segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Seja você mesmo!

 Antonio Nunes de Souza*
Depois de determinado tempo, condenando, achando ridículo, sem entender como as pessoas se deixam influenciar, comovidas e consternadas, lendo ou ouvindo uma série de clichês, apenas sendo mudadas algumas palavras e ordens para se diferenciarem nas suas apresentações, porém, dizendo as mesmas coisas, cada um dos “sábios” da vida procurando palavras que mais tocam e sensibilizam, atingindo mais seus objetivos e intenções que, normalmente, é de vender mais livros e receberem convites para palestras que deixa esse tipo de platéia chorosa e cheia de emoções, resolvi proceder opinião pessoal de uma maneira séria ao encarar esse fato que se tornou um fenômeno mundial, visto que, os maiores recordistas de livros vendidos e traduzidos são alusivos a uma montanha de historinhas de auto-ajuda.
Percebi que tudo que você possa expressar de uma maneira romântica e cheia de elucubrações, tocam, sensivelmente, a psique de alguma pessoa, bastando para isso que esta esteja passando por um momento de perda, fraqueza, solidão ou, em muitos casos, alguma inesperada doença. Muito embora, a razão campeã seja a desilusão amorosa que, fatalmente, debilita os mais fracos de espírito, enchendo-os de dúvidas e inseguranças, procurando encontrar as soluções nas doces palavras consoladoras ou indicações de mudanças comportamentais que nem sempre são as soluções, pois, somos seres completamente diferentes, as reações de cada indivíduo envolvido são mutantes e, como diz o adágio popular, o que é bom para Chico, pode não servir para Francisco e, seguir certos conselhos, pode piorar uma situação em vez de minimizá-la.
Somos todos diferentes e únicos como as nossas impressões digitais, e assim sendo, justo e lógico será que façamos nossas reflexões íntimas, análises do que é melhor e benéfico para nós naquele momento do ato e do fato, tomando atitudes com coragem e amor próprio, logicamente, nos preparando para os resultados que possam advir. Se forem bons, ótimo. Mas, se forem adversos, que tenhamos forças para segurar as conseqüências, dar a volta por cima e encarar tudo como mais uma lição de vida!
No mundo moderno que vivemos as variações comportamentais estão tão diversificadas, os valores éticos e morais tão fragilizados e esquecidos que, seguir padrões, tornou-se algo obsoleto e arcaico. Temos a obrigação de sermos dinâmicos e termos atitudes para resolver nossas questões sem procurar soluções nesses pseudos mestres dos problemas do corpo e da alma. Seja você mesmo, pois, lamentavelmente, estamos vivenciando uma guerra de interesses individuais, onde as pessoas só pensam em usar as outras de conformidade com suas conveniências, e descartam quando não são mais úteis ou aparecem outras opções melhores em suas frentes.
A franqueza e objetividade de minhas palavras, embora combatendo os falsos profetas, termina me incluindo no mesmo mundo deles como se eu fosse um dono da verdade, mas, minha intenção não é essa jamais. Apenas, a liberdade de dizer o que penso, escrevi esse texto, sem querer entrar no rol dos “sábios” (e entrando de alguma forma), apenas para que você pense mais um pouco antes de se vislumbrar, ficar grifando frases de efeito nos livros e seguindo conselhos de um idiota qualquer (como eu) que pensa que sabe das coisas e segredos dessa vida louca!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

Nenhum comentário: