segunda-feira, 20 de junho de 2016

Quo vadis Domine?

Antonio Nunes de Souza*

Ultimamente, não que esteja “encucado” com relação a morte. Esta, para mim, sempre foi algo que todos nós enfrentaremos quando chegar a hora designada por Deus ou, para os descrentes, as debilitações de doenças inesperadas, ou as normais nas idades sem que precise estar na velhice. Essa falha corpórea desencadeia tão sorrateiramente, que surpreende os mais previdentes dos seres!
O que no momento veio pela segunda vez a minha cabeça é, curiosamente, o que casa direitinho com a expressão de Jesus: “Quo vadis domine?”, que traduzida significa: “Onde vais senhor?”
Essa história frase foi usada não com relação a morte, apenas estou usando-a, pois, casa completamente com meu raciocínio, com relação a nossa ida algum dia e, quando perdemos um amigo ou ente querido, ficamos matutando enlutadamente, com essa pergunta trincando na mente: Para onde será que ele foi?  Isso porque antes da morte ele não sabe responder e depois da morte sua mudez é total. Mais tem duas opções que podemos imaginar. Importante e intrigante é que aqueles que vão, não tem a preocupação de voltar, mesmo rapidamente, para nos dizer como é que funciona essa viagem e o tal segredo do destino!
As duas opções que justificam são: Uma é que a coisa é muito boa e eles não querem dizer para não ter uma concorrência precipitada fora de hora, com passagens compradas no câmbio negro através do suicídio. Outra é porque, por castigo e purgação, ficam todos tolhidos de comunicações externas e contatos, mesmo no “terceiro ou quarto grau”!
Juro, sinceramente, que pretendo somente matar minha curiosidade, se tiver o privilégio de alguém me informar, mesmo com mensagens mentais ou virtuais, mas, nada de estar com pressa de tirar dúvidas. Posso esperar ainda dezenas de anos, inclusive preparando-me para comprar a passagem de volta, aproveitando as novas tecnologias científicas que a cada dia são ampliadas!
Aí, com minha passagem de volta na mão, quando me perguntarem: “Quo vadis domine?” Poderei responder: Vou ali atender um chamado de Deus, mas volto na próxima semana!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: