bairros como se dependessem apenas de algumas ordens, determinações ou desejos próprios, espalhando assim uma onda de condenações, comparações aos governos passados, ganhando como prêmio a velha adjetivação comum em todas as rodas de comentários jocosos e venenosos: “São todos farinha do mesmo saco!”
Mas, mesmo não tendo participado da sua campanha, pois minhas candidatas eram de outra linha partidária, não posso perder o bom senso de munícipe de respeitar e, logicamente, ajudar para que nossa cidade cresça, se desenvolva, tenha uma administração digna e respeitável. Jamais vestir o traje de carrasco opositor e torcer para que tudo dê errado, mesmo vendo que, se isso acontecer, o mais prejudicado é o povo. Porém, para esses, o importante é atrapalhar os bons resultados, para colher resultados futuros, usando a expressão conhecida por todos: “Eu não disse que não ia dar certo?”. Infelizmente, esse comportamento sórdido está tão enraizado culturalmente, que até o povo apóia e acredita nesses ávidos caçadores de poderes.
Nesse primeiro ano, ano de arrumação, adaptação ao cargo, entrosamento com os contatos estaduais e federais, levantamentos estatísticos, elaborações de projetos e um bom curso de degustação para ter que engolir sapos, cobras e lagartos, imagino que teremos um ano de 2014 com algumas novidades necessárias, fazendo com que tenhamos resultados visíveis como os que já estão acontecendo na FICC com Roberto, EMASA com Ricardo e no Hospital de Base com Bicalho. Sabemos que outras áreas estão tentando fazer algo significativo, mas, até agora, ainda não conseguimos ver o lógico é necessário.
Continuo solicitando que ajudem muito o meu querido amigo José Humberto Martins, titular da Secretaria de Indústria e Comércio, para que seja feito o saneamento do monstruoso comércio informal que, nesses últimos dez anos, tomou de assalto todas as ruas, praças e avenidas da cidade. Essa herança maldita deixada por todos os antigos prefeitos e secretários, precisa ser estruturada e organizada sem que haja prejuízos para os comerciantes informais credenciados e, logicamente, para os comerciantes estabelecidos. Nem cito os transeuntes, pois esses serão beneficiados automaticamente pelas liberações dos passeios e calçadas.
Finalmente, “mais um ano que passou e nossa cidade não pode ficar velha e acabada”. Vamos ajudar sem tendenciosidades partidárias!


*Escritor–Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna antoniodaagral26@hotmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei de sua sensatez e coerência. Me enquadro no rol daqueles que ajudaram a eleger o nosso prefeito, Vane do Renascer. Confesso que ouço muito boatos, verdades e inverdades acerca da administração atual, pois, existem muitos e tantos carniceiros torcendo pela desgraça do mandato. Sempre votei na oposição em Itabuna e, apesar disso, torci muito para que o ex prefeito, Cap. Azevedo fizesse um bom governo - coisa que ao meu ver não aconteceu -, pois, certamente quem ganharia realmente seria a cidade de Itabuna e seus habitantes. Infelizmente não vemos esse comportamento, pensamento na maioria absoluta dos opositores ao atual governo: tem gente fazendo de tudo para dar errado, para a coisa desandar, sobretudo, parte da IMPREN$A.
Neste primeiro ano, podemos elencar algumas mudanças e/ou esforço pela atual gestão:
1- Pagamento do saldo devedor herdado pela gestão anterior = +/- 16 milhões de reais;
2 - Licitação do lixo com valor de aproximadamente a metade do que era pago pela gestão anterior;
3- Negociação imediata com o funcionalismo e ganho real em seus vencimentos;
4 - Cidade mais limpa e recuperação, assim como construção de diversas calçadas..fato que vai ajudar muito na despoluição das ruas, haja vista que, os transeuntes deixarão de pisar na lama e depois melar o asfalto;
5- FICC com cara independente e ativa;
6- Reformas de postos de saúde;
7- Luta pela Gestão Plena de Saúde e conquista;
8- Luta pela ressurreição do HBLEM;
9- Moralização do quadro de funcionários, sobretudo na investigação dos desvios e desmandos na sangria das verbas públicas;
10- AQUISIÇÃO DO MAQUINÁRIO COM RECURSOS PÚBLICOS;
11- Aquisição de 04 AMBULÂNCIAS para bairros e distritos menos favorecidos.
Bom até aqui já foram citadas onze razões para que eu me encha de esperanças para que 2014 seja de muita prosperidade. Tenho certeza que se puxasse um pouco pela memória, haveriam muitas outras razões, mas vou deixar por conta dos urubus de plantões. Com a palavra.....
WAO