segunda-feira, 24 de junho de 2013

As passeatas no Brasil!

                            Antonio Nunes de Souza*

Continuo observando atentamente, mas, com parcimônia, todas as manifestações desejosas, tendo como primordial o aumento do transporte coletivo, agora, com observações lógicas de novos aderentes, passaram a englobar todos os outros pecados mortais praticados pelos políticos corruptos, incompetentes, omissos e inexperientes!
Embora, praticamente, toda mídia nacional e internacional, esteja elogiando esse grande movimento como uma iniciativa popular, para defender o país das garras dos políticos surripiadores do dinheiro público, continua na minha singularidade, sem acreditar que, sem incentivos políticos por trás, para enfraquecer o prestígio dos atuais governantes já preparando seus terrenos para voltarem aos seus poderes e, sem a menor cerimônia como no passado, deixarem as coisas correrem da mesma ou pior forma, tapeando nosso festeiro povo com pão, circo e futebol, certamente estaríamos todos voltados felizes para a copa que está sendo realizada!
Continuo enfatizando esse pensamento, que parece ser menos lógico na visão simplista de algum leitor, tendo como um grande fundamento já que estamos há várias décadas, para não dizer séculos, sendo explorados por uma gama substancial de oportunistas saqueadores dos cofres públicos, além de provedores de grandes negociatas vergonhosas. E, nosso passivo povo, jamais se aglomerou para fazer reivindicações em massa, apenas dedicando-se as queixas comuns entre si, porém encarando com normalidade que o político é para roubar mesmo e não adianta falar, pois nada acontece. Ou seja, já passou a ser uma atitude oficial ou oficiosa que, como boas ovelhas, temos que aprovar e sofrer com as conseqüências. Uma vez que as nossas obsoletas leis, feitas e aprovadas por eles mesmos, não tem como prendê-los e expurgá-los da política nacional. É com uma bruta e gigantesca tristeza que vejo esses homens serem condenados como corruptos e,absurdamente, esse mesmo povo os reelegem para seus antigos lugares para realizarem novas falcatruas!
Como é que esse mesmo povo tem coragem de ir para as ruas gritar com ênfase o refrão: Abaixo a corrupção!? Se sua maior arma é o seu voto e este é usado por conveniências, interesses, indicações de patrões e simpatia aos mais bonitos e festeiros.
Infelizmente, pelo volume que o sistema alcançou em termos de poderes, dificílimo será mudar essa dinâmica comportamental, principalmente por ser favorável aos grupos mais bem aquinhoados de riquezas no país.
Mesmo um tanto descrente em função das razões expostas, desejo de coração que, mesmo sendo um movimento meio obscuro de interesses, vá ter alguma validade com relação a algumas mudanças e que o povo tire seus antolhos, escolhendo melhor seus administradores e legisladores!
Inclusive aprender a ser cobrador, pois, os políticos, são nossos empregados, servidores públicos pagos por nós para que nos sirvam com decência e honestidade!


*Antonio Nunes de Souza - Membro da Academia Grapiúna de Letras – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: