sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ser solidário custa caro?


                                    Antonio Nunes de Souza*

Claro que não! É um comportamento tão barato e agradável que, pelo seu custo/benefício, torna-se tão maravilhoso quando participamos dos resultados, que nos alegra e enche de orgulho por termos colaborado com algo que foi benéfico para uma ou mais pessoas. E, na maioria das vezes, nossas ações são tão insignificantes e simples, que ficamos surpresos e escabreados por não termos praticado tais ações em outras ocasiões, nos acomodando em nossas redomas de omissos, individualizando nossas atitudes e pensamentos, deixando que cada um cumpra o seu destino, sem ter a preocupação de reparar em volta e ver, claramente, que bastam alguns pequenos detalhes e uma modesta participação que as coisas tomarão outros rumos mais promissores de grande valia para os pobres envolvidos.
Esse comportamento acima descrito é o famigerado e desumano, rotulado corretamente de EGOÍSMO! E essa atitude, o mais mesquinho dos sentimentos, sem nenhuma dúvida, provoca prejuízos graves na humanidade, inibe ou destrói sonhos e realizações, podando muitas pessoas que poderiam no futuro serem importantes para suas cidades, estados e país. Infelizmente, esse egoísmo que aflora tão intensamente, devemos aos grandes cuidados que temos que ter, quando pretendemos de alguma forma ajudar sem cair em armadilhas e truques de pessoas com mal caráter, que aparecem no dia-a-dia, aproveitando-se das bondades eventuais das pessoas participativas e, verdadeiramente, solidárias.
Quando será que o homem vai aprender a conviver dentro das comunidades?
O mundo, no seu início, pequenos grupos brigavam entre si para criarem suas comunidades, sendo comandados pelos mais fortes e poderosos. E, com o passar do tempo, as comunidades foram crescendo, crescendo, se aprimorando e, seus chefes ou mandatários, passaram a ser aqueles mais inteligentes, competentes e interessados em atender as necessidades de todos. Para tanto, a solidariedade tinha que ser ponto pacífico e primordial! E acontecia de uma maneira simples, humilde e sincera, como um procedimento comum e fiel as nossas origens e necessário que fosse, literalmente, praticado.
Hoje é normalíssimo que cada um cuide de seus interesses, não tomem conhecimento do que se passa em sua volta, optam pelo “salve-se quem puder”, cuidam apenas dos seus confortos, comodidades, benfeitorias, etc., criando uma sociedade individualista, dando margem ao aparecimento e crescimento absurdo de um comportamento animalesco e anormal, onde a revolta pelo desprezo discriminativo faz com que estejamos todos assombrados, inseguros e amedrontados.
Será que essa mudança de comportamento, essa falta de solidariedade pode ser corrigida?
Lógico que sim! Basta que voltemos a nos humanizar, ver que os resultados estão cada dia mais negativos, as conseqüências desastrosas, que, apenas com amor e parceria, certamente, seremos mais felizes e faremos um mundo mais tranqüilo para todos!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com)
antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: