segunda-feira, 10 de junho de 2013

As omissões por conveniências!

                                     Antonio Nunes de Souza*

Chover no molhado é uma expressão popular que, infelizmente, quer dizer que estamos sendo repetitivos. Porém, quando nossa palavra não é respeitada, as omissões são claras e evidentes, as acomodações e falta de respeito e descasos com uma comunidade se estabelecem é necessário que existam pessoas, órgãos, entidades e o povo em geral que se manifestem mostrando seus repúdios, cobrando seus direitos e, principalmente, atitudes das autoridades administrativas e legislativas, no sentido de corrigir erros gravíssimos que, a cada dia vão se ampliando de tal forma, passando a serem condições normais de funcionalidade.
Repito, categoricamente, que não sou contra a informalidade comercial, não desprezo camelô, os olho com todo carinho e compreensão, reconhecendo que são pessoas batalhadoras procurando seus sustentos e dos seus familiares, através de sacrifícios diários enfrentando uma série de adversidades. Entretanto, a maneira brutal e assustadora que a cidade de Itabuna foi tomada de assalto por esses empreendedores urbanos completamente desestruturados e sem os licenciamentos devidos, está causando um pânico total aos comerciantes e os transeuntes, uma vez que,as calçadas, esquinas, praças, ruas, avenidas, enfim todos os cantos, estão infestados de vendedores de todos os tipos de mercadorias, sendo um dos carros chefes a venda desregrada de CDs e DVDs falsificados> Circulam pelas nossas ruas do vendedor de amendoim até restaurantes com estruturas de carros,mesas cadeiras, cardápios variados. Fora as lojas ambulantes que chegam pela manhã, abrem suas portas de carros, expõem suas mercadorias e ainda usam megafones para angariar mais clientes. A Praça Adami tornou-se uma verdadeira vergonha centralizada, demonstrando como estamos pessimamente administrados há muito tempo e ninguém toma nenhuma providência enérgica para uma solução necessária e justa com a comunidade. Ao contrário, cada dia os absurdos aumentam, pois, para agradar seus eleitores, os políticos facilitam novas instalações ou fecham os olhos deixando o barco correr.
Fico pasmo de ver a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, Associação Comercial, Grupo de Ação Comunitária e uma série de clubes de serviços, não se unam para tomar uma providência enérgica com relação a esse triste fato que, com todas as dificuldades que advirão, deverão ser tomadas por uma questão de leis e direitos de ambas as partes. Suponho que à hora dessa atitude brilhante de conseguirem lugar adequado para esses trabalhadores seja agora, pois as lógicas queixas serão esquecidas até as próximas eleições, já que sabemos da pouca memória do povo com relação aos erros, imaginem dos acertos que certamente reconhecerão.
Por favor, prezados políticos que acabaram de serem eleitos, deixem um pouco de lado a ganância de estarem se preocupando com a próxima eleição, em eleger seus chefes, fazer parcerias por cicranos ou beltranos, e cuidem de sua cidade, consiga suas vitórias calcadas em trabalhos realizados e não em conchavos vergonhosos, desprezado seus munícipes. Como são ridículas as briguinhas que aparecem na mídia, pelas disputas e uniões inescrupulosas, para se conseguir uma vitória com quase dois anos de distância.
Que o prefeito Vane tome as rédeas da sua administração, não se deixe levar por influências partidárias e pense no povo que espera algo realmente inovador com a qualidade que há muito não temos. Lute que o povo está do seu lado e, jamais será perdoado se fraquejar, tornando-se um joguete nas mãos dos gananciosos de poderes.

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras –antoniodaagral26@hotmail.com


Nenhum comentário: