quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Denunciar ou calar? Eis a questão!

                                                       Antonio Nunes de Souza*
Parafraseando as palavras de Ruy Barbosa, temos de dizer que de tanto ver as canalhices e desmandos serem implantados sem as penalidades das leis, verificamos que fazer alertas para determinados fatos, comprovadamente maléficos, é uma verdadeira perda de tempo ou, infelizmente, pregar no deserto angariando antipatias, inimizades e, se duvidar, até perigo de vida!
Mas, com todas essas possibilidades de impossibilidades de resultados, jamais temos que nos deixar vencer pelo cansaço, pois é exatamente o que deseja os responsáveis pelos desmandos, sabedores que o povo tem memória curta e são manipuláveis pelas suas declarações de palanques, acreditando nas repetidas promessas jamais cumpridas e, infelizmente, pouco lêem jornais e analisam quando estão sendo enganados e quanto serão novamente ludibriados pelos falsos profetas, que aparecem sempre como os solucionadores de todas as suas necessidades.
Algumas vezes o desânimo nos chega, tristemente, fazendo com nos sintamos andorinhas solitárias, lutando em favor de causas coletivas e comunitárias, quando percebemos que, com uma festinha de bairro ou um asfaltinho tapeador de um trecho, essas simplórias e falsas figuras sejam olhadas como heróis e competentes. O povo deve ter a consciência que esses homens são, simplesmente, “SERVIDORES PÚBLICOS”, pagos pelo ele para servi-lo e que não estão fazendo nenhum favor. Apenas cumprindo os seus deveres e obrigações e, se não estão se comportando com honestidade, compostura e respeito, devem ser chamados a atenção e, em muitos casos, exigir das leis que sejam punidos por seus graves e prejudiciais erros contra os cofres públicos. O povo já deveria ter se conscientizado que ele é que é o patrão e os políticos são seus representantes, porém, para desempenharem papeis honestos e eficientes para as comunidades.  
Será que já esqueceram a vergonhosa crise que assolou na câmara de vereadores, envolvendo a maioria dos seus membros?
Que a Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna FASI (mantenedora do Hospital de Base – HBLEM) está, praticamente, sem funcionar dignamente, pois os recursos que são destinados pelo governo do Estado são usados para pagar uma folha de apadrinhados e um invejável cabide de empregos?
Não acreditamos que essa acomodação vá continuar por muito mais tempo, deixando que esses criminosos impunes, sejam novamente dignos de receberem votos para voltarem para continuar a prática de peculatos e desplantes, na certeza que, juridicamente, jamais serão punidos!
Podemos até dar uma trégua para refazer nossas forças, mas, jamais deixaremos de tentar alertar o povo contra esses danosos políticos que não se respeitam e nem ao próprio povo que lhe confiou seus cargos!
Denunciar sempre. Eis a questão!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

Nenhum comentário: