Doutor Bicalho é do cara...!
Antonio Nunes de Souza*
Temos a obrigatoriedade de prestar nossas homenagens as pessoas que, merecidamente, nos proporcionam benefícios, executam suas funções públicas ou particulares com decências, solidariedades, amor e simplicidade. Pois, essas pessoas são tão raras nos nossos atuais dias que, para verdadeiramente elogiá-las, temos que adjetivar com os maiores ênfases possíveis, pois, dizer que são boas, maravilhosas, espetaculares, etc., é de uma pobreza que, somente esse considerado chulo, indecente, imoral e outros sentidos pejorativos, tem a super capacidade de elevar a uma categoria pouco igualada e merecida: “Doutor Paulo Bicalho é do caralho!”
Mesmo antes de trabalharmos juntos algum tempo, já acompanhava o seu trabalho sério executado na Santa Casa de Misericórdia, implantando novas ideias, projetos e planos, provocando até a inveja de muitos inoperantes e enganadores, mas, sem dar ouvidos as críticas despeitadas, desempenhou suas funções com a dignidade que lhe é peculiar!
Tive o privilégio de trabalhar junto a ele quando fui diretor presidente do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães e ele, Secretário da Saúde do Município. Aprendi bastante observando e seguindo a sua experiência, fazendo um trabalho dignificante e inovador, ampliando todas as áreas possíveis de atendimentos, mesmo sem contar com o auxílio que deveria ser obrigatório, do governo estadual, mas, quando deseja-se e tem coragem, consegue-se alcançar uma série de objetivos. E nós, com esforços, conseguimos!
Esperava que, com sua capacidade comprovada em toda sua época itabunenses, voltasse ele para ser, outra vez, o secretário que deixou saudades pelas suas perseveranças e comportamentos no desempenho do seu belíssimo trabalho! Não sei se sua ida para o HBLEM foi uma opção ou escolha política, pois a saúde já estava à disposição de um deputado que, maldosamente, nos premiou com um professor de história, que com suas “estórias”, entrou para a história como um dos piores que já tivemos!
Felizmente, como uma dádiva, Paulo Bicalho aceitou ser o Presidente da Fundação da Saúde de Itabuna, mantenedora do Hospital de Base e, não por milagres e magias, apenas competência e trabalho, fez voltar uma série de áreas fechadas e decadentes, oferecendo ao povo o possível de melhor qualidade. Para um homem dessa estirpe e dedicação temos que reconhecer com louvor, que fomos agraciados com a sua volta para Itabuna, ocupando um lugar de destaque com a máxima eficiência e não podemos, em nenhuma hipótese, deixar que ele deixe suas funções, por pobres e ignóbeis desejos políticos, com retaliações descabidas.
Pelas razões acima que, sem fazer favores, não vou ser pobre em meus modestos e usuais adjetivos. Tenho que dizer o que ele realmente é: “Doutor Paulo Bicalho é do Caralho!”
*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário