quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Por que elas gostam de apanhar?

Por que elas gostam de apanhar?


Antonio Nunes de Souza*

Noventa e nove por cento das minhas crônicas, artigos, poemas e pequenos contos são, verdadeiramente, criados e elaborados pela minha desajustada e criativa mente, procurando imaginar algo inusitado e vanguardista que, mesmo com nuances loucas, não só alcance meus objetivos hilários, mas também possa estar, nas entrelinhas, enviando alguma mensagem para ponderação e reflexão! Felizmente, graças a Deus, se é que Ele se mete em alguma loucura dos seus filhos, tenho alcançado meus objetivos, atendendo de alguma forma meus poucos e benevolentes leitores!

Hoje, entrando no meu um por cento de nostalgia e lembranças, em função de ter conhecido uma moça, bonita, agradável, formação universitária, jovem de vinte e poucos anos, mas, absurdamente, fanatizada e enfeitiçado por um namorado soldado de polícia, com modos e costumes embrutecidos, nível inferior cultural, educação certamente de poucos princípios em função do padrão familiar que foi criado, etc., Enfim, não posso estar adjetivando o rapaz, pois pode parecer uma discriminação a sua profissão, porém, sabemos nós que, na guarnição militar, nas suas fileiras de soldados, raramente se encontra alguém que não seja com esse perfil traçado acima!

E o pior é que, com essas características, não a quer mais e ela, sem a mínima noção de amor próprio, quer a todo custo que ele reate o namoro forçosamente, fazendo barracos (atitude desprezível e ridícula), absurdamente, não percebe como está procedendo de uma maneira, simplesmente, tola e medíocre, perante todos que se respeitam e sabem dar valores as suas pessoas. E, somente os amigos verdadeiros tem a coragem de tentar abrir os seus olhos, mesmo correndo o perigo de serem maus interpretados, Mas, mesmo que isso aconteça, com o tempo, a pessoa vai ver que temos ou tivemos razões para sermos frios, objetivos, honestos e sinceros!

Esse fato que citei acima me fez lembrar do meu querido avô, velho filósofo e experiente em todas as vertentes da vida, que sempre repetia quando cabia na conversa: “Ela gosta mais de apanhar que mulher de Apache e de soldado!” Isso me deixava curioso, mas demorei bastante para lhe pedir explicações, até que um dia, na varanda da nossa casa, após um gostoso almoço, perguntei para ele, pedindo inclusive explicações, sobre essa afirmativa que ele sempre repetia. E ele, naturalmente e calmo, me disse: Sempre fui um grande frequentador de cabarés (antigas casas de tolerâncias) e naquela época, todas as mulheres eram apaixonadas pelos soldados de polícia e eles, nas suas poses em função da farda e a arma na cinturas, sempre as tratavam mal, dando umas bolachas nas mais escandalosas, trocando sempre de amantes, deixando sempre suas marcas ou sequelas nas mais idiotas. Todos viam e sabiam, mas, eles eram respeitados pelas suas profissões de “homens da lei”!

-Tudo bem vovô, essa explicação me convence, mas a as mulheres dos Apaches?

-Essas meu netinho somente tomei por base uma porrada de filmes de cowboy que vi desde criança e, quando aparecia uma tribo, as mulheres se cagavam de medo dos seus maridos, pois, por qualquer coisa, eles puxavam pelos cabelos, amarravam nas suas tendas e, algumas vezes, saiam arrastando nos cavalos. E elas, quando eles voltavam, pareciam verdadeiras santas!

-Essas explicações tem sentido, entretanto, na atualidade, onde as mulheres enchem a boca para dizer que está preenchendo seus espaços, certamente não cabe esse comportamento insólito e tolo de se arrastar com subserviência para um coronel, quanto mais para um soldado!

Essas coisas do cotidiano nos faz recordar de nossa infância querida que os anos não trazem mais. Porém, servem para que as lembranças venham à tona, quando encontramos pessoas que estão atrasadas e obsoletas com os hábitos, costumes e comportamentos atuais. Uma pena que essa cegueira ainda exista!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com



terça-feira, 29 de setembro de 2015

Primeira mensagem Marciana!

Primeira mensagem marciana!


Antonio Nunes de Souza*

Causou, como era de se esperar, o maior alvoroço na mídia mundial a captação da primeira mensagem que o cientista de computação Andrezinho Nogueira, que hoje depois dos seus cursos interplanetários a distância, mudou o seu nome, logicamente para valorizar seu status e currículo, para Andrews Nogueirowiky! Com certeza, com esse expressivo nome, seu conceito internacional passou a ter uma maior respeitabilidade e credibilidade, alcançando os patamares dos maiores pesquisadores cientistas até hoje conhecidos!

Na frente da sua mansão a multidão de TVs, rádios, helicópteros sobrevoando, milhares de repórteres, políticos e curiosos, parecia até que era a cobertura de um clássico Brasil X Argentina, na decisão da Copa do mundo, e que os “Hermanos” entrariam em campo com o Papa Francisco na defesa para parar, milagrosamente, Neymar!

Na hora aprazada, sem atrasar um minuto si quer como é habitual em suas divulgações de descobertas ou invenções, entra o doutor “honoris causas e sem causas”, Andrews Nogueirowiky, tendo ao seu lado seu Assessor Técnico Especial Theodoro, ambos ladeados por Dilma e Obama. Nem precisa dizer que os aplausos foram calorosos e ininterruptos, como se fosse, também, a animada e barulhenta assistência do Rock in Rio, Excetuando numa ala da direita da rua, onde um grupo do PSDB liderado pelo senador Aécio Neves e uma quantidade de baderneiros contratados para tumultuar o clima de alegria, felicidade e avanço tecnológico. Fora esses desmancham prazeres de sempre, o clima era invejável!

A primeira pessoa a falar nas centenas de microfones em sua frente, com traduções simultâneas para todas as línguas e dialetos conhecidos e desconhecidos, foi a presidenta que, com um sorriso sem graça, deve ter lido lá no fundo, algumas faixas escritas em letras garrafais: FORA DILMA! Com certeza deve ter vindo a sua cabeça uma inevitável frase que ela engole calada sem poder gritar: Esse Aécio é um fdp!

Mas, com sua pujança e coragem, talvez adquirida nas agruras que passou nas prisões, torturas e exílios, começou o seu discurso:

“Podemos dizer que o nosso país está glorificado com a honra do que aconteceu, com a descoberta de água em Marte, salobra e potável, nos dando a oportunidade de darmos a volta por cima, por baixo e pelo meio, voltando a Petrobrás a ter o seu destaque bem superior ao passado! A razão os senhores saberão com clareza, quando o cientista Dr. Andrews declarar o diálogo com o Ministro das Minas e Energia de Marte. Os aplausos vieram abaixo, o maior zum zum zum pela curiosidade, e aí Obama, numa linguagem simples, apenas falou: Se Lula é o cara, essa mulher é a coroa! Entre risos e aplausos, Dilma pensava apenas: “Que FDP, me chamou de velha. Mas, a intenção dele, com certeza, é de me prestigiar!”

Aí, para o deleite monumental do mundo naquele momento, Andrezinho ajeita o paletó e começa a falar:

Prezados e queridos senhores, tenho que, antes de tudo, dar uma ideia de como consegui tal proeza de me comunicar com um planeta da nossa galáxia, colhendo um contato enriquecedor para o mundo e, principalmente, para o Brasil. O povo enlouquecia com palmas e gritos, piscando seus multe coloridos celulares, como se fosse uma apresentação do Queen, antes da morte o seu fabuloso cantor Fred Mercury! Simplificando, vou me ater apenas a alguns detalhes. Iniciei com um cruzamento de uma placa mãe viúva com uma placa pai que acabei de criar, coloquei algumas partículas de placas que viraram lésbicas depois que queimaram, moléculas de HDs homossexuais (bicha vai longe, meu filho) e, como um milagre, consegui elaborar um aplicativo que alcança distâncias inacreditáveis no sistema solar E aí, assim que liguei e apontei para Marte, peguei logo de cara a rádio Globomarte (porra, até em Marte essa rede nos persegue) tocando a antiga música Marcianita na parada de sucessos. O locutor, percebendo a intromissão de uma comunicação externa e longínqua, ligou para o departamento de Comunicação Universal e, prontamente, mandaram o Ministro de Minas e Energia Marciano, para se comunicar, pois, naquela altura, já sabiam que era do Brasil, lugar onde seus interesses são, economicamente, importantes.

Então, Andrews, sem pestanejar e sem medo de ser feliz, disse: Boa noite Ministro, espero que entenda nossa língua para conversarmos algo! -Eu não falar bem a português, mas posso me comunicar com vocês!

-Legal! Então diga em que podemos ajudar esse maravilhoso planeta e como podemos trocar ajudas e informações!

-Nosso interesse no momento é conseguir com a presidenta Dilma uma franquia para explorarmos petróleo nos nossos mares de sal, usando a tecnologia que está bombando no Brasil, deixando todos eufóricos e felizes!

Logo ouviu-se o grito de Neguinho da Beija Flor: “Olhe o pré sal aí gente”! E os tambores da Escola de Samba da Mangueira entraram pesados e fortes com suas sambistas rebolando tanto que parecia que as bundas eram de molas aspirais. Imagino que os anus ficam tontos e enjoados de tantos corrupios e requebrados!

-Temos aqui montanhas de ouro, diamantes em quantidades e podemos fazer um intercâmbio como pagamento dessa nossa parceria. Apenas não queremos a participação da turma do “Lava Jato”, dos vinte e um partidos envolvidos, porque aqui ainda somos honestos e não queremos diretores ou ministros contaminados!

A Presidenta Dilma, num salto de lado parecendo uma perereca, pegou o microfone central e gritou: Por mim e por meu governo, está fechada a operação!

Meu irmão, foi gritos e desmaios, todos os pobres presentes já pensando em morar no Leblon ou Copacabana com o novo projeto que surgiria com tanta grana: “Meu duplex, minha vista”! Com uma Mercedinha na garagem!

A essa altura, todos corriam para seus jornais e emissoras, levando a gravação do dialogo extra terrestre, cada um querendo ser o primeiro a noticiar esse acontecimento, talvez, jamais esperado.

O Presidente Obama, fechou com chave ouro dizendo que estaria disponibilizando alguns bilhões de dólares para a construção do foguete marciano com a comitiva para a assinatura do contrato. E que acabava de receber uma mensagem em seu celular de um personagem chamada Paulo Maluf, desejando pilotar a nave, pois ele tinha brevê! Veja se pode Meu Deus!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL - antoniodaagral26@hotmail.com



sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Doutor Paulo Bicalho é do cara...

Doutor Bicalho é do cara...!


Antonio Nunes de Souza*

Temos a obrigatoriedade de prestar nossas homenagens as pessoas que, merecidamente, nos proporcionam benefícios, executam suas funções públicas ou particulares com decências, solidariedades, amor e simplicidade. Pois, essas pessoas são tão raras nos nossos atuais dias que, para verdadeiramente elogiá-las, temos que adjetivar com os maiores ênfases possíveis, pois, dizer que são boas, maravilhosas, espetaculares, etc., é de uma pobreza que, somente esse considerado chulo, indecente, imoral e outros sentidos pejorativos, tem a super capacidade de elevar a uma categoria pouco igualada e merecida: “Doutor Paulo Bicalho é do caralho!”

Mesmo antes de trabalharmos juntos algum tempo, já acompanhava o seu trabalho sério executado na Santa Casa de Misericórdia, implantando novas ideias, projetos e planos, provocando até a inveja de muitos inoperantes e enganadores, mas, sem dar ouvidos as críticas despeitadas, desempenhou suas funções com a dignidade que lhe é peculiar!

Tive o privilégio de trabalhar junto a ele quando fui diretor presidente do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães e ele, Secretário da Saúde do Município. Aprendi bastante observando e seguindo a sua experiência, fazendo um trabalho dignificante e inovador, ampliando todas as áreas possíveis de atendimentos, mesmo sem contar com o auxílio que deveria ser obrigatório, do governo estadual, mas, quando deseja-se e tem coragem, consegue-se alcançar uma série de objetivos. E nós, com esforços, conseguimos!

Esperava que, com sua capacidade comprovada em toda sua época itabunenses, voltasse ele para ser, outra vez, o secretário que deixou saudades pelas suas perseveranças e comportamentos no desempenho do seu belíssimo trabalho! Não sei se sua ida para o HBLEM foi uma opção ou escolha política, pois a saúde já estava à disposição de um deputado que, maldosamente, nos premiou com um professor de história, que com suas “estórias”, entrou para a história como um dos piores que já tivemos!

Felizmente, como uma dádiva, Paulo Bicalho aceitou ser o Presidente da Fundação da Saúde de Itabuna, mantenedora do Hospital de Base e, não por milagres e magias, apenas competência e trabalho, fez voltar uma série de áreas fechadas e decadentes, oferecendo ao povo o possível de melhor qualidade. Para um homem dessa estirpe e dedicação temos que reconhecer com louvor, que fomos agraciados com a sua volta para Itabuna, ocupando um lugar de destaque com a máxima eficiência e não podemos, em nenhuma hipótese, deixar que ele deixe suas funções, por pobres e ignóbeis desejos políticos, com retaliações descabidas.

Pelas razões acima que, sem fazer favores, não vou ser pobre em meus modestos e usuais adjetivos. Tenho que dizer o que ele realmente é: “Doutor Paulo Bicalho é do Caralho!”

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com



quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Transforme-se em um jarro!

Transforme-se em um jarro!


Antonio Nunes de Souza*

Nosso poder de concentração mental tem, seguramente, a capacidade de transformar nossos pensamentos, cérebros e corações, dirigindo-nos para os lados e caminhos que mais nos aprazem, enfeitando melhor nossas vidas, ajudando a termos coragem, perseverança, fé e confiança que dias melhores virão!

Parece em princípio, mais uma das normais ladainhas que ouvimos, lemos e vemos espalhadas pelas esquinas, mas, nesse nosso caso, estou atendo-me a chegada da nossa querida “Primavera”, estação das mais belas que, carinhosamente, nos rodeia de lindas flores, embelezando os jardins, ornamentando nossas paisagens e, consequentemente, nos revitalizando para enfrentarmos a convivência brutal dessa vida louca que vivemos, onde, pelas podres atitudes animalescas, cotidianamente, somos transformados em grandes latas de lixo, para, obrigatoriamente, recebermos tristemente os atos e fatos dos mais absurdos possíveis!

Chegamos ao ponto mais crítico de termos que, obrigatoriamente, em nossas salas estarmos assistindo atentados, guerras, decapitações, crimes e roubas, como se essas barbaridades fossem naturais e banais entre os seres humanos. Se, com esforços e tristezas, conseguimos nos capacitar a tolerar por falta de opções tais assuntos, nos fazendo de lixões, por que não, com a chegada da “Primavera”, não nos transformamos em lindos jarros para acolher a grande diversidade de cores das suas belíssimas flores?

Tenhamos todos a consciência e paixão efetiva e afetiva, mostrando ao mundo, ou, mesmo que seja apenas em nossa volta, que podemos, queremos e desejamos um mundo bem melhor, onde exista não só o respeito humano, como também a valorização da natureza!

Transforme-se em um jarro, ou no mínimo uma tulipa, mas, não deixe de acolher as flores que perfumam e enfeitam esse mundo que Deus criou e nos entregou com muito carinho e amor!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Desliguei-me da Secretaria da Educação!

Desliguei-me da Secretaria da Educação!


Antonio Nunes de Souza*

Sinto-me na obrigação de comunicar aos meus amigos e leitores que, em função da minha exoneração de cargo, ultimamente como coordenador de ensino, mas, desempenhando a função de assessor de comunicação, fazendo as divulgações referentes aos acontecimentos educacionais do município e da região, antes porém, passei 3 anos na assessoria de gabinete do secretário em Salvador. Esses foram anos maravilhosos para minha experiência profissional, aproveitei para fazer o curso de licenciatura de história, no sentido apenas de ampliar conhecimentos!

Foram diferenciados em minha vida, dando-me uma gama profunda da educação em nosso estado, consequentemente no país, pois a semelhança comportamental é praticamente de igualdade nas partes básicas, principalmente. Viajei por centenas de municípios, todas com e para implantações de novos projetos, acompanhamentos de cursos, visitas de rotina e, inesquecivelmente, com o programa “Caravana da Educação”, criado e posto em prática pelo eficiente e competente Secretário Adeum Sauer.

Depois de uma maratona dessa, percorrida com olhos de lince, participando ativamente dos processos constantes e diários, temos que reconhecer que saímos bastante enriquecidos de saberes e, com a comprovação que não é tão fácil administrar a secretaria, que, para mim, é a mais importante pelos resultados que ela produz numa nação!

Pude, com satisfação, ver de perto os grandes esforços do Secretário Adeum Sauer, que estava implantando algo inovador e eficaz, porém e infelizmente, as ganancias de cargos existentes na política, que despreza a competência, eficiência, trocando pelas partidárias conveniências. Tenho certeza e convicção que perdemos com a troca, em função de terem desprezado algumas coisas em andamento, que dariam bons frutos em pouco tempo. As cobranças simplistas de soluções mágicas, são completamente absurdas de serem executadas como o povo, na sua falta de conhecimentos, exige. Mas, com um tempo e dedicação, com certeza os resultados seriam reconhecidos com maiores desenvolturas!

Não quero mais cargos públicos, vou me desligar do partido dos trabalhadores, preferindo ficar completamente livre de compromissos partidários para escrever o que sinto e vejo, sem ter que aliviar, algumas vezes, pessoas que não merecem, em função das escabrosas parcerias e apoios esdrúxulos, obrigando-me a ficar calado e omisso!

Na minha modesta aposentadoria, continuarei defendendo o povo através das crônicas e artigos, tentando alertá-lo para votar melhor e com sensatez, ter cuidado com os novos e velhos candidatos pois, melhor votando, não acabarão chorando!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com



sábado, 19 de setembro de 2015

O Juiz sem juízo!

O Juiz sem juízo!


Antonio Nunes de Souza*

A cidade movimentadíssima, à frente do fórum haviam dezenas de ambulantes vendendo todos os tipos de iguarias e bebidas, atendendo as sedentas fomes dos curiosos que, aglomerados, esperavam o veredicto do crime da socialite mais bonita, charmosa, rica e safadinha da cidade!

Adriana tinha 33 anos de idade, três filhos, todos com características diferentes e, mesmo depois desses partos e amamentações, nada deixou de sequelas normais, geralmente acontecidas depois da maternidade. Continuava linda, tesuda, corpo provocante e aquele sorriso capaz de derrubar qualquer homem, por mais sério que fosse. Podemos dizer, sem estar exagerando, que a mulher era a imagem da tentação!

Seu marido, Augusto, conhecido na cidade pelo apelido carinhoso de Guto, pois, embora não sendo um homem letrado, é de uma generosidade fantástica, solidário em todas as ocasiões, além de ser caridoso e benevolente em todas suas atitudes. Muito trabalhador, chegando a ser um dos homens mais próspero do município, sendo dono do melhor super mercado da região! Enquanto ele vivia estritamente para o trabalho, sua mulher, preocupava-se apenas em ser uma dondoca, como uma mobília cativa nas colunas sociais.

Duas pessoas diferentes em comportamentos, porém formavam um bonito casal e ele não deixava que nada não fosse feito para atender seus caros e tolos desejos. Carros novos e de luxo, roupas das mais caras e somente com grifes famosas, viagem pela Europa e Estados Unidos e, eventualmente, umas esticadas pelo Japão. Guto, pela sua natureza simples e humilde, raríssimamente participou dessas caras tournées turísticas! Dedicava-se muito ao trabalho para poder manter esse padrão que sua bela mulher gostava de desfrutar!

E esse julgamento era do crime que abalou a cidade e toda sociedade, quando há alguns meses, Guto, num momento de desespero, frustração e ódio, deu seis tiros em Adriana, matando-a sem que houvesse tempo para assistência médica! E isso aconteceu no meio de uma festa, em sua casa, quando comemoravam dez ano de casados!

O juiz bateu o martelo na mesa, pediu silêncio e, como Guto havia pedido, ele mesmo faria a sua defesa, o meritíssimo autorizou que ele começasse:

Senhor Juiz, desculpe o meu linguajar pobre, mas, com certeza, serei bastante claro e sintetizarei o caso, relatando apenas a razão da minha intempestiva revolta e atitude criminosa: Estávamos todos reunidos na grande pérgola do jardim, centenas de convidados e, exatamente no momento de apagar as velas do bolo festivo, Adriana já meio bêbada, pegou o microfone e, sem a menor cerimônia, começou a dizer, o que quero que os senhores ouçam com atenção, pois tem uma centena de testemunhas do absurdo que ocorreu: Queridos convidados, tenho que fazer uma confissão para meu marido, pois, embora eu não o ame, ele, docemente, me proporciona uma vida maravilhosa, porém eu não tenho sido legal com ele, uma vez que, esses meus três filhos, nenhum é dele. O mais velho, moreno escuro, com características finas e cabelos lisos e negros é filho de um indiano que conheci e passei uma semana hospedada em sua casa. A menina, lourinha de olhos azuis, é uma lembrança que trouxe de Nova Yorque, graças a um entregador de Pizza que, diariamente eu chamava para comer a pizza e eu era a sobremesa. E o caçulinha é bem brasileiro, pois foi feito no Rio em uma das minhas deliciosas viagens.

Rolou o maior espanto de todos, achando até que era uma graça, mas, quando quiseram tomar o microfone das suas mãos, ela fez o maior escândalo e confirmou tudo, acrescentando que estava fazendo esse depoimento/testemunho em nome de Jesus, pois havia entrado para ser evangélica e, a partir daquela data, nunca mais trairia seu querido marido! Todos morriam de rir, olhando para Guto e espantados em ver e ouvir algo tão inusitado!

Senhor Juiz, o sangue me veio à cabeça, fiquei enlouquecido e não me restou, senão ir até o quarto, apanhar a arma e descarregar naquela desgraçada. Não em nome de Jesus, mas, em nome do Diabo!

O Juiz, mesmo já tendo lido todo processo, estava estarrecido pela coragem de Guto em confessar tudo perante aquela multidão que, pensou alto e falou no microfone que estava aberto: “Que mulher filha da Puta! Temos que absorver esse pobre homem!”! Todos caíram nas risadas, foi quando ele percebeu o vacilo que tinha dado, mas, aí já era tarde para consertar!” Bateu o martelo na mesa, deu um intervalo para os jurados se reunirem e apresentassem o veredicto, retirando-se para sua sala.

Minutos depois, volta o Juiz e os jurados, e aí ele levanta-se e lê a sentença: O Sr Augusto dos Santos está absorvido com sete votos a zero, podendo, imediatamente ser libertado. O povo bateu palmas e, carregando Guto nos ombros, atravessaram a rua e, atrás de uma coluna do fórum, se escondia o sacana do pastor que havia aconselhado Adriana a fazer tão absurda confissão!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL antoniodaagral26@hotmail.com





quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Itabuna, uma lição para o mundo!

Itabuna, uma lição para o mundo!


Antonio Nunes de Souza*

Mediante os grandes absurdos e a intolerância incomensurável em vários continentes com relação a uma coexistência pacífica, relativa as raças e credos, principalmente credos, nós itabunenses, tabaréus grapiúnas, expomos abertamente uma eficaz, relativamente tranquila, maneira afetiva e efetiva de, politicamente, conviver todos abraçados ou de mãos dadas, sendo que, estranhamente, essa formação de parcerias, apoios, meiguices e carícias partam de pensamentos e comportamentos dos mais diversificados possíveis!

Enquanto estamos vendo, ao vivo, os crimes grotescos, as perseguições exageradas, os bombardeios aéreos e terrestres, os homens, mulheres e crianças usados como condutores de explosivos em seus corpos, provocando milhares de mortes, tudo isso sendo colocado com uma desculpa totalmente fora de propósito, da não concordância religiosa, costumes não aceitos, hábitos e vestuários e, apenas para complementar o ciclo do circo dos horrores, uma disputa acirrada por uma faixa de terra, praticamente seca e desértica, que em nada engrandecerá sejam quem forem os seus donos. Então...com esse retrato triste, mostrando até onde vai a incompreensão humana, nós, modestos Tupiniquins e remanescentes Pataxós, damos uma maravilhosa lição de acomodação política, religiosa, social e econômica, fazendo de nossa cidade um exemplo, muito embora esdrúxulo pelas silenciosas “ingulições” de sapos, podendo nós, sem nenhum trabalho ou pesquisa minuciosa, ver a administração da cidade funcionando (?) as mil maravilhas. Aliás, não vamos também chegar as malhas dos exageros. Podemos apenas salientar que, entre tapas e beijos (mais beijos que tapas. Os tapinhas são nas costas, mais considerados afagos), podemos enumerar a fantástica diversificação de crenças, partidos e de poderes de mudanças de vertentes pelas conveniências, fazendo inveja aos camaleões!

Mediante essa convivência pacifica (?) de evangélicos, ateus, católicos, macumbeiros, espíritas, judeus, comunistas e democratas, seria de bom alvitre a FICC que está divulgando culturalmente a cidade, através de seus competentes assessores Fernando e Rick, elaborarem a produção de um vídeo mostrando ao mundo que podemos viver sem guerras dentro de um amontoado de ideias e ideais. Com certeza absoluta, seria premiado pela ONU e, quem sabe se o nosso prefeito Vane não ganharia o Prêmio Nobel da Paz?

Seria a glória das glórias, ver nossa cidade comentada com louvor pela mídia mundial, nosso mestre de cerimônia Ramiro Aquino fazendo apresentações do vídeo publicitário em diversos países, principalmente nessas áreas que as guerras e perseguições estão mais evidentes e sangrentas! Meu querido primo Ramirinho poderia levar para fazer fundo musical, o cantor Pablo cantando seu sucesso “Homem não chora” e, se possível, deixa-lo lá como souvenir brasileiro!

Dou meu maior apoio, comprometo-me a escrever um texto cheio de “salamaleques”, enfatizando esse comportamento inusitado dos itabunenses, mostrando ao mundo que, com o jeitinho brasileiro, somos capazes de dar nó em “pingo de éter” com olhos fechados e algemados!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com



segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Provocados ou tarados?

Provocados ou tarados?


Antonio Nunes de Souza*

Essa pergunta, por demais ouvida nas ruas, até pelos falsos libertários das atitudes femininas quando estão em recintos discretos, tornou-se uma constante em função das ocorrências desastrosas, com relação aos comportamentos, hábitos, vestuários, trejeitos, rebolados, etc., hoje cada vez mais excitante, principalmente nos andares e nas danças que, sem exageros, parecem verdadeiros atos sexuais, faltando apenas e simplesmente a penetração, seja ela por trás ou pela frente!

Os mais pudicos dos homens, mesmo querendo ser favorável à liberdade de comportamento, se não forem super educados e não souberem reprimir seus desejos eróticos, são capazes de cometer os crimes de estupros, ou, pelo menos, tentar!

Sabemos da existência do “Grupo das Vadias”, que internacionalmente é a favor da liberação geral das mulheres, com relação aos seus comportamentos, vestuários micros e, em alguns casos, uma quase nudez em plenas avenidas urbanas. Mas, fica em nossa modesta mente de homem que observa o comportamento humano, a dúvida de não saber, exatamente, qual a razão desses comportamentos e hábitos provocantes, que não sejam para serem desejadas e excitarem ao máximo todos os homens?

Sei que estou correndo o risco de ser taxado como um porco chauvinista e machista, somente por estar em busca de uma explicação, mesmo jurando que não sou, literalmente, contra esses fascínios adornados com rostos de “caras e bocas”, além de olhares dos mais tendenciosos possíveis!

O curioso é que as mães estimulam as suas crianças, colocando roupinhas decotadas, usando pinturas desde as mais tenras idades e, incrivelmente, chamam todos para olharem como elas requebram igual a Madona, Anita, Mulher Melancia e outras que não ligam para pudores, apenas para faturarem encima das apresentações das mais herotizadas! Obvio que as crianças vão crescendo achando normalíssimo usar calças abaixo da cintura mostrando os pelos pubianos na frente e suas regadas de bundas atrás. Será que podemos achar que isso seja uma provocação? Ou essas roupas são apenas detalhes normais e comuns até para frequentar as igrejas?

Sinceramente, todas as ostentações, são para se exibir e despertar ladrões. É o mesmo caso com relação a esse comportamental sexy, claro, lógico, público e notório que, queiram ou não, despertam as tesões dos sexos opostos. Reconhecemos até que, os sexos idênticos, já se balançam e também entram na concorrência masculina, sentindo seus desejos fluírem nas suas entranhas!

Enfim, sem que esteja apoiando nenhum comportamento, principalmente o brutal estupro e a falta de respeito humano, vale a pena se fazer uma análise, observar que somos como os animais (apenas ditos racionais) e sejam todas comedidas em suas maravilhosas provocações. Pois, policiar as cabeças que não tem “cérebros”, realmente é difícil!!!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – Agral – antoniodaagral26@hotmail.com



terça-feira, 8 de setembro de 2015

Um dia, um gato!

Um dia, um gato!


Antonio Nunes de Souza*

O título acima é de um filme genial que vi nos anos sessenta, uma ficção claro, que um lindo gato siamês era o ator principal, e tinha os poderes de olhar para a pessoa e pela cor que a pessoa irradiava ele determinava a personalidade, hábitos, espírito, comportamentos, etc., e tudo isso era sensacional, pois ele podia antecipar os acontecimentos para os curiosos assistentes da plateia!

Porém, depois de muitos anos, conheci meu amigo Jonatas que, com certeza, aquele gato arisco e inteligente, ao olhar para ele, certamente, veria uma aquarela completa de cores, dezenas de arco-íris, que, em nenhuma hipótese, poderia decifrar sua mente e sua personalidade! Ele tem uma capacidade e maleabilidade de uma cobra naja, escorregadio como um peixe ensaboado, arisco como um felino, além de ser de uma metamorfose indescritível que dá inveja aos camaleões. Com tantas corres e matizes, seu retrato poderia ser usado como uma bandeira Gay, já que a simbologia dessa classe de pessoas é de um colorido excêntrico e vivo!

O pior de tudo é que, curiosamente, com seus olhos ele dá a entender que é uma réplica do filme, só que numa versão onde o gato é humano! Pois, mesmo usando óculos escuros todo tempo, parece que está mirando nossas pobres pupilas e, com seu linguajar cheio de saberes e prosopopeias, sempre quer ser contrário as nossas diretrizes, nos convencer que somos falhos, estamos redondamente enganados, e ai tira da algibeira uns escritos que leu e se baseou no que está dizendo, citando o autor como um catedrático no assunto. E, quando não nos convence com os seus autores guias, se volta para os espíritos, fazendo com que nossas crenças religiosas sejam repensadas!

Para mim trata-se de um homem perigosíssimo por esse fascínio, que conquista uma série de adeptos, tendo já uma grande audiência com suas ovelhas arrebanhadas. Não tenho dúvidas que trata-se do grande e miraculoso Rasputim, que retornou encarnado na alma desse homem santo/demoníaco! Não tardará olharmos em cada esquina uma igreja nova e revolucionária, tendo à frente essa figura mística e poderosa, vendendo franquias para todo Brasil e exterior! Bispo Macedo que se cuide, Pois, Bispo Jonatas e seus escudeiros Pastores Jorge e Marlon, estão já com os botes armados para alcançarem as realizações dos seus planos!

A verdade é que Jonatas (benza Deus) me fez lembrar de um esplendoroso filme, que é um dos clássicos do cinema, além de plantar dúvidas em minha humilde cabeça que, as almas voltam para completar seus ciclos!

Eu, sinceramente, nessa nova versão cinematográfica ao vivo, daria o nome da película: UM DIA, UM CÃO! Pois ele, mesmo com esses poderes, é um grande amigo dos homens!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com



Aparição misteriosa!

Aparição misteriosa!


Antonio Nunes de Souza*

Era exatamente três minutos da madrugada de hoje. Podemos dizer o começo de um novo dia que, como todas as noites, fecham suas cortinas para dar lugar a uma nova estrada de nossas vidas. Não posso nem dizer que era o raiar do dia, pois, nem de longe, o sol despontava no horizonte dando sinais oficiais de um novo dia. Os mais boêmios diriam na sua linguagem chula e popular que estávamos entrando no “cu da madrugada”! Expressão engraçada, mas, verdadeiramente, é a que exprime com segurança uma citação popular que diz tudo sem deixar dúvidas. Definitiva para os bons e maus entendedores!

E, como uma Cinderela invertida, me aparece uma mulher diferente, inteligente, educada, bom humor, bom gosto, formação, simpática (imagine vocês uma pessoa que irradia simpatia apenas com uma conversa virtual, transparecendo ser uma figura mágica, comparada a aqueles gênios encontrados nas lanternas). Só que não se predispôs a realizar desejos. Ao contrario, me despertou todos os desejos, até os mais adormecidos pelo cansaço do dia, como aqueles que claudicam vítimas das idades!

Tudo isso aconteceu numa sala insípida de bate papos, onde a grande maioria é cheia de pessoas de mentes vazias, não deixando nem de longe, a possibilidade de se encontrar alguém com características especiais. E não é que, santamente ou diabolicamente, fui tomado por essa aparição inusitada, começamos a conversar, inicialmente com as desconfianças naturais dentro da NET e, aos pouco, fomos nos identificando por termos muitas coisas em comum que, com uma hora, já estávamos, sorrindo, trocando, praticamente, todas as informações. Eu como estava completamente embevecido, fiz logo meu Streep tease do perfil físico, profissional, educacional, literário e cultural, para como se fosse para uma grande platéia, mas, que somente ela estava superlotando o meu teatro!

Não sei se estou me fazendo entender, mas, seguramente, tudo aconteceu tão repentinamente, que parecia um momento mágico digno de um ilusionista renomado, assim como David Copperfield, pois, uma hora e meia depois, já parecíamos amigos de infância, sendo que, obviamente, percebi que ela, ariscamente, em alguns casos, mostrava-se arredia. Porém a conversa estava tão deliciosa que nossos sonos nem se aproximavam. Ao contrario, nossos corpos tomaram posições de vigília!

Foi tudo tão delicioso, agradável, salutar, meigo que, com certeza, não quero mais perder esse misterioso contato com essa aparição misteriosa, que graças a Deus, hoje me escreveu, provando para mim que eu não havia sonhado. Agora só falta eu vê-la pessoalmente, pegá-la com doçura, dar um maravilhoso abraço e sentir que ela realmente existe e não é um vírus enganador que esses hackers espalham na Net para nos iludir ou prejudicar!

Mas, com todas essas inusitadas conhecidências e prazeres sentidos reciprocamente, é lógico que Carola existe e me deixou fascinando.

Fecho essa crônica, parafraseando Caetano Velloso, dizendo: “Não se esqueça de mim, não desapareça!”

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com



segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Entenda, ajude e não condene!


Antonio Nunes de Souza*

Dificilmente colocamos nossa compreensão em certas situações que nos aparecem, eventualmente, mas, com certas regularidades, já que lidamos, cotidianamente, com pessoas de personalidades diferentes, hábitos nem sempre corretos de procedimentos, poucas oportunidades educacionais, estudos escassos e os meios de convivências!

Fui bem explícito e claro relatando, praticamente, todos os fatos que levam a formação comportamental de um indivíduo, fazendo com que, dentro da sociedade e na família, sua postura seja correta ou errada e, para ela, está sendo corretamente adequado e certíssimo!

Dessa forma, o primeiro que devemos fazer é analisar se a pessoa passou por essas coisas citadas, se foi por esforços ou outros caminhos, bem informada posteriormente, ou, o que é o mais certo, estagnou nos princípios básicos recebidos e, fatalmente, não mudou em nada com o tempo. Suas verdades já estão incrustradas na mente e seus comportamentos são os corretos para sempre!

Essas reações muitas vezes são despojadas dentro da família, dando preferências a mais para outros filhos, diferenciando as atenções e generosidades, na maioria das vezes até sem perceber ou, em alguns casos, para demonstrar certas hostilidades pelos outros que são privilegiados, principalmente na questão cultural, distanciando-se dela pela dificuldade de diálogo.

Nessas horas das nossas percepções das razões, devemos mais que depressa entender o “por que” do comportamento, procurar ajudar de uma forma sutil, orientando, até através de exemplos, procurando ampliar a visão da pessoa sobre o fato. Essa é uma forma de entender e, com esforços e paciência, compreender plenamente que não existe maldade na atitude. Simplesmente, para a pessoa, ela está corretíssima E, se você for uma pessoa inteligente, tem a obrigação de reconhecer as causas que levaram a essa formação de caráter! E, a partir daí, ajudar para tirar os antolhos da pessoas, dando-lhe novos conhecimentos, provando que, aquele tipo de procedimento não condiz com uma realidade correta e justa! Não gosto de citar exemplos nas minhas crônicas, mas, nesse caso cabe um fato que vivenciei pouco tempo atrás: Conheci um mulher inteligente, agradável, boa aparência, formação universitária, bom humor, etc. Uma pessoa distinta e qualificada, mas, por ironia do destino, certamente, por não ter prestado a atenção devida ou não ter recebido tais informações educativas, procede de uma maneira nada convencional e elegante, marcando compromissos e, sem ter a delicadeza de ligar desfazendo antecipadamente, dando qualquer razão, ou a razão real, fica silenciosa, provavelmente, pera ela, essa é a maneira correta de se comportar! Tenho entendido, compreendido e, sempre que possível tento ajudar, pois, essa atitude é de uma postura grotesca e condenável! Mas, na sua concepção mental, a coitada acha que está certíssima! Sinto, sinceramente que não é maldade sua falta de cumprimentos, apenas, para ela, agir assim é corretíssimo!

Para que possamos entender as pessoas, não bastam apenas alguns conhecimentos superficiais, temos que analisar profundamente, procurar as justificativas e, consequentemente, entender, compreender e ajudar!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com



domingo, 6 de setembro de 2015

Mais um ano igual a todos!

Mais um ano igual a todos!


Antonio Nunes de Souza*

Lastimavelmente, essa mesmice simplória e pobre de espírito, civilidade e cidadania, é repetida contra o povo, sem a menor cerimônia, como se já fizesse parte efetiva e oficial da maneira desrespeitável de agir contra as comunidades, municípios, estados e, infelizmente, nosso sofrido país!

Estamos, exatamente, faltando um ano para as próximas eleições e, como manda a lei e de hábito, começam as trocas de partidos, parcerias e junções das mais escabrosas, acordos cínicos e até debochados, para que consigam seus intentos gananciosos de ocuparem seus tronos poderosos e possam usufruir das benesses, tráficos de influências, assim como, possam meter as mãos no dinheiro público, sem ter que enfrentar nossas obsoletas leis!

Depois de eleitos, através dos conchavos, acordos, parcerias que parecem uma organização mafiosa e criminosa, esquecem completamente das repetidas promessas de palanques, rádios e TVs e, pouco se incomodando com as habituais críticas, vão “barrigando” suas administrações, sempre culpando que encontraram as cidades totalmente acabadas pelos seus antecessores! As preocupações são todas voltadas para a distribuição de cargos entre os que ajudaram a votação que, sem nenhum senso de responsabilidade, colocam nas diretorias, secretarias e departamentos, verdadeiras figuras nulas e incompetentes, muitas vezes, parentes ou amantes. A repetição desses fatos, são, clamorosamente, sabidos, vistos e repetidos igualmente. Mas, em alguns casos, são tão grotescas as posturas que chegam a nos enojar!

Acompanhando a mídia pode–se saber de ante mão que já contamos com mais de meia dúzia de candidatos, alguns novos e nanicos, que certamente, farão acordos de cargos, pois nada ganharão, e contamos com antigos que querem voltar ao poder, alguns novos com poucas “balas na agulha”, sendo que todos, categoricamente, tem como chavão que são os salvadores da pátria e vão dar saúde, educação, moradia, segurança, empregos, etc. Não sei como podem ser tão cínicos e não respeitarem o povo, não sendo solidários e cumpridores dos seus deveres cívicos!

Infelizmente, vamos ter “mais um ano igual a todos”, obrigados a ouvir e ver esse mesmo filme de horror, esperar as fracas e arbitrárias administrações e legislações, rezando sempre para que, com a interveniência divina, possamos mudar esse esquema montado. Porém, não podemos deixar de ver que, sorrateiramente, as uniões das religiões com comunistas ateus estão proliferando de tal forma, que até os anjos lá no céu estão confusos quem devem apoiar!

Tenham cuidados especiais, nunca deixem de votar, votem até nos menos ruins, mas, não deixe de exercer sua cidadania! Quem sabe se um dia vamos ter a alegria de ver uma eleição decente, com homens que desejam retribuir as suas cidades o que elas lhes favoreceram ao longo de suas vidas?

Ser utópico não faz mal a ninguém!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com





quinta-feira, 3 de setembro de 2015

AS reviravoltas da educação!

As reviravoltas na educação!


Antonio Nunes de Souza*

Por mais que queiramos fazer da educação uma diferenciada harmonia em função da sua super importância, nada conseguimos, pois, por ser um problema estritamente político, os nossos mandatários administradores, legisladores e governantes, consideram a educação como algo que deve ter uma limitação de crescimento, e essa atitude pobre e estúpida, vem sendo seguida desde nossa triste e malfadada colonização!

E, para tanto, ou melhor, para o tão pouco, a maneira mais coerente (?) que eles encontram e encontraram foi apertando o cinto dos professores, pagando salários simples e simplórios, forçando cada vez mais as necessidades básicas da classe, consequentemente desestimulando os seguimentos nas vertentes educacionais, hoje apontadas como “profissões injustiçadas e aviltadas”, tirando até o velho orgulho daqueles que, no passado, foram enganados pelos seus desejos de atuarem na área, distribuindo saberes e vendo uma juventude sadia se desenvolver com sapiência e alegria!

Com esse comportamento vil, temos que vivenciar, constantemente, com momentos de reivindicações por condições mais humanas que, pelo menos, ofereçam possibilidades de novos cursos, aprimoramentos, adquirir novos e modernos livros essenciais, viagens de estudos e qualificações e, obviamente, ter uma moradia decente, alimentação digna, vestuário apresentável e uma boa assistência médica! Com certeza absoluta, raríssimos professores alcançam uma condição dessa ou similar, mas, temos que salientar que, para alcançarem esse patamar, além dos seus grandes esforços para fazerem suas pós graduações, mestrados e doutorados, muitas vezes ajudados pelos familiares, ou benefícios de favores políticos que são aquinhoados por alguns afilhados privilegiados!

Aí, com a instituição da greve como o caminho mais lógico e justo, temos que ver, tristemente, dezenas de dias ou meses sem aulas, milhares de alunos sem uma assistência necessária, prejudicando até os próprios professores, pois seus filhos são também atingidos, e, as leis e justiça, cheias de controvérsias, dão parecerem nada iguais, provocando uma guerra fria, onde todos saem feridos e insatisfeitos!

Vamos continuar lutando para que essa orgulhosa classe de mestres seja mais respeitada e beneficiada por méritos, seduzindo muito mais seguidores e, com certeza, transformar o nosso país em todos os sentidos!

Podemos perceber que, acabou de encerrar uma grave de mais de dois meses, no ensino básico municipal, já se prevê uma nova pela mesma discordância! O povo não merece esse torpe comportamento político, muitíssimo menos os alunos e o nosso Brasil!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com