sábado, 28 de fevereiro de 2015

Respeitem mais um passado!



Antonio Nunes de Souza*

Parece que virou modismo, ou oportunidade de espezinhar aqueles que, por força do destino e erros humanos, tiveram a desdita de estar comendo o pão que o diabo amassou, ou, para ser mais correto, lamentavelmente, colhendo os frutos que plantou!
No caso específico, estou referindo-me ao meu companheiro Geraldo Simões, homem que prestou grandes serviços a região e o Estado em geral, durante suas gestões de prefeito, deputado e secretário da agricultura da Bahia. Temos que reconhecer que, como todos sabem e comentam, veementemente, a sua maneira nada política de não prestigiar dignamente aqueles que o ajudaram em suas gestões, tratando-os apenas como seus subservientes. Talvez isso seja uma característica da sua personalidade, difícil de ser mudada, porém, pouco aceita pela grande maioria da militância petista. Mas, mesmo assim, todos estavam ao seu lado, simplesmente lamentando esse comportamento, assim como o procedimento ultra acentuado de normalmente podar aqueles que, por ventura, em algum tempo pudesse lhe fazer sombras. Jamais prestigiar os que estavam se destacando. Suas rédeas eram sempre curtas e insatisfatórias com esses companheiros providos de saberes, competências e possibilidades de galgar melhores cargos políticos, inclusive através de eleições!
Resultado desastroso aconteceu ao nosso partido, perder quatro eleições seguidas, onde contávamos com o apoio do governo estadual e federal. Lógico que não foi uma acomodação da militância, pois essa sempre foi uma seguidora fiel as suas determinações, entretanto, uma grande gama de simpatizantes do nosso partido, jovens e adultos, não estava de acordo com o andar da carruagem e, tristemente, partiram para outras vertentes, provocando as derrotas desastrosas que, infelizmente, ocorreram. Porém, mesmo com esses erros acentuados e provocados pela sua condição de humano, não podemos esquecer o que ele representou no passado, respeitando-o como um homem que lutou, conseguiu alcançar vários objetivos de melhorias para todos, porém, talvez, não tenha sabido respeitar suas próprias limitações.
É importante e justo que respeitemos o seu passado, o ajudemos a se recompor perante o partido dos trabalhadores, pois, tenho certeza que, depois dessa triste lição, ele deve estar reconhecendo que, mudar é uma condição das pessoas inteligentes. Ele pode lembrar-se das sagradas palavras de Rui Barbosa: “SÓ EXISTE UMA CLASSE DE HOMENS QUE NÃO ERRAM. AQUELES QUE NADA TENTAM E NADA PRODUZEM!”

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Suposição de retorno!



Antonio Nunes de Souza*

Através do potente transmissor telepático, todos os espíritos captaram o seguinte aviso: Atenção alma penada, depenada e recuperada completamente, JL-X072114, queira comparecer ao escritório central, na sala do Senhor das Mortalidades Imortais, dentro de 20 minutos, preparado para começar uma nova missão terráquea, cumprindo o seu destino de espírito perene, tendo a capacidade de ir para as profundezas e voltar reciclado, representando uma nova figura de encarnação e, com seu comportamental nessa nova vida, seja creditada votos de louvor em seu favor, podendo chegar a uma alma de qualidade superior, que não mais precisa de retornar para purgações e, como compensação maior, ganhará uma morada de qualidade e mordomias somente oferecidas as espiritualidades com o curso de mestrado em espiritismos, baseado no Instituto de Recuperações Especiais Allan Kardec!
Sempre que a sonorização telepática convocava, percebia-se uma movimentação grande, pois, como vocês podem ver, alguém estava ganhando a oportunidade de já retornar, ter uma reencarnação nova com grandes possibilidades de limpar e purificar seus pecados, adquirindo pontos positivos dentro da Maravilhosa Doutrina.
Mesmo com os vinte minutos dados pela chefia geral, em menos que isso, passava voando à meia altura o espírito de J.L-XO72114, sorrindo feliz com a alegria peculiar daqueles que são agraciados com essa benevolência de voltar com menos de dois anos de estudos, conselhos, reciclagens e reformas mentais e espirituais, além de, no seu retorno, ser uma nova pessoa sem nem saber o sexo, cor, etc., essa expectativa era uma das delícias da surpresa, pois, inegavelmente, ser outro ou outra é uma experiência sem precedentes na vida dos humanos!
E assim sendo, o Mestre falou para J.L.: Você estará seguindo novamente para Itabuna, reencarnará as 16 horas no Hospital Manoel Novais e, a partir desse momento, passará a ser Helena Azevedo Gomes Simões, uma mulher que revolucionará a região, mesmo nem se lembrando dessa sua passagem aqui e sem ter preocupações de agradar quem quer que seja!
Fazendo um gesto com a cabeça J.L agradeceu a generosidade e, sem nada dizer, entrou no vagão do almôdromo, acomodou-se, colocou o cinto de segurança e, em menos de 10 minutos, já estava chorando na sala dos recém nascidos acolhidos pelos seus novos pais e parentes. Todos felizes, sorriam e se abraçavam, e Helena, sem nada lembrar do seu passado, apenas queria mamar e dormir! Passaram-se os anos, Helena transformou-se em uma linda mulher e, como previu o Senhor, revolucionava todos completamente, pelas suas decisões, comportamento ultra liberal e, sem exagero nenhum, uma verdadeira “galinha” na arte da sexualidade, transando com todos que lhe eram agradáveis, sem perder a oportunidade de ir para cama, seja que hora fosse. Não sabemos as razões desse comportamento, se já estava previsto ou foi algum defeito na área de recuperação almadina. Vendo essa tragédia, o Senhor das Almas resolveu, trazê-la de volta, pois não era possível fazer um “recall”.
Assim, Helena desencarnou fora da época, voltou a oficina de reciclagem para que fosse descoberto o desvio, e descobriram que foi a escolha dos parentes que, com seus comportamentos horrorosos, não poderiam ter uma filha que fosse uma maravilha! Hoje, já com a alma curada e com certificado de “qualidade total”, esse espírito espera, generosamente, uma chamada para um novo retorno!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral25@hotmail.com

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O aniversário de Larissa!



Antonio Nunes de Souza*

Contar o tempo de nossas vidas é talvez um dos fatos mais importantes de nossa passagem pela terra. Uma vez que, através dele, passamos ter um sentimento de crescimento, conhecimento das coisas, lições de experiências que nos serão bastante úteis no futuro e, principalmente, desfrutamos de várias fases interessantes e felizes como a infância, puberdade, juventude, adulta e, posteriormente, a velhice que espelhará tudo que aconteceu nesse longo período de vivência!
Quando passamos um filme desse tempo passado, relembramos todos os agradáveis e maravilhosos fatos que aconteceram, como também alguns problemas que tivemos, muitos por tolices, preconceitos, preocupação com os terceiros que comentarão bobagens condenando, ou até por nossa própria culpa de escolher demais nas horas que deveria seguir o que seria melhor e se preocupar apenas em ser feliz!
Esses dias passados tive a satisfação de ir a um evento dessa ordem, que foi o aniversário de Larissa Tavares, jovem e bonita moça, na flor da sua idade, entre sorrisos, beijos e abraços, demonstrava a alegria de estar aumentando mais um ano em sua vida que, mesmo não sendo das mais fáceis, tem lhe proporcionado uma série de alegrias e satisfações. Estavam reunidos muitos colegas, amigos e amigas, inclusive contando com a presença da sua mãe e avó que vieram para dar alegria e apoio a filha e netinha que muito merece. Eu, como convidado, sentia-me alegre e feliz apenas por ver a felicidade e os sorrisos que a aniversariante distribuía constantemente, tirando dezenas de fotos com os convidados. Como convidado especial, aproveitei e levei o meu grande amigo o professor Mestre em filosofia Fernando Caldas que, assim como eu, observava a alegria contagiante da nossa querida Larissa!
No decorrer do evento foram servidas diversas rodadas de pizzas, refrigerantes, cervejas, etc. que todos se deleitavam com satisfação, aproveitando as gostosuras da cozinha italiana da Pizzaria e Restaurante Taverna. Depois de algumas horas, os convidados foram saindo fazendo suas despedidas, e eu e Fernando também nos levantamos para seguir os nossos caminhos, felizes por termos participado de um evento onde tudo foi perfeito, agradável e, certamente, será inesquecível na vida da querida Larissa. Ela, elegantemente vestida, levantou-se e nos levou até a porta, nos despedimos e voltou para seu lugar a mesa junto aos presentes que acabara de receber, oferecidos pelos seus carinhosos e simpáticos amigos e colegas!
Beijos e abraços Larissa Tavares e espero ter a oportunidade de festejar com você dezenas de outros aniversários, olhando para você e vendo em seu rosto a felicidade estampada.
Esses fatos dessa “louca vida” que vivemos é que fazem acreditar na existência divina, que nos dá a oportunidade de desfrutarmos de momentos maravilhosos que jamais serão esquecidos. Assim sendo, vamos contar o nosso tempo com carinho, mas nunca esquecer que, ele não volta atrás. Agarre as oportunidades com unhas e dentes!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com