sábado, 28 de fevereiro de 2015

Respeitem mais um passado!



Antonio Nunes de Souza*

Parece que virou modismo, ou oportunidade de espezinhar aqueles que, por força do destino e erros humanos, tiveram a desdita de estar comendo o pão que o diabo amassou, ou, para ser mais correto, lamentavelmente, colhendo os frutos que plantou!
No caso específico, estou referindo-me ao meu companheiro Geraldo Simões, homem que prestou grandes serviços a região e o Estado em geral, durante suas gestões de prefeito, deputado e secretário da agricultura da Bahia. Temos que reconhecer que, como todos sabem e comentam, veementemente, a sua maneira nada política de não prestigiar dignamente aqueles que o ajudaram em suas gestões, tratando-os apenas como seus subservientes. Talvez isso seja uma característica da sua personalidade, difícil de ser mudada, porém, pouco aceita pela grande maioria da militância petista. Mas, mesmo assim, todos estavam ao seu lado, simplesmente lamentando esse comportamento, assim como o procedimento ultra acentuado de normalmente podar aqueles que, por ventura, em algum tempo pudesse lhe fazer sombras. Jamais prestigiar os que estavam se destacando. Suas rédeas eram sempre curtas e insatisfatórias com esses companheiros providos de saberes, competências e possibilidades de galgar melhores cargos políticos, inclusive através de eleições!
Resultado desastroso aconteceu ao nosso partido, perder quatro eleições seguidas, onde contávamos com o apoio do governo estadual e federal. Lógico que não foi uma acomodação da militância, pois essa sempre foi uma seguidora fiel as suas determinações, entretanto, uma grande gama de simpatizantes do nosso partido, jovens e adultos, não estava de acordo com o andar da carruagem e, tristemente, partiram para outras vertentes, provocando as derrotas desastrosas que, infelizmente, ocorreram. Porém, mesmo com esses erros acentuados e provocados pela sua condição de humano, não podemos esquecer o que ele representou no passado, respeitando-o como um homem que lutou, conseguiu alcançar vários objetivos de melhorias para todos, porém, talvez, não tenha sabido respeitar suas próprias limitações.
É importante e justo que respeitemos o seu passado, o ajudemos a se recompor perante o partido dos trabalhadores, pois, tenho certeza que, depois dessa triste lição, ele deve estar reconhecendo que, mudar é uma condição das pessoas inteligentes. Ele pode lembrar-se das sagradas palavras de Rui Barbosa: “SÓ EXISTE UMA CLASSE DE HOMENS QUE NÃO ERRAM. AQUELES QUE NADA TENTAM E NADA PRODUZEM!”

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: