segunda-feira, 15 de julho de 2013

As verdades subliminares!

                           Antonio Nunes de Souza*

Escrevi dois textos anteriormente alusivos as passeatas, reações públicas, desejos de melhoras, etc., mas, como fui enfático, tudo começou por causa de míseros 20 centavos que afetam bastante a bolsa do povo nas idas e vindas para seus trabalhos e escolas. Justíssima reivindicação, principalmente pelas péssimas condições dos veículos colocados nas ruas pelas companhias detentoras das linhas de atendimento.
Como o tempo me ensinou, pela vivência cotidiana, o brasileiro sofre, critica, condena, revolta-se, mas, infelizmente, não toma atitudes, não são solidários nas campanhas de maiores abrangências, preferindo sofrer as agruras do inferno, que organizar grupos para reivindicar os seus direitos. Não atribuo isso a acomodação ou covardia, mas, que é uma realidade, todos nós temos que reconhecer. Principalmente as camadas mais pobres que, amedrontadas, ficam quietas apenas comentando seus sofrimentos nas esquinas e botequins. Porém, desta feita, provavelmente por estímulos de lideranças políticas interessadas em desestabilizações governamentais, infiltrando nos diversos grupos nas cidades e estados organizadores profissionais de passeatas, patrocinando faixas, panfletos, tintas para os caras pintadas, ônibus de graça, dispensa de trabalho, lanches, etc., sendo que, os mais covardes e canalhas, ainda contratam baderneiros mercenários para criar um clima de guerra e depredação, atacando a polícia e os prédios públicos até com centenas de bombas “coquetel molotov”, desvirtuando as justas reivindicações pacíficas do ordeiro povo brasileiro. Suponho que todos já têm conhecimento através da mídia, que os pagamentos desses desordeiros (comprovadamente) variam de 20 a 50 reais.
Sem que fosse essa a intenção do povo, hoje, aproveitando o momento de uma aclamação nacional, quase que esqueceram os modestos 20 centavos e todos partiram para assuntos muito mais sérios e importantes que são: Educação, saúde, segurança, saneamento, moradia e, principalmente, um combate veemente a forte corrupção que vêm dominando o país há décadas. E, por mais absurdo que pareça, esse mesmo povo reelege uma grande maioria desses saqueadores do nosso país, provando que seus votos são dados por interesses egoísticos ou obediência partidária, pouco se importando com a repetição dos podres resultados.
Essa síntese que faço sobre as ocorrências, não quer dizer que sou o advogado do diabo, apenas, tenho uma visão menos poética do que muitos outros e, como defendo esse mesmo povo por mais de cinqüenta anos, creio que tenho direito de dizer certas coisas, baseando-me na vivência de vários regimes políticos nesse período.
Estou, como muitos, esperando que tenhamos resultados benéficos, sirva de alerta aos campeões de peculato do Brasil e que algumas reformas sejam feitas urgentemente!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: