segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Doze homens e uma sentença!

Antonio Nunes de Souza*

O título acima é de um clássico da cinemateca mundial, que fez sucesso em 1957 como uma obra prima do suspense, realizado, praticamente, em uma sala apenas, todas suas filmagens.  Foi à estréia do jovem diretor Sidney Lumet que, até os dias de hoje, ainda faz o maior sucesso, prendendo a platéia por mais de uma hora de projeção! Uma das maiores interpretações do genial e saudoso ator Henry Fonda.
Aqui, na nossa aldeia tupiniquim, tivemos uma representação dramática ao vivo, desenrolada em várias salas as escondidas, onde onze jurados se reuniam com o próprio acusado e seus advogados de defesa, no sentido de conservar esses malditos votos e, naturalmente, modificar os dos restantes vereadores, conseqüentemente, inocentando um acusado completamente condenado, não só pelo Tribunal como, pelo povo, graças as suas desastradas ações durante sua gestão sem nenhum brilho ou respeito aos munícipes!
Felizmente, tivemos uma réplica com certa similaridade, porém contamos com onze homens e uma sentença que, mostrando as suas caras, votaram dentro de um critério correto, não se deixando vender pela troca de favores, cargos comissionados, votos extras ou outras coisas que fossem e, por respeito, medo, coragem ou dignidade, mantiveram a sentença já determinada pelo Tribunal dos Municípios, alijando, temporariamente, das fileiras políticas, aquele que foi o responsável maior dos erros cometidos!
A alegria contagiante por esse resultado, também nos deixou triste de presenciar, praticamente 50% dos vereadores (no caso dez deles), absurdamente, mesmo às claras, votarem pela inocência de um homem completamente culpado, através de provas cabais durantes todos os anos da sua desastrosa gestão, não tendo eles o senso vergonhoso de pronunciarem suas justificativas mais simplórias e insustentáveis possíveis. Obedecendo as instruções de seus partidos, corporativismo, amizade, pagamento de favores no passado, pensando em favores no futuro e outras desconhecidas coisas mais, esquecendo completamente que foram eleitos pelo povo para defender os seus direitos e não apoiar absurdos pensando nos bons resultados que terão e o município que exploda!
Foi uma vitória histórica, graças às pressões exercidas por muitos e uma derrota por ver que temos que agüentar uma grande parte de câmara, composta de vereadores que se preocupam apenas com seus benefícios!
Que esse fato seja o início de uma nova postura política na região!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


Nenhum comentário: