segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vencedores e Vencidos!


                                  Antonio Nunes de Souza*

Estamos presenciando duas reações completamente diversas que, enquanto uma faixa de felizes e prestigiados vencedores estão fazendo suas comemorações por terem alcançado seus objetivos políticos, uma quantidade bem superior, amarga suas derrotas se perguntando o que faltou, ou onde foi que erramos?

Para os vencedores, logicamente, aparecem centenas que se intitulam os grandes mentores das campanhas, que trabalharam fazendo costuras partidárias, usaram seus prestígios nos bairros e comunidades, etc., se colocando como peças fundamentais pelos resultados obtidos. Claramente percebe-se que esses autos elogios significam que têm direitos a cargos expressivos as suas disposições. Aí é que mora o perigo! Os vencedores têm que colocar suas barbas de molho e abrir bem os olhos para esses oportunistas, procurando tomar suas decisões baseadas nos resultados futuros das suas administrações que, sem nenhuma dúvida, determinarão suas capacidades de homens públicos perante a responsabilidade com o povo que confiou em suas pessoas.

Já a corrente dos vencidos é divisível em duas vertentes Uma daqueles que competiram atendendo seus partidos e alimentando suas vaidades, mesmo já sabendo dos resultados e, infelizmente, a outra parte que era composta de prováveis vencedores, com suas campanhas competitivas, apoios fortalecidos por uma gama de partidos e políticos expressivos, que, por razões diversas, não obtiveram os resultados esperados. Nesses casos, obviamente, nunca aparecem os culpados e, quando muito, alguns dizem que estavam percebendo algumas coisas erradas, mas... como era fulano ou beltrano que estava comandando, então não quis dar opiniões para não ferir sensibilidades. Desculpas das mais ridículas, uma vez que, nessas ocasiões de importantes atitudes, aqueles que realmente têm compromissos com o partido e com o povo, devem ser claros e objetivos nas explanações das suas idéias, para que sejam ouvidas e analisadas pelos diretórios, para se chegar aos caminhos mais pertinentes. A realidade é que não foi feito um bom trabalho por todos os evolvidos, os discursos não foram convincentes e o povo preferiu aqueles que melhores se apresentaram, com suas propostas e projetos.

Infelizmente, não adianta chorar o leite derramado, temos que partir para novas possibilidades no futuro, não repetir os mesmos erros, unir pensamentos diversos para se chegar a conclusões que atendam todos os envolvidos. O resto e os resultados, somente o povo com sua soberania poderá determinar.

Aos vencedores nossos parabéns, juntamente com nossas esperanças de bons governos e, aos vencidos, nosso respeito, carinho e reconhecimento que, com exceções, percebia-se o desejo de uma Itabuna melhor!

*Escritor (blog Vida louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)

Nenhum comentário: