segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Falta apenas um ano!

Antonio Nunes de Souza*
Faltando dois meses para 2012, ano das acirradas e disputadas eleições, que sempre vencem aqueles políticos mais sagazes fazedores de parcerias com cães e gatos e também gastam mais dinheiro em suas mídias de campanha.
Lamentavelmente, poucas são as vezes que os melhores, mais competentes e comprometidos com as necessidades reais do povo, se saem vitoriosos. Mas...faz parte do show de nossa cultura, da famigerada “lei de Gerson”, onde o povo e o candidato só avaliam os seus benefícios diretos e pessoais, esquecendo, completamente, as comunidades!
Podemos mudar esse panorama?
Claro que sim! Nós somos uma intermediação entre o eleitor pouco informado ou menos esclarecido, ajudando-o a tomar decisões acertadas que beneficiem a coletividade, mostrando que esses futuros benefícios serão altamente importantes para ele e outros milhares de pessoas. Porém, desastrosamente, normalmente as coisas ocorrem ao contrário, pois as pessoas que deveriam fazer esse trabalho de esclarecimento aproveitam-se e arrebanham votos para seus candidatos mostrando prestígio pessoal e, com essa atitude sórdida e enganosa, ganham dinheiro e são premiados com cargos de confiança, geralmente, se revelando excelentes saqueadores dos cofres públicos.
Esse meu discurso pode parecer um “chover no molhado”, contudo, se faz mister que se repita essa condenável mecânica política, para que esses sabidos saibam que estamos de olhos neles e lutando para abrir os olhos do povo para realidades mais benéficas em seus favores. 
Até o momento, embora já tenha aparecido uma enxurrada de nomes de candidatos para governar Itabuna, temos que ter consciência que apenas dois deles têm condições de uma disputa real e de possível vitória. Uma com uma administração completamente desastrosa, desequilibrada, desorganizada, cheia de denúncias, desmandos e corrupções, apoiada pelo prefeito que, inusitadamente, nada faz para minimizar ou esclarecer tais fatos denunciados cotidianamente. Se dizem que alguém trouxe a vassoura de bruxa para a região (sem comprovação oficial), esse prefeito, com o avanço da tecnologia, trouxe o “aspirador de pó do Capeta” para sugar tudo que seja possível. Porém, contando com a máquina pública na mão, certamente, será um forte candidato a reeleição, mas, posso dizer que já vi administrações bem superiores e decentes não conseguirem se reelegerem, pois não faz parte de nossa cultura regional. Preferem o novo, mesmo que o novo seja velho conhecido!
A outra candidatura trata-se de algo novo, sem nenhum rastro de indecência na vida privada e pública, experiência em secretaria de governo municipal e, mais dois fatores e valores que não devem ser desprezados: O alinhamento partidário com os governos estadual e federal (que é de grande peso), sendo o outro fator, e mais significativo, a capacitação adquirida acompanhando de perto várias gestões nas câmaras de deputados, secretaria de Estado e prefeitura do município. Essa, mesmo sendo a mais sensata, conta com certo preconceito pelos machistas, que esquecem ou desconhecem que além do Brasil, Alemanha, Inglaterra, Argentina e uma série de países são comandados por mãos femininas reveladas firmes e fortes!
Embora tenha minhas preferências, minha opinião nesse artigo não tem nada de tendencioso, apenas a sensatez de me pronunciar evidenciando os valores das mercadorias que estão nos oferecendo. Não cito nomes, mas, deixo bem claro as referências!
Se por ventura, aparecer outros com chances ou possibilidades, estaremos prontos para fazermos nossa modesta análise, pois, o importante é que o povo seja bem atendido em seus anseios.
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

Nenhum comentário: