sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A vida não é louca!

                                    Antonio Nunes de Souza*
Dando uma guinada de 360 graus em minha preferência de assuntos que sempre me dedico a escrever, resolvi hoje falar sobre uma seqüência infinita de sentimentos e sensações que, sinceramente, fazem parte da nossa vida, ajudando a dar uma conotação de qualidade, mediante a maneira que essas nuances e comportamentos são aplicados nas dosagens corretas, sem os exageros e precipitações dos afobados e radicais.
Logicamente, essas séries de aplicativos vitais para mim continuam sendo abstratos, somente palpáveis pelas fragilidades de nossas mentes, principalmente, quando estamos atravessando alguma espécie de carência. Fato que, constantemente, vivemos no cotidiano, pois sempre estamos vivenciando uma busca de algo mais, muitas vezes, erroneamente, nos lugares, coisas e pessoas que somente vão nos tirar o pouco que já conseguimos. Mas, tudo isso faz parte da aprendizagem, para aqueles que pensam que sabem tudo e não precisam ouvir os mais experientes, poupando certos dissabores e situações embaraçosas e, muitas vezes, desagradáveis. Existe, uma minoria, que leva alguma vantagem abreviando e cortando caminho, seguindo determinados aconselhamentos, mas, a maioria prefere tentar quebrar a cara, que morrer com a dúvida se o que fez foi o melhor para elas ou não.
Essa linda e maravilhosa vida, que eu no meu livro e blog denomino de “louca”, é de uma sanidade invejável e composta de um turbilhão de sentimentos cheios de encantos, purezas e essências afetivas, matizado pelos diabólicos que também habitam nossas cabecinhas. Amor, carinho, fé, paixão, amizade, integração, sinceridade, prazeres e solidariedade. Esses são os elementos primordiais e formadores do que seja a vida. Um verdadeiro pudim de bondade que santificaria qualquer cristão num piscar de olhos, não fosse o lado corroído e podre que carregamos dentro de nós e estamos sempre prontos a descarregá-los pelos motivos mais fúteis possíveis, graças nossas impaciências de analisar os fatos antes das desastrosas decisões.  Normalmente, paga-se caro por essas atitudes. Mas...faz parte do show da vida! Estamos sempre mesclando nosso comportamento com a mentira, omissão, ciúmes, inveja, ódios e vinganças, pecando, exageradamente, e criando as piores dificuldades nos relacionamentos, quer sejam amorosos, comerciais ou familiares!
Portanto, pode-se ver que a vida nada tem de louca. Ela é de uma sensatez impressionante e nós, tolamente, tornamo-la cheia de dissabores, chegando ao ponto de denominá-la como “louca”. O que temos é que nos policiar mais, contarmos até 100 (em vez de dez como era no passado) antes de tomarmos posições e, durante essa contagem, saber analisar os prós e contras e se preparar para os resultados, sejam eles quais forem, já com o plano B traçado para ser usado, imediatamente, em caso de erros ou equívocos!
Certamente, saber lidar com algo tão complexo e belo é o maior desafio que Deus nos deu, provavelmente para testar a capacidade do homem de separar o benéfico do maléfico, dar valor ao mundo respeitando os direitos alheios, fazendo que a solidariedade seja o maior esteio de uma convivência pacífica e salutar para todos.
Olhe em sua volta e veja a grande floresta de ervas daninhas que já estamos colhendo e cada dia ampliando mais, graças ao tal do “livre arbítrio” que é usado sem a menor cerimônia, ajudando a caracterizar nossa divina e maravilhosa vida na condição nada elogiável de LOUCA!  
*Escritor (blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)                                                      

Nenhum comentário: